Exercícios sobre as características do Romantismo no Brasil

Com estes exercícios, é possível avaliar seus conhecimentos sobre as características do Romantismo no Brasil. Publicado por: Mariana Rigonatto
Questão 1

Leia dois trechos da obra Iracema de José de Alencar e julgue os itens em VERDADEIRO ou FALSO de acordo com o movimento literário a que ela pertence.

Trecho 1

"- Neste momento, Tupã não é contigo! replicou o chefe. O Pajé riu; e seu riso sinistro reboou pelo espaço como o regougo da ariranha. – Ouve seu trovão e treme em teu seio, guerreiro, como a terra em sua profundeza. Araquém proferindo essa palavra terrível, avançou até o meio da cabana; ali ergueu a grande pedra e calcou o pé com força no chão; súbito, abriu-se a terra. Do antro profundo saiu um medonho gemido, que parecia arrancado das entranhas do rochedo. Irapuã não tremeu, nem enfiou de susto; mas sentiu estremecer a luz nos olhos, e a voz nos lábios. – O senhor do trovão é por ti; o senhor da guerra será por Irapuã: disse o chefe. O torvo guerreiro deixou a cabana (…)".

Trecho 2

Rumor suspeito quebra a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra; sua vista perturba-se. Diante dela e todo a contemplá-la, está um guerreiro estranho, se é guerreiro e não algum mau espírito da floresta. Tem nas faces o branco das areias que bordam o mar; nos olhos o azul triste das águas profundas. Ignotas armas e tecidos ignotos cobrem-lhe o corpo. Foi rápido, como o olhar, o gesto de Iracema. A flecha embebida no arco partiu. Gotas de sangue borbulham na face do desconhecido. De primeiro ímpeto, a mão lesta caiu sobre a cruz da espada; mas logo sorriu."

a) (  ) A obra pertence a primeira geração romântica no Brasil que baseava-se no binômio “nacionalismo-indianismo”.

b (  ) O autor, José de Alencar, evita utilizar-se da poesia, já que a obra trata-se de um texto narrado em prosa.

c) (  ) A relação entre Iracema e Martim caracteriza uma união de povos, indígenas e brancos, e a união de culturas, europeia civilizada e indígena selvagem.

d) (  ) O autor utiliza-se de uma linguagem cheia de imagens e metáforas para representar o pensamento indígena.

e) (  ) O pensamento do índio é realista e, por isso, se distancia muito da poesia.

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Resposta

a) V

b) F – O autor une a prosa e a poesia em seu texto, prosa poética, possuindo características do poema, como ritmo e uso de metáforas

c) V

d) V

e) F – O pensamenso é retratado de forma imagética e, por isso, se aproxima da poesia

Questão 2

Leia um trecho do poema Navio Negreiro de Castro Alves

O Navio Negreiro

I

'Stamos em pleno mar... Doudo no espaço
Brinca o luar — dourada borboleta;
E as vagas após ele correm... cansam
Como turba de infantes inquieta.

'Stamos em pleno mar... Do firmamento
Os astros saltam como espumas de ouro...
O mar em troca acende as ardentias,
— Constelações do líquido tesouro...

'Stamos em pleno mar... Dois infinitos
Ali se estreitam num abraço insano,
Azuis, dourados, plácidos, sublimes...
Qual dos dous é o céu? qual o oceano?...

'Stamos em pleno mar. . . Abrindo as velas
Ao quente arfar das virações marinhas,
Veleiro brigue corre à flor dos mares,
Como roçam na vaga as andorinhas...

Donde vem? onde vai? Das naus errantes
Quem sabe o rumo se é tão grande o espaço?
Neste saara os corcéis o pó levantam,
Galopam, voam, mas não deixam traço.

Bem feliz quem ali pode nest'hora
Sentir deste painel a majestade!
Embaixo — o mar em cima — o firmamento...
E no mar e no céu — a imensidade!

O único item incorreto em relação ao poema e as geração do Romantismo no Brasil é:

I – Na primeira parte do poema, o eu-lírico canta as belezas do mar, fazendo uma descrição do movimento das velas ao toque do vento , da fusão do céu e do mar, do brilho da lua e dos astros, da música criada pela brisa

II – Castro Alves pertence a geração romantica cohecida como Condoreira, que possuía como característica o comprometimento social, a luta a favor dos escravos e a influência de um sentimento de liberdade

III – No poema, Castro Alves usa muitas figuras de linguagem para proporcionar diferentes interpretações ao leitor e. Também trazer sonoridade ao texto

IV – Castro Alves pertence a geração do Romantismo que valorizava o tema da morte, demonstrando uma visão negativa do mundo e da sociedade, pessimista e com sentimento de inadequação à realidade.

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Item IV – O autor pertence a terceira geração romântica chamada condoreira.

Questão 3

(FAU-SP) O indianismo de nossos poetas românticos é:

a)uma forma de apresentar o índio em toda a sua realidade objetiva; o índio como elemento étnico da futura raça brasileira.

b)um meio de reconstruir o grave perigo que o índio representava durante a instalação da capitania de São Vicente.

c) um modelo francês seguido no Brasil; uma necessidade de exotismo que em nada difere do modelo europeu.

d) um meio de eternizar liricamente a aceitação, pelo índio, da nova civilização que se instalava.

e) uma forma de apresentar o índio como motivo estético; idealização com simpatia e piedade; exaltação da bravura, do heroísmo e de todas as qualidades morais superiores.

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Resposta

Item E – Há uma retomada do modelo do herói medieval para apresentar o herói nacional, o índio. Por isso, a presença de elementos estéticos semelhantes ao cavaleiro da idade média, como honra, bravura, heroísmo, etc.

Questão 4

(UFRS)Considere as afirmações abaixo sobre o Romantismo no Brasil.

I. A primeira geração de poetas românticos no Brasil caracterizou-se pela ênfase no sentimento nacionalista, tematizando o índio, a natureza e o amor à pátria.

II. Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Fagundes Varela, representantes da segunda geração da poesia romântica, expressam, sobretudo, um forte intimismo.

III. A poesia de Castro Alves, cronologicamente inserida na terceira geração romântica, apresenta importantes ligações com a estética barroca, pela religiosidade e o tom místico da maioria dos poemas.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas I e II.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

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Resposta

Letra C

O item III está incorreto, pois essa fase já apresentava resquíscios da estética realista, com temas voltados para a relação entre o ser e a sociedade.