Topo
pesquisar

Exercícios sobre as fases do Romantismo

Exercícios de Literatura

Estes exercícios sobre as fases do Romantismo abordam as principais diferenças entre os romances indianista, regional e urbano. Publicado por: Luana Castro Alves Perez
questão 1

O Romantismo brasileiro encontrou no índio a sua mais autêntica expressão de nacionalidade. Sobre essa fase do Romantismo, é correto afirmar:

 

  1. O indianismo foi uma das principais tendências do Romantismo brasileiro. Dele destacou-se Gonçalves Dias, na poesia, e José de Alencar, na prosa.

  2. No indianismo, encontramos elementos como a depressão, o devaneio, o sonho e a perspectiva da morte, características encontradas na poesia de Álvares de Azevedo.

  3. Constituiu um painel de estilos diversificados, cada poeta criava sua própria linguagem, mas todos estavam preocupados com a afirmação dos ideais abolicionistas e republicanos.

  4. No indianismo, é comum ver a representação do índio como o “bom selvagem”, bem como o reconhecimento do índio como um símbolo de nacionalidade.

  5. Seus principais representantes foram Visconde de Taunay, José de Alencar e Manuel Antônio de Almeida.

a) I e IV.

b) I, II e IV.

c) II e V.

d) II, III e V.

e) I e III.

questão 2

 A obra romanesca de José de Alencar introduziu na literatura brasileira quatro tipos de romances: indianista, histórico, urbano e regional. Desses quatro tipos, os que tiveram sua vida prolongada, de forma mais clara e intensa, até o Modernismo, ainda que modificados, foram:

a) Indianista e histórico;

b) Histórico e urbano;

c) Urbano e regional;

d) Regional e indianista;

e) Indianista e urbano;

questão 3

Sobre o romance regional estão corretas, exceto:

a) O romance regional não seguia o modelo europeu. Por esse motivo, foi obrigado a construir seus próprios modelos e, em virtude disso, a Literatura Brasileira alcançou maior autonomia.

b) Os escritores do romance regional foram influenciados pelo espírito racionalista: estavam sintonizados com o cientificismo da época, que explicava o mundo através de leis objetivas e a influência do meio no comportamento humano.

c) Foram quatro os espaços nacionais que despertaram o interesse entre os escritores românticos: o das capitais, com destaque para o Rio de Janeiro, e os espaços das regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste.

d) Seus principais representantes foram José de Alencar, Franklin Távora e Visconde de Taunay.

e) Um dos principais problemas encontrados pelos autores regionalistas foi a adequação da variedade linguística regional à linguagem literária, cuja principal característica é o emprego da norma culta.

questão 4

Sobre o romance urbano, estão corretas as alternativas:

I. Entre as principais obras desse período, destacam-se Urupês, de Monteiro Lobato, O cortiço, de Aluísio Azevedo, e Lucíola, de José de Alencar.

O romance urbano, que extraía da vida cotidiana da burguesia a sua obra-prima, conquistou grande prestígio entre os representantes dessa classe. Esse êxito propiciou a sua consolidação, bem como o amadurecimento do gênero.

Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, Lucíola e Senhora, de José de Alencar, estão entre os romances urbanos que se destacaram.

O romance urbano teve, entre suas principais preocupações, compreender e valorizar as diferenças étnicas, linguísticas, sociais e culturais das regiões brasileiras.

Senhora e Memórias de um Sargento de Milícias são obras consideradas precursoras do Realismo, mas que ainda apresentam características do romantismo.

a) II, III e IV.

b) I e IV.

c) III e IV.

d) II, III e V.

e) II e V.

questão 5

Memórias de um Sargento de Milícias, obra de Manuel Antônio de Almeida que representa o romance urbano,  não apresenta a idealização e sentimentalismo comuns ao Romantismo. É uma obra excêntrica, bastante diferente das narrativas dessa escola literária.
Assinale a alternativa em que se evidencia o antissentimentalismo, o distanciamento do lugar-comum romântico.

a) "Isto tudo vem para dizermos que Maria Regalada tinha um verdadeiro amor ao major Vidigal."

b) "Não é também pequena desventura o cairmos nas mãos de uma mulher a quem deu na veneta querer-nos bem deveras."

c) "O Leonardo estremeceu por dentro, e pediu ao céu que a lua fosse eterna; virando o rosto, viu sobre seus ombros aquela cabeça de menina iluminada."

d) "Sem saber como, unia-se ao Leonardo, firmava-se com as mãos sobre os seus ombros para se poder sustentar mais tempo nas pontas dos pés, falava-lhe e comunicava-lhe a sua admiração."
e) "Leonardo ficou também por sua vez extasiado; pareceu-lhe então o rosto mais lindo que jamais vira."

respostas
Questão 1

Alternativa “a”.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “c”. Embora o romance indianista tenha papel de destaque na obra de José de Alencar, foram os romances urbano e regional que ganharam maior força até o Modernismo, esses por estarem mais adequados à temática dessa estética.  

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “b”. As características descritas na alternativa incorreta fazem referência à prosa naturalista, que tem no escritor Aluísio Azevedo o seu maior representante.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “d”. Urupês, de Monteiro Lobato, e O Cortiço, de Aluísio Azevedo, representam, respectivamente, o Pré-Modernismo e o Naturalismo. O romance regional brasileiro preocupou-se com a compreensão e a valorização das diferenças étnicas, linguísticas, sociais e culturais das regiões brasileiras.

Voltar a questão
Questão 5

 Alternativa “b”.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola