Exercícios sobre Castro Alves

Os exercícios sobre Castro Alves apresentarão as principais características da obra desse que foi um dos maiores poetas do Brasil. Publicado por: Luana Castro Alves Perez
Questão 1

Sobre a literatura produzida por Castro Alves, assinale as alternativas corretas:

I. Representa, na evolução da poesia romântica brasileira, um momento de maturidade e transição, substituindo temáticas ufanistas e de idealização do amor por temáticas mais críticas e realistas;

II. Sua produção literária estava voltada ao projeto de construção da cultura brasileira, dando destaque ao romance indianista;

III. Desprezou o rigor das regras gramaticais, aproximando a linguagem literária da linguagem falada pelo povo brasileiro;

IV. A ironia era um traço constante em sua obra, representando uma forma não passiva de ver a realidade, tecendo uma fina crítica à noção de ordem e às convenções do mundo burguês;

V. Apresenta uma linguagem voltada para a defesa de seus ideais liberais e, por isso, é grandiosa e hiperbólica, prenunciando a perspectiva crítica e objetiva do Realismo.

a) Todas as alternativas estão corretas.

b) Apenas I está correta.

c) Apenas III e V estão corretas.

d) Apenas I e V estão corretas.

c) II, III e IV estão corretas.

d) Apenas V está correta.

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Resposta

Alternativa “d”. A literatura produzida por Castro Alves representou um momento de maturidade e transição da Literatura brasileira ao romper com o ideário ultrarromântico. Retratou o lado feio e obscuro da pátria, como a escravidão dos negros, bem como a opressão e a ignorância do povo brasileiro.

Questão 2

 (FUC-MT) Considerando os seguintes itens:

I. Autor da obra Cantos e Fantasias e O Estandarte Auriverde.

II. Foi chamado de “o poeta dos escravos” por seus textos contra a escravidão.

III. Autor de Juca Pirama, belo poema de inspiração indianista.

IV. Sua poesia é extremamente egocêntrica e sentimental, exprimindo um pessimismo doentio, uma descrença generalizada, um tédio de vida que impregna tudo de tristeza e desilusão.

V. Seu estilo vibrante e oratório empolgava os ouvintes, popularizando seus poemas de caráter social.

Referências a Castro Alves encontram-se apenas em:

a) I e II.

b) II e IV.

c) I, II e IV

d) II, III e V

e) II e V. 

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Resposta

Alternativa “e”. A Literatura produzida por Castro Alves caracteriza-se por uma profícua produção de poesias engajadas, além do emprego de uma linguagem grandiloquente e hiperbólica como ferramenta para defender seus ideais liberais.

Questão 3

(UFRS)

"Ontem a Serra Leoa,

A Guerra, a caça ao leão,

O sono dormido à toa

Sob as tendas da amplidão...

Hoje... o porão negro, o fundo

Infecto, apertado, imundo,

Tendo a peste por jaguar...

E o sono sempre cortado

Pelo arranco de um finado,

E o baque de um corpo ao mar..."

Nesta estrofe de ......., de Castro Alves, os versos de ..... sílabas métricas evocam, num primeiro momento, a ..... dos negros em sua terra natal, contrastando, na segunda parte, com imagens que indicam os rigores da ..... .

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto acima.

a) Vozes d'África – dez – luta – partida

b) Canção do Exílio – sete – tranquilidade – solidão

c) Mocidade e Morte – oito – passividade – prisão

d) Cachoeira de Paulo Afonso – dez – caçada – luta.

e) Marieta – dez – bravura – paixão.

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Resposta

Alternativa “a”. Vozes d'África é um dos mais célebres poemas de Castro Alves. Escrito para os escravos, é um poema de estilo épico que pertence ao livro Os escravos. Nele, o poeta escreve em primeira pessoa, como se ele próprio fosse o continente africano clamando ajuda para Deus para que tenha fim seu sofrimento ancestral.

Questão 4

 Leia o texto que segue, a parte IV de O navio negreiro para responder à questão.

Era um sonho dantesco... o tombadilho
Que das luzernas avermelha o brilho.
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar de açoite...
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar...

Negras mulheres, suspendendo às tetas
Magras crianças, cujas bocas pretas
Rega o sangue das mães:
Outras moças, mas nuas e espantadas,
No turbilhão de espectros arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs!

E ri-se a orquestra irônica, estridente...
E da ronda fantástica a serpente
Faz doudas espirais ...
Se o velho arqueja, se no chão resvala,
Ouvem-se gritos... o chicote estala.
E voam mais e mais...

Presa nos elos de uma só cadeia,
A multidão faminta cambaleia,
E chora e dança ali!
Um de raiva delira, outro enlouquece,
Outro, que martírios embrutece,
Cantando, geme e ri!

No entanto o capitão manda a manobra,
E após fitando o céu que se desdobra,
Tão puro sobre o mar,
Diz do fumo entre os densos nevoeiros:
"Vibrai rijo o chicote, marinheiros!
Fazei-os mais dançar!..."

E ri-se a orquestra irônica, estridente. . .
E da ronda fantástica a serpente
Faz doudas espirais...
Qual um sonho dantesco as sombras voam!...
Gritos, ais, maldições, preces ressoam!
E ri-se Satanás!...

(In: Espumas flutuantes, Rio de Janeiro: Edições de Ouro, s.d. p. 184-5.)

Sobre o poema O navio negreiro, é correto afirmar:

I. Junto de Vozes d'África, o poema épico-dramático O navio negreiro integra a obra Os escravos e vem a ser uma das principais realizações poéticas de Castro Alves;

II. O poema O navio negreiro apresenta uma finalidade estética voltada para a exacerbação romântica, cuja linguagem é pouco expressiva e voltada para a objetividade.

III. Apresenta uma finalidade política e social evidente: a erradicação da escravidão no Brasil.

IV. Faz uma recriação poética das cenas dramáticas do transporte de escravos no porão dos navios negreiros.

V. Os versos apresentam referências a costumes e crenças das tribos indígenas brasileiras, expressando um nacionalismo guerreiro e primitivo.

a) I, II e III estão corretas.

b) II e V estão corretas.

c) I, III e IV estão corretas.

d) Todas as alternativas estão corretas.

e) I, III e V estão corretas. 

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Resposta

Alternativa “c”.