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Exercícios sobre Ferreira Gullar

Exercícios de Literatura

Estes exercícios sobre Ferreira Gullar abordam as principais características da obra do maior poeta vivo da literatura brasileira. Publicado por: Luana Castro Alves Perez
questão 1

(UEL – Londrina)

Não há vagas

O preço do feijão 
não cabe no poema. O preço 
do arroz 
não cabe no poema. 
Não cabem no poema o gás 
a luz o telefone 
a sonegação 
do leite 
da carne 
do açúcar 
do pão 

O funcionário público 
não cabe no poema 
com seu salário de fome 
sua vida fechada 
em arquivos. 
Como não cabe no poema 
o operário 
que esmerila seu dia de aço 
e carvão 
nas oficinas escuras 

- porque o poema, senhores, 
   está fechado: 
   "não há vagas" 

Só cabe no poema 
o homem sem estômago 
a mulher de nuvens 
a fruta sem preço 

    O poema, senhores, 
    não fede 
    nem cheira.

Ferreira Gullar

Sobre o poema Não há vagas, de Ferreira Gullar, é correto afirmar:

a) Ao ser aproximada de um ato lúdico como o fazer poesia, a crítica social é atenuada e perde força.

b) A ruptura com o verso tradicional situa o poema no contexto da primeira geração modernista.

c) Nota-se uma conjunção entre a reflexão sobre o fazer poético e a preocupação com a realidade social adversa.

d) A crítica política e a reflexão sobre a literatura presentes no poema configuram exceção na produção poética de Ferreira Gullar.

e) Trata-se de texto poético que destoa do conjunto da obra Toda poesia por utilizar redondilhas maiores e menores. 

questão 2

Sobre a obra de Ferreira Gullar estão corretas as seguintes proposições:

I. Uma das principais características da obra de Ferreira Gullar é a reflexão sobre a criação artística. Para o poeta, a poesia é fruto de um trabalho árduo, racional, que implica fazer e desfazer o texto até que ele alcance a sua forma mais adequada.

II. Ferreira Gullar integrou o grupo de poetas religiosos que se formou no Rio de Janeiro entre as décadas de 1930 e 40. Sua poesia é dividida em duas fases: a fase transcendental e a fase material.

III. A poesia de Ferreira Gullar destaca-se pelo engajamento político. Essa produção poética engajada ganhou força a partir dos anos de 1960, quando o poeta rompeu com a poesia de vanguarda, aderindo ao Centro Popular de Cultura (CPC).

IV. Explorando propriedades gráficas e vocais das palavras, rompendo com a ortografia e com as convenções da lírica tradicional, Ferreira Gullar integrou de maneira circunstancial o movimento concretista, do qual se afastou em virtude de discordâncias em relação às suas propostas teóricas.

V. Propôs um corte profundo entre a poesia romântica e a poesia moderna, criando um novo conceito de poesia ao dessacralizar a chamada “poesia profunda”, ou seja, a poesia em que predominam os versos de sentimentos ou de abordagem introspectiva. Sua poesia é antilírica, presa ao real e direcionada ao intelecto, não às emoções.

a) I, II e V estão corretas.

b) III e IV estão corretas.

c) III e V estão corretas.

d) I e IV estão corretas.

e) II, III e IV estão corretas.

questão 3

(PUC - PR)

Leia os fragmentos abaixo, retirados do poema Muitas vozes, de Ferreira Gullar, para responder à questão.

Meu poema

é um tumulto:

a fala

que nele fala

outras vozes

arrasta em alarido.

(...)

A água que ouviste

num soneto de Rilke

os ínfimos rumores no capim

o sabor

do hortelã

(…)

da manhã

tudo isso em ti

se deposita

e cala.

Até que de repente

um susto

ou uma ventania

(que o poema dispara)

chama

esses fósseis à fala.

Meu poema

é um tumulto, um alarido:

basta apurar o ouvido.

I. É um exemplo de metapoesia, um dos vários temas recorrentes nesta obra.

II. A intertextualidade surge como uma das muitas vozes presentes no poema.

III. Fósseis, no poema, é uma referência aos mortos do eu poético, que também são vozes do poema.

IV. Apurar o ouvido, no último verso, remete à percepção do material de que se compõe o poema.

V. Esse é um dos poucos poemas de Ferreira Gullar, nesta obra, em que a morte se faz presente.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) Somente as assertivas I e IV são verdadeiras.

b) As assertivas I, II e V são verdadeiras.

c) Somente a assertiva I é falsa.

d) As assertivas I, II, III, IV são verdadeiras.

e) Todas as assertivas são verdadeiras.

questão 4

Sobre a obra de Ferreira Gullar está correta apenas:

a) Pouco antes do golpe militar de 1964, Gullar rompeu com a poesia concreta e, retomando o verso discursivo, passou a abordar temas de interesse social, como a Guerra Fria, a corrida atômica, o neocapitalismo, o Terceiro Mundo. São desse período as obras João Boa-Morte, Cabra marcado para morrer e Quem matou Aparecida, todas de 1962.

b) Além da poesia sensual, Gullar interessou-se também pela poesia social. Utilizando uma linguagem simples e direta, o poeta manifestou sua solidariedade às classes oprimidas em poemas como “O operário em construção”.

c) Produziu uma literatura ideológica nos anos 30 e 40, vertente que abandonou na última fase de sua produção literária, abrindo espaço para o romance de costumes provincianos, entre eles Gabriela, Cravo e Canela e Dona Flor e Seus Dois Maridos.

d) A preocupação político-social foi um dos motes para a sua obra: denunciou a miséria e a opressão do trabalhador rural e das classes populares, muito embora os marginalizados, os excluídos da sociedade, tenham sido retratados de maneira estereotipada e folclórica.

respostas
Questão 1

Alternativa “c”. A poesia de Ferreira Gullar mostra um estado de alta tensão psíquica e ideológica: seus textos, independentemente dos temas abordados, são participantes, isto é, engajados, evidenciando a preocupação do poeta com as mazelas sociais e, sobretudo, a preocupação em contribuir para a transformação da sociedade brasileira.

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Questão 2

Alternativa “b”.  As proposições I e V dizem respeito ao poeta João Cabral de Melo Neto. A proposição II faz referência ao poeta Vinícius de Moraes.

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Questão 3

Alternativa “d”. A morte é um dos temas que perpassam a obra poética de Ferreira Gullar.

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Questão 4

Alternativa “a”. A alternativa “b” faz referência ao poeta Vinícius de Moraes; as alternativas “c” e “d” dizem respeito à obra de Jorge Amado.

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