Topo
pesquisar

Exercícios sobre o gênero narrativo

Exercícios de Literatura

Estes exercícios sobre o gênero narrativo vão auxiliar no reconhecimento das principais características que compõem esse importante gênero literário. Publicado por: Luana Castro Alves Perez
questão 1

Um escritor destaca-se pela produção dos gêneros conto, crônica e romance. A sua produção está relacionada com o gênero:

a) épico.

b) lírico.

c) narrativo.

d) poético.

e) dramático.

questão 2

São características do gênero narrativo:

a) No gênero narrativo, há sempre um eu que se expressa, elemento que é responsável pelo subjetivismo atribuído a esse tipo de composição.

b) O gênero narrativo é marcado pela afetividade e pela emotividade do clima lírico, sempre relacionado com o íntimo e a introspecção.

c) O gênero narrativo apresenta um enredo, no qual existe uma situação inicial, a modificação da situação inicial, um conflito, o clímax e o epílogo. Os elementos que compõem o gênero narrativo são narrador, tempo, lugar, enredo ou situação e as personagens.

d) O gênero narrativo faz referência à narrativa feita em forma de versos, contando histórias e fatos grandiosos e heroicos sobre a história de um povo. O narrador fala do passado, o que justifica os verbos sempre empregados no tempo pretérito.

questão 3

Leia o texto a seguir e classifique-o de acordo com o gênero:

O lobo e o leão

Um Lobo, que acabara de roubar uma ovelha, depois de refletir por um instante, chegou à conclusão que o melhor seria levá-la para longe do curral, para que enfim fosse capaz de servir-se daquela merecida refeição, sem o indesejado risco de ser interrompido por alguém.

No entanto, contrariando a sua vontade, seus planos bruscamente mudaram de rumo, quando, no caminho, ele cruzou com um poderoso Leão, que sem muita conversa, de um só bote, lhe tomou a ovelha.

O Lobo, contrariado, mas sempre mantendo uma distância segura do seu oponente, disse em tom injuriado, com uma certa dose de ironia: "Você não tem o direito de tomar para si aquilo que por direito me pertence!"

O Leão, sentindo-se um tanto ultrajado pela audácia do seu concorrente, olhou em volta, mas como o Lobo estava longe demais e não valia a pena o inconveniente de persegui-lo apenas para lhe dar uma merecida lição, disse com desprezo: "Como pertence a você? Você por acaso a comprou ou, por acaso, terá o pastor lhe dado como presente? Por favor, me diga, como você a conseguiu?"

a) Gênero lírico – crônica.

b) Gênero épico – anedota.

c) Gênero narrativo – conto.

d) Gênero lírico – poema.

e) Gênero narrativo – fábula.

questão 4

(UFRJ - 2011)

Autorretrato falado

Venho de um Cuiabá de garimpos e de ruelas entortadas.

Meu pai teve uma venda no Beco da Marinha, onde nasci.

Me criei no Pantanal de Corumbá entre bichos do chão,

      aves, pessoas humildes, árvores e rios.

Aprecio viver em lugares decadentes por gosto de estar

      entre pedras e lagartos.

Já publiquei 10 livros de poesia: ao publicá-los me sinto 

      meio desonrado e fujo para o Pantanal onde sou 

      abençoado a garças.

Me procurei a vida inteira e não me achei — pelo que

      fui salvo.

Não estou na sarjeta porque herdei uma fazenda de gado.

Os bois me recriam. 

Agora eu sou tão ocaso!

Estou na categoria de sofrer do moral porque só faço

      coisas inúteis.

No meu morrer tem uma dor de árvore.

Uma obra literária pode combinar diferentes gêneros, embora, de modo geral, um deles se mostre dominante. O poema de Manoel de Barros, predominantemente lírico, apresenta características de um outro gênero. Qual?

a) Gênero épico.

b) Gênero poético.

c) Gênero elegíaco.

d) Gênero dramático.

e) Gênero narrativo.

respostas
Questão 1

Alternativa “c”. O conto, a crônica e o romance são classificados como gêneros narrativos, pois apresentam elementos como narrador, enredo, personagens, espaço e tempo, conflito, clímax, resolução do conflito e conclusão dos fatos.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “c”.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “e”. A fábula de Esopo apresenta todos os elementos necessários para que seja classificada entre os textos do gênero narrativo, entre esses elementos, o enredo, as personagens, o clímax e o desfecho, que nas fábulas vem acompanhado de um tom moralizante.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “e”. O poema apresenta características do gênero narrativo. Essa mistura dos gêneros — em que o verso aproxima-se da prosa — é uma herança da poesia modernista. Uma das características do gênero narrativo que se mostra no poema de Manoel de Barros é a apresentação dos fatos em uma sequência temporal, tal como ocorre quando contamos uma história.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola