Topo
pesquisar

Exercícios sobre José de Alencar

Exercícios de Literatura

Os exercícios sobre José de Alencar trazem para você uma análise sobre os principais aspectos de um dos maiores escritores do Romantismo Brasileiro. Publicado por: Luana Castro Alves Perez
questão 1

(UFRR) A obra romanesca de José de Alencar introduziu na literatura brasileira quatro tipos de romances: indianista, histórico, urbano e regional. Desses quatro tipos, os que tiveram sua vida prolongada, de forma mais clara e intensa, até o Modernismo, ainda que modificados, foram:

a) Indianista e histórico;

b) Histórico e urbano;

c) Urbano e regional;

d) Regional e indianista;

e) Indianista e urbano;

questão 2

(UFPR) Qual das informações sobre José de Alencar é correta?

a) Alencar inaugurou a ficção brasileira com a publicação de sua obra Cinco minutos.

b) Alencar foi um romancista que soube conciliar um romantismo exacerbado com certas reminiscências do Arcadismo, manifestas, principalmente, na linguagem clássica.

c) Alencar, apesar de todo o idealismo romântico, conseguiu, nas obras Lucíola e Senhora, captar e denunciar certos aspectos profundos, recalcados, da realidade social e individual, em que podemos detectar um pré-realismo ainda inseguro.

d) A obra de José de Alencar, objetivando atingir a História do Brasil e a síntese de suas origens, volta-se exclusivamente para assuntos indígenas e regionalistas, sem incursões pelo romance urbano.

e) O indianismo de José de Alencar baseou-se em dados reais e pesquisa antropológica, apresentando, por isso, uma imagem do índio brasileiro sem deformação ou idealismo.

questão 3

Sobre José de Alencar, julgue as proposições:

I. José de Alencar foi o principal romancista brasileiro da fase romântica;

II. Na Literatura, escreveu romances indianistas, históricos, urbanos e regionalistas;

III. Seu projeto literário estava voltado para a construção da cultura brasileira, no qual o romance indianista ganhou papel de destaque;

IV. José de Alencar foi o primeiro grande poeta social brasileiro, conciliando ideias de reforma social com aspectos específicos da poesia.

V. Retratou o lado feio e esquecido pelos primeiros românticos: a escravidão dos negros, a opressão e a ignorância do povo brasileiro.

a) IV e V estão corretas.

b) I, II e III estão corretas.

c) I, III e IV estão corretas.

d) Apenas I está correta.

e) Todas as alternativas estão corretas.

questão 4

Quanto à temática e à cronologia, José de Alencar está enquadrado na seguinte estética:

a) Modernista.

b) Simbolista.

c) Ultrarromântica.

d) Romântica.

e) Condoreira.

respostas
Questão 1

Alternativa “c”. Embora o romance indianista tenha papel de destaque na obra de José de Alencar, foram os romances urbano e regional que ganharam maior força até o Modernismo, por estarem mais adequados à temática dessa estética. 

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “c”. Nas obras “Lucíola” e “Senhora”, já é possível perceber uma fuga aos temas próprios do romantismo, sobretudo na construção das personagens centrais, ambas mulheres que fogem ao estereótipo da mulher romântica em busca de um amor ideal.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “b”. As proposições IV e V dizem respeito ao poeta Castro Alves, considerado o primeiro grande poeta social brasileiro.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “d”. Considerado o principal romancista brasileiro da fase romântica, José de Alencar dedicou-se aos romances indianistas, históricos, urbanos e regionalistas.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola