Topo
pesquisar

Exercícios sobre Lima Barreto

Exercícios de Literatura

Resolvendo os exercícios sobre Lima Barreto, você perceberá as características do Pré-Modernismo e a influência do contexto histórico-social em suas obras. Publicado por: Luana Castro Alves Perez
questão 1

A produção literária de Lima Barreto foi marcada pela investigação das desigualdades sociais. Houve, por parte do escritor, uma leitura crítica sobre os homens e suas relações em uma sociedade provinciana e hipócrita. De acordo com essas afirmações, é correto dizer que Lima Barreto filiou-se à corrente literária denominada Pré-Modernismo, cujas principais características eram:

a) desencadeada tardiamente nos anos 20, foi fortemente influenciada pelas vanguardas europeias e possuiu amplo espectro cultural, cujo ápice foi a realização da Semana Nacional de Arte Moderna, em 1922.

b) movimento artístico e cultural que se desenvolveu na segunda metade do século XIX, suas principais características foram a abordagem de temas sociais, expondo as mazelas do homem e sua sociedade, além da retratação do homem através de uma visão objetiva.

c) Situada aproximadamente nas duas primeiras décadas do século XX, não é associada a nenhuma escola literária, visto que não correspondia às estéticas propagadas à época. Apresentou novas vertentes estilísticas e novas temáticas em nossa literatura.

d) Importante corrente de vanguarda iniciada em 1956, rompeu drasticamente com os padrões da arte tradicional ao apresentar uma literatura de caráter agressivo e experimental, influenciando poetas, artistas plásticos e músicos.

e) Influenciada pelos estudos da Biologia, Psicologia e Sociologia, propôs-se a analisar o comportamento humano e social, ocupando-se de temas obscuros relacionados com a alma humana sob uma perspectiva biológica (patologia).

questão 2

A obra literária de Lima Barreto foi permeada por altos níveis de criatividade e realização estética, assumindo muitas vezes um caráter panfletário ao abdicar-se de maiores preocupações artísticas em favor de uma literatura do tipo “documento social”, que denunciava problemas sociais e políticos. São obras de sua autoria:

a) Lucíola e Macunaíma.

b) Memórias Póstumas de Brás Cubas e Memórias Sentimentais de João Miramar.

c) O cortiço e O mulato.

d) Triste fim de Policarpo Quaresma e Clara dos Anjos.

e) Memórias de um sargento de milícias e A moreninha.

questão 3

Sobre a obra de Lima Barreto, podemos afirmar:

a) Com enredos ambientados prioritariamente na região do Vale do Paraíba, denuncia a prática agrícola da queimada e a devastação da natureza.

b) Pode ser considerada precursora do romance regionalista moderno, representando a sociedade rural do século XIX.

c) Presa aos cânones estéticos e literários, é considerada modernista, apesar de fazer uma retomada aos assuntos abordados pela escola parnasiana.

d) Não apresenta cunho social e está voltada para a experimentação e aos estudos da própria linguagem, apresentando um novo tipo de relação narrador-leitor.

e) Reflete forte sentimento nacional e grande preocupação com questões históricas, culturais e sociais, denotada a partir de uma consciência crítica contumaz dos problemas brasileiros.

questão 4

(UFTM) Considere os dados:

I. Contraste entre um Brasil arcaico – representado principalmente pelo tradicionalismo agrário – e outro, com novos centros urbanos marcados pelo início da industrialização e pela emergência de novas classes socioeconômicas;

II. Problematização da realidade social e cultural pela revelação das tensões da vida nacional;

III. Primeira Guerra Mundial e crise da República Velha;

IV. Modernidade estilística e negação do estilo da belle époque.

Caracterizam o período histórico e cultural do Pré-Modernismo, em que se insere Lima Barreto, os dados contidos em:

a) I, II, III e IV.

b) II e III, apenas.

c) I, II e III, apenas.

d) II, III e IV, apenas.

e) I e II, apenas.

questão 5

(UFRGS-RS) Uma atitude comum caracteriza a postura literária de autores pré-modernistas, a exemplo de Lima Barreto, Graça Aranha, Monteiro Lobato e Euclides da Cunha. Pode ela ser definida como:

a) a necessidade de superar, em termos de um programa definido, as estéticas românticas e realistas.

b) pretensão de dar um caráter definitivamente brasileiro à nossa literatura, que julgavam por demais europeizadas.

c) a necessidade de fazer crítica social, já que o realismo havia sido ineficaz nessa matéria.

d) uma preocupação com o estudo e com a observação da realidade brasileira.

e) aproveitamento estético do que havia de melhor na herança literária brasileira, desde suas primeiras manifestações.

respostas
Questão 1

 Alternativa “c”. 

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “d”. Em “Triste fim de Policarpo Quaresma”, sua obra mais célebre, Lima Barreto apresenta-nos a personagem principal, Policarpo Quaresma, representada por um homem idealista e patriota, cercado por uma elite vazia e por políticos corruptos. Em Clara dos Anjos, Lima Barreto faz uma denúncia sobre o preconceito racial e social (do qual também foi vítima) vivenciado por uma mulher jovem do subúrbio carioca.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “e”.

Voltar a questão
Questão 4

 Alternativa “a”.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “d”. Embora ainda estivesse preso aos modelos do romance realista-naturalista e da poesia simbolista, o Pré-Modernismo apresentava notável interesse pela realidade brasileira, abordando assuntos do dia a dia através de obras de nítido caráter social.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola