Topo
pesquisar

Exercícios sobre Macunaíma

Exercícios de Literatura

Os exercícios sobre Macunaíma apresentarão as principais características da obra-prima do escritor Mário de Andrade. Publicado por: Luana Castro Alves Perez
questão 1

Os modernistas trouxeram para a Literatura uma nova concepção de linguagem, desvinculando-se da estética parnasiana e apresentando ao público e à crítica inovações formais que denotavam um interesse pela experimentação. Em Macunaíma, Mário de Andrade apresenta o que chamou de língua brasileira, uma mistura do português com as variações encontradas nos diversos falares do povo brasileiro, além de influências estrangeiras e alterações advindas da criatividade popular. Tal afirmação pode ser confirmada nos seguintes trechos da obra de Mário de Andrade:

I. “ No fundo do mato-virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente. Era preto retinto e filho do medo da noite. Houve um momento em que o silêncio foi tão grande escutando o murmurejo do Uraricoera, que a índia, tapanhumas pariu uma criança feia. Essa criança é que chamaram de Macunaíma. [...]”.

II. “[...] Ele dava risadas chatas, se espremendo de cócegas e gostando muito. Quando elas paravam pedia mais estorcendo já de antegozo. Vei pôs reparo na senvergonhice do herói, teve raiva. [...]”

III. “[…] O corpo dele relumeava de ouro cinzando nos cristaizinhos do sal e por causa do cheiro da maresia, por causa do remo pachorrento de Vei, e com a barriga assim mexemexendo com cosquinhas de mulher. [...]”.

IV. “[...] No outro dia Macunaíma não achou mais graça na capital da República. Trocou a pedra Vató por um retrato no jornal e voltou pra taba do igarapé Tietê. [...]”.

a) Apenas I está correta.

b) Todas estão corretas.

c) Apenas IV está correta.

d) II e III estão corretas.

e) I e IV estão corretas.

questão 2

(FUVEST) A presença da temática indígena em Macunaíma, de Mário de Andrade, tanto participa _________________, quanto representa uma retomada, com novos sentidos, _________________.

Mantida a sequência, os trechos pontilhados serão preenchidos corretamente por:

a) do movimento modernista da Antropofagia/do Regionalismo da década de 30.

b) do interesse modernista pela arte primitiva/do Indianismo romântico.

c) do movimento modernista da Antropofagia/do Condoreirismo romântico.

d) da vanguarda estética do Naturalismo/do Indianismo romântico.

e) do interesse modernista pela arte primitiva/do Regionalismo da década de 30.

questão 3

Pode-se afirmar que Mário de Andrade filiou-se à seguinte corrente literária:

a) Realismo.

b) Naturalismo.

c) Modernismo.

d) Pré-Modernismo.

e) Nenhuma das alternativas anteriores.

questão 4

(FUVEST) Assinale a alternativa correta:

a) Macunaíma é "o herói sem nenhum caráter" porque, no âmbito individual, é múltiplo e contraditório e, no plano da representação de uma coletividade, é inescrupuloso e mau caráter.
b) Macunaíma é "o herói sem nenhum caráter" por apresentar uma personalidade complexa, caracterizada a partir de traços psicológicos delineados sob um ponto de vista objetivo e científico.
c) Macunaíma é "o herói de nossa gente" por retratar, a partir dos traços múltiplos e contrastantes que o caracterizam, a coletividade brasileira, formada pela miscigenação racial e cultural.
d) Macunaíma é "o herói de nossa gente" por ser, como os brasileiros, esperto e trapaceiro, valendo-se mais da criatividade que da inteligência em suas ações.
e) Macunaíma é "o herói sem nenhum caráter" por reunir, de um ponto de vista psicológico e antropológico, as características de um povo cujo comportamento se define pela preguiça e imoralidade.  

questão 5

O capítulo “Carta pras icamiabas” difere-se dos demais capítulos por:

a) Apresentar um narrador-personagem, o próprio herói.

b) Apresentar um apagamento do narrador na narrativa.

c) Apresentar o foco narrativo na terceira pessoa.

d) Apresentar um narrador-onisciente.

e) Apresentar um narrador-observador.

respostas
Questão 1

Alternativa “d”. Nos fragmentos II e III, podemos perceber a preocupação de Mário de Andrade com a linguagem, apresentando o que ele chamava de “língua brasileira”, utilizando termos como senvergonhice e mexemexendo por acreditar que era assim que o brasileiro pronunciava essas palavras.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “b”. A presença da temática indígena em Macunaíma revela não só o interesse de Mário de Andrade pela arte primitiva, mas também apresenta uma releitura crítica do Indianismo Romântico. Se José de Alencar criou o mito do “bom selvagem”, Mário de Andrade, com a personagem Macunaíma, criou a figura do “mau selvagem”, rompendo assim com a imagem idealizada do índio brasileiro. 

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “e”. Embora sua principal obra, Macunaíma, apresente vários pontos de contato com o Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade, Mário de Andrade nunca se filiou a nenhuma corrente artística da época.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “c”. A obra Macunaíma, de Mário de Andrade, é resultado das pesquisas do poeta e escritor sobre a história brasileira a partir dos aspectos da vida urbana e rural do país. Podemos dizer que Macunaíma é um herói de nossa gente por apresentar semelhanças com o povo brasileiro, apresentando aspectos de nossa cultura, sendo eles primitivos ou civilizados.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “a”. O capítulo “Carta pras icamiabas” difere-se dos demais por destacar-se na narrativa ao apresentar um narrador-personagem, pois o próprio herói relata suas experiências em São Paulo para suas súditas amazonas.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola