Topo
pesquisar

Exercícios sobre a primeira fase do modernismo em Portugal

Exercícios de Literatura

Para resolver estes exercícios sobre a primeira fase do modernismo em Portugal, você deve conhecer as características que marcaram esse movimento. Publicado por: Luana Castro Alves Perez
questão 1

Estão, entre os principais representantes do Orfismo, os seguintes escritores:

a) Miguel Torga e José Saramago.

b) Florbela Espanca e Almada Negreiros.

c) Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro.

d) José Régio e Eça de Queirós.

e) Miguel Esteves Cardoso e Sophia de Mello Breyner Andresen.

questão 2

Estão, entre as principais características da primeira fase do modernismo em Portugal:

 

I. Tinha como ideal interrogar o sentido da existência humana. Seus principais representantes foram os escritores José Régio, Miguel Torga, João Gaspar Simões, Adolfo Casais Monteiro e Branquinho da Fonseca.

II. O Orfismo defendeu a liberdade literária e rejeitou a ideia de que a arte pudesse submeter-se a quaisquer princípios que não os artísticos, livrando-se assim dos academicismos e do compromisso com uma literatura socialmente engajada.

III. O Orfismo apresentou uma nova poesia em que o homem e seu espanto de existir eram a principal temática. Houve uma ruptura com a literatura de feição simbolista e com a poesia de caráter histórico: o futuro, e apenas ele, interessava.

IV. Dessa geração, fortemente influenciada pelo romance regionalista brasileiro de 1930, destacam-se os escritores Alves Redol, Manuel da Fonseca, Afonso Ribeiro, Joaquim Namorado, Mário Dionísio, Vergílio Ferreira, Fernando Namora, Mário Braga e Soeiro Pereira Gomes.

V. Entre os principais representantes do Orfismo, estão Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros, Raul Leal, Luís de Montalvor e o brasileiro Ronald de Carvalho.

a) III e V.

b) I, II e IV.

c) II e V.

d) I, IV e V.

e) I e IV.

questão 3

Fernando Pessoa foi o escritor de maior destaque na primeira fase do modernismo em Portugal. Sobre sua obra, destacam-se as seguintes características, exceto:

a) Sua poesia apresenta reflexões sobre identidade, noções de verdade e existencialismo. Escreveu poemas em inglês, língua na qual foi alfabetizado, poesias líricas e poesias históricas com caráter nacionalista.

b) O fenômeno da heteronímia é a principal característica de sua obra poética. Por meio de personagens, aos quais atribuía nomes e até mesmo biografias, pôde mostrar sua versatilidade e transitar por diferentes estilos.

c) O soneto foi a forma fixa mais utilizada pela poeta. A temática de seus poemas é, sobretudo, amorosa. O amor, a solidão, a tristeza, a saudade, a sedução, o desejo e a morte são outras fortes temáticas em sua obra poética.

d) Entre seus principais heterônimos estão Alberto Caeiro (considerado o mestre de todos os outros), o alter ego Álvaro de Campos, o semi-heterônimo Bernardo Soares e Ricardo Reis.

e) Além de seus heterônimos, há ainda um ortônimo, conjunto de trabalhos que Pessoa assina com o próprio nome e com particularidades estilísticas diferenciadas.

questão 4

Sobre Mário de Sá-Carneiro é possível afirmar:

I. Mário ocupou posição de destaque entre os modernistas portugueses, tendo sido um dos fundadores da principal revista de divulgação dos ideais do movimento, a revista Orpheu

II. A melancolia e o descontentamento são temas recorrentes em sua obra, e a inadaptação à vida, perceptível em seus poemas, levou o poeta ao suicídio no ano de 1916.

III. O escritor português escreveu os primeiros textos com características românticas. A segunda fase, no entanto, foi marcada pelo realismo. Mário de Sá-Carneiro foi um dos responsáveis pelo início do realismo em Portugal.

IV. Apresenta uma visão mais crítica da sociedade, diferente do romantismo que precedeu o movimento. Mário de Sá-Carneiro fugiu do estilo clássico de escrita, apostando em uma maior liberdade na elaboração do texto. 

V. A personalidade sensível, o humor instável, o narcisismo e o sentimento de abandono culminaram em uma linguagem irônica e autossarcástica, principais características de sua poética.

a) III e IV.

b) I, III e V.

c) II e IV.

d) I, II e V.

e) Todas estão corretas.

respostas
Questão 1

Alternativa “c”. Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro foram os principais representantes do Orfismo, movimento que também ficou conhecido como a primeira fase do modernismo em Portugal. Os poetas, além de principais autores do período, foram fundadores da Revista Orpheu, principal meio de divulgação dos ideais modernistas.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “a”. As proposições de número I e II fazem referência à segunda fase do modernismo português, também conhecida como Presencismo. A proposição de número IV faz referência à terceira fase do modernismo português, o Neorrealismo.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “c”. As características descritas na alternativa “c” fazem referência à poeta portuguesa Florbela Espanca.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “d”. As característica descritas nas proposições III e IV fazem referência ao escritor Eça de Queirós, um dos expoentes do Realismo em Portugal.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola