Topo
pesquisar

Exercícios sobre a primeira geração modernista

Exercícios de Literatura

Estes exercícios sobre a primeira geração modernista testarão seus conhecimentos sobre um dos mais importantes momentos da literatura brasileira moderna. Publicado por: Luana Castro Alves Perez
questão 1

(Enem 2013)

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA. Oswald de Andrade: o culpado de tudo. 27 set. 2011 a 29 jan. 2012.
MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA. Oswald de Andrade: o culpado de tudo.
27 set. 2011 a 29 jan. 2012.

O poema de Oswald de Andrade remonta à ideia de que a brasilidade está relacionada ao futebol. Quanto à questão da identidade nacional, as anotações em torno dos versos constituem

a) direcionamentos possíveis para uma leitura crítica de dados histórico-culturais.

b) forma clássica da construção poética brasileira.

c) rejeição à ideia do Brasil como o país do futebol.

d) intervenções de um leitor estrangeiro no exercício de leitura poética.

e) lembretes de palavras tipicamente brasileiras substitutivas das originais.

questão 2

(PUC-Campinas)

Assinale a alternativa em que se encontram preocupações estéticas da Primeira Geração Modernista:

a) “Não entrem no verso culto o calão e solecismo, a sintaxe truncada, o metro cambaio, a indigência das imagens e do vocabulário do pensar e do dizer.”

b) “Vestir a Ideia de uma forma sensível que, entretanto, não terá seu fim em si mesma, mas que, servindo para exprimir a Ideia, dela se tornaria submissa.”

c) “Minhas reivindicações? Liberdade. Uso dela; não abuso.” “E não quero discípulos. Em arte: escola = imbecilidade de muitos para vaidade dum só.”

d) “Na exaustão causada pelo sentimentalismo, a alma ainda tremula e ressoante da febre do sangue, a alma que ama e canta porque sua vida é amor e canto, o que pode senão fazer o poema dos amores da vida real?”

e) “O poeta deve ter duas qualidades: engenho e juízo; aquele, subordinado à imaginação, este, seu guia, muito mais importante, decorrente da reflexão. Daí não haver beleza sem obediência à razão, que aponta o objetivo da arte: a verdade.”

questão 3

São as principais características da obra de Oswald de Andrade, exceto:

a) Representa um dos cortes mais profundos do Modernismo brasileiro em relação à cultura do passado.

b) Seu conceito de nacionalismo era diferente daquele pregado pelos escritores românticos e mesmo por certos grupos modernistas.

c) Oswald defendia a valorização de nossas origens, de nosso passado histórico e cultural, mas de forma crítica.

d) Sua obra poética tomou duas direções: de um lado, a poesia intimista e introspectiva; de outro, a poesia política, de combate às injustiças sociais.

e) Uma de suas principais propostas foi a ruptura com os padrões da língua brasileira culta e busca de uma língua genuinamente brasileira, que incorporasse todos os “erros gramaticais”.

questão 4

Estão, entre as principais obras de Oswald de Andrade, exceto:

a) Memórias sentimentais de João Miramar.

b) Serafim Ponte Grande.

c) Memórias: Um homem sem profissão.

d) Marco Zero: I - A revolução melancólica, II — Chão

e) Losango Cáqui.

questão 5

Vício na fala

Para dizerem milho dizem mio

Para melhor dizem mió

Para pior pió

Para telha dizem teia

Para telhado dizem teiado

E vão fazendo telhados.

(Oswald de Andrade)

Feita a leitura do poema Vício na fala, de Oswald de Andrade, analise e julgue as seguintes proposições:

I. O poema de Oswald de Andrade alerta-nos sobre a necessidade de uma espécie de ética linguística pautada na diferença entre as línguas; nesse caso, em uma única língua.

II. O poema critica a maneira de falar do povo brasileiro, sobretudo das classes incultas. que desconhecem o nível formal da língua e, por isso, acabam disseminando erros gramaticais.

III. Para ele, os falantes que dizem “mio”, “mió”, “pió”, “teia”, “teiado”, de certa forma, constroem um “telhado”, ou seja, criam novas formas de pronúncia que aumentam e sobressaem-se em muitos casos à norma culta.

IV. A palavra “vício”, encontrada no título do poema, denuncia o preconceito linguístico do autor, que julga a norma culta superior ao coloquialismo presente na fala das pessoas menos esclarecidas.

a) Todas estão corretas.

b) I e III estão corretas.

c) I, III e IV estão corretas.

d) II e III estão corretas.

respostas
Questão 1

Alternativa “a”. A instalação “Brasilidade em construção” explora elementos socioculturais defendidos pelos primeiros modernistas, fazendo referência ao futebol como instrumento de supremacia sobre os portugueses, nossos colonizadores. As anotações feitas em torno dos versos denunciam possíveis direcionamentos para uma leitura crítica de dados histórico-culturais. Conhecer algumas das características da 1ª fase do Modernismo é fundamental para a resolução da questão.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “c”. A primeira fase do Modernismo baseou-se em uma concepção inteiramente libertária da criação artística, contextualização e inclusão do cotidiano, linguagem coloquial e novas técnicas de escrita. Em um de seus poemas mais conhecidos, Poética, Manuel Bandeira diz “Não quero mais saber do lirismo que não é libertação”, evidenciando os ideais do grupo da geração heroica.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “d”. As características descritas na alternativa “d” fazem referência à obra de Mario de Andrade, que, ao lado de Oswald e Manuel Bandeira, formou a chamada tríade modernista.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “e”. Losango Cáqui é um livro de poemas de Mário de Andrade. Conforme confissão do autor, um diário em que se juntam rapsodicamente “sensações, ideias, alucinações, brincadeiras, liricamente anotadas”.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “b”. Em razão do projeto político do autor e da escola literária à qual Oswald de Andrade pertencia, podemos afirmar que o “vício” é, na verdade, uma virtude, uma marca de regionalismo importante para a construção da identidade nacional, bandeira defendida pelos primeiros modernistas. Não há, portanto, intenção preconceituosa no posicionamento de Oswald, pois, para ele, os “erros” gramaticais eram verdadeiras contribuições para a definição de nacionalidade.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola