Topo
pesquisar

Exercícios sobre ácidos sulfônicos

Exercícios de Química

Estes exercícios sobre ácidos sulfônicos abordam a nomenclatura desses compostos orgânicos, bem como sua reação química com uma base inorgânica. Publicado por: Diogo Lopes Dias
questão 1

Qual é o nome oficial do ácido sulfônico representado pela cadeia abaixo?

a) 2- metil-hexano-1-sulfônico

b) 4- metil-hexano-2-sulfônico

c) 3- metil-hexano-1-sulfônico

d) 4- metil-hexano-1-sulfônico

e) 5- metil-hexano-1-sulfônico

questão 2

Os ácidos sulfônicos reagem com base da mesma forma que os ácidos de Arhrenius, produzindo um sal e água. A reação entre o ácido benzenossulfônico e o hidróxido de cálcio produzirá um sal orgânico cuja fórmula molecular é?

a) C6H5SO3Ca

b) C12H10S2O6Ca6

c) C12H10S2O6Ca

d) C6H5SO3Ca2

e) C12H10SO3Ca

questão 3

Das funções orgânicas propostas abaixo, qual delas está diretamente relacionada com a produção da substância espumante presente em diversos produtos do nosso dia a dia, como xampus, pastas de dente, detergentes etc.?

a) Álcool

b) Cetona

c) Ácido sulfônico

d) Ácido carboxílico

e) Éster

questão 4

Marque a alternativa que indica a cadeia correspondente ao nome do ácido sulfônico proposto abaixo:

Ácido 4- etil-2,3,4-trimetilciclopentanossulfônico

a)

b)

c)

d)

e)

respostas
Questão 1

Letra d). Como a cadeia desse ácido é ramificada, devemos seguir alguns passos para nomeá-la:

Passo 1: Localizar a cadeia principal, que deve ter o carbono que possui o grupo sulfônico e o maior número de carbonos possível. Nesse caso, ela inicia-se à direita e segue até o último carbono à esquerda, tendo seis carbonos (prefixo hex);

Passo 2: Identificar o radical. A ramificação presente na cadeia principal é o metil;

Passo 3: Numeração da cadeia principal a partir do carbono mais próximo do grupo sulfônico. Nesse caso, da direita para a esquerda. Assim, observamos que o metil encontra-se no carbono 4 e o grupo sulfônico no carbono 1.

Passo 4: Escrever o nome da cadeia a partir da posição do radical (4), nome do radical (metil), prefixo do número de carbonos da cadeia (hex), infixo referente às ligações simples (an), posição do grupo sulfônico (1) e o sufixo sulfônico.

Voltar a questão
Questão 2

Letra c). Para identificar a resposta correta, é necessário conhecer as fórmulas das duas substâncias da reação: o hidróxido de cálcio, que é o Ca(OH)2, e o ácido benzenossulfônico (C6H5SO3).

Podemos observar que a base apresenta duas hidroxilas, e o ácido, apenas um único hidrogênio ionizável. Para igualar a quantidade de hidroxilas com a de hidrogênios ionizáveis, é necessário utilizar os dois mols de moléculas do ácido.

Na reação, os dois hidrogênios ionizáveis das duas moléculas do ácido interagem com as duas hidroxilas da base, formando dois mols de moléculas de água. Os dois ânions (entre parênteses) restantes do ácido interagem com o cálcio da base:

Voltar a questão
Questão 3

Letra c). A função orgânica utilizada para formar um sal cuja propriedade é espumante é o ácido sulfônico.

Voltar a questão
Questão 4

Letra d). O nome do ácido sulfônico fornecido pelo exercício indica a presença de três radicais metil (CH3) e um radical etil (H3C-CH2). Um dos radicais metil está no mesmo carbono (de número 4, distante do grupo sulfônico SO3H) que o radical etil. Já os outros dois radicais metil estão em carbonos independentes, localizados próximo do grupo sulfônico. Todas essas características estão presentes na estrutura da letra d).

Letra a): Está incorreta porque apresenta as ramificações em carbonos diferentes, o que não está indicado no nome fornecido.

Letras b), c), e): estão incorretas porque ambas apresentam dois radicais metil (CH3) localizados em um mesmo átomo de carbono.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola