Topo
pesquisar

Exercícios sobre adesão e comunicação entre as células

Exercícios de Química

Antes de responder a estes exercícios sobre adesão e comunicação entre as células, relembre o que são desmossomos, zônulas de oclusão, zônulas de adesão e junções comunicantes. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

Várias são as estruturas associadas à membrana plasmática da célula que permitem a sua adesão e comunicação com outras células. Essas estruturas especializadas são conhecidas por junções intercelulares. Marque a alternativa que indica uma junção que impede o fluxo de material pelo espaço intercelular.

a) Zônulas de oclusão.

b) Zônulas de adesão.

c) Desmossomos.

d) Junções comunicantes.

e) Junções gap.

questão 2

Existem vários tipos de junções intercelulares, dentre elas, destaca-se o desmossomo. A respeito desse tipo de junção, marque a alternativa incorreta.

a) O desmossomo é uma estrutura bastante complexa que apresenta formato de disco.

b) O desmossomo permite a comunicação entre as células, facilitando o intercâmbio de moléculas.

c) O desmossomo é capaz de promover uma adesão bastante resistente entre as células.

d) O desmossomo de uma célula é sobreposto por outro desmossomo presente em uma célula adjacente.

questão 3

A ______________________ apresenta como característica mais marcante a inserção de filamentos de actina em placas presentes no citoplasma logo abaixo à membrana da junção, garantindo, assim, maior resistência.

Marque a alternativa que contém o nome da junção intercelular que completa a frase de maneira correta.

a) Zônula de oclusão.

b) Zônula de adesão.

c) Desmossomo.

d) Junção comunicante.

e) Junção gap.

questão 4

As junções intercelulares podem atuar permitindo a adesão, a oclusão e a comunicação entre as células. Marque a alternativa que apresenta apenas junções de adesão.

a) Zônulas de oclusão e desmossomos.

b) Zônulas de adesão e zônulas de oclusão.

c) Desmossomos e junções gap.

d) Junções comunicantes e zônulas de adesão.

e) Desmossomos e zônulas de adesão.

questão 5

As junções comunicantes (nexos) permitem o intercâmbio de moléculas entre as células. A respeito desse tipo de junção intercelular, marque a alternativa correta.

a) As junções comunicantes ocasionam a fusão entre as membranas e a oclusão do espaço intercelular.

b) Nos locais onde encontramos as junções comunicantes, é observada entre as células uma substância intercelular adesiva.

c) Nas junções comunicantes são encontradas estruturas que se assemelham a discos para onde convergem filamentos de queratina.

d) Nas junções comunicantes, observam-se proteínas que se organizam em torno de um poro.

respostas
Questão 1

Alternativa “a”. As zônulas de oclusão atuam fusionando as membranas plasmáticas da célula, vedando o espaço intercelular.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “b”. O desmossomo permite apenas a adesão entre as células. O intercâmbio de moléculas só é possível em locais em que existem junções comunicantes.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “b”. A zônula de adesão apresenta como característica mais marcante a inserção de filamentos de actina em placas presentes no citoplasma logo abaixo à membrana da junção, garantindo, assim, maior resistência.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “e”.

As zônulas de adesão, juntamente aos desmossomos, permitem a adesão entre as células, por isso são chamadas de junções de adesão. Já as zônulas de oclusão são consideradas como junções impermeáveis, enquanto as junções comunicantes, também chamadas de gap, são conhecidas como junções de comunicação.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “d”. Nas junções comunicantes ou gap, observam-se proteínas que se dispõem formando canais, o que permite a comunicação entre as células.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola