Topo
pesquisar

Exercícios sobre alterações no estado físico de líquidos

Exercícios de Química

Estes exercícios sobre alterações no estado físico de líquidos exploram as transformações denominadas de vaporização, fusão, condensação e solidificação. Publicado por: Diogo Lopes Dias
questão 1

(UNCISAL) A rapadura, um produto sólido de sabor doce tradicionalmente consumido pela população do Nordeste do Brasil, originou-se das crostas presas às paredes dos tachos durante a fabricação do açúcar. Atualmente, o posicionamento da rapadura como “produto natural” ou “produto rural” é um valor agregado que a diferencia do açúcar refinado, seu principal concorrente. A produção da rapadura a partir do caldo de cana envolve as etapas apresentadas a seguir:

Na concentração, o caldo de cana é aquecido até transformar-se em um xarope denso e viscoso que borbulha no tacho. Quando atinge esse ponto, o xarope é transferido para um tipo de tanque redondo onde é moldada a rapadura. A concentração do caldo de cana ocorre porque a água está sendo eliminada por:

a) destilação.

b) evaporação.

c) sublimação.

d) solidificação.

e) condensação.

questão 2

Considere os pontos de fusão (PF) e de ebulição (PE) das seguintes substâncias:

Analisando os dados da tabela e considerando que essas substâncias foram submetidas a uma temperatura de 45oC, pode-se afirmar que o estado físico de cada uma delas é, respectivamente:

a) Sólido, gasoso, gasoso, líquido

b) Líquido, líquido, gasoso, sólido

c) Líquido, líquido, sólido, gasoso

d) Gasoso, gasoso, líquido, sólido

e) Líquido, líquido, gasoso, líquido 

questão 3

(UNESP SP)

Alquimia subterrânea transforma mina de carvão em mina de hidrogênio

Em uma área de mineração de carvão localizada no sul da Polônia, um grupo de cientistas está usando uma mina de carvão para avaliar experimentalmente um método alternativo para a produção de energia limpa e, assim, oferecer uma utilização para pequenos depósitos de carvão ou minas exauridas, que são tradicionalmente deixados de lado, representando passivos ambientais.

Na teoria e no laboratório, a injeção de oxigênio e de vapor no carvão resulta na produção de hidrogênio. No processo, oxigênio líquido é colocado em um reservatório especial, localizado nas galerias da mina de carvão, onde se transforma em oxigênio gasoso, começando o processo denominado de gaseificação de carvão.

(www.inovacaotecnologica.com.br. Adaptado.)

A passagem do oxigênio líquido para oxigênio gasoso é uma transformação física

a) exotérmica, classificada como fusão.

b) exotérmica, classificada como ebulição.

c) endotérmica, classificada como liquefação.

d) endotérmica, classificada como evaporação.

e) espontânea, classificada como sublimação.

questão 4

De todas as formas que a água pode sofrer vaporização, existe uma em que a transformação ocorre com uma velocidade muito lenta. Qual é o nome desse tipo de vaporização?

a) Calefação

b) Ebulição

c) Condensação

d) Fusão

e) Evaporação

respostas
Questão 1

Letra b). A água passa do estado líquido para o estado de vapor na concentração do caldo de cana em razão do aquecimento.

Voltar a questão
Questão 2

Letra c). Se a temperatura do ambiente superar o PF e o PE, a substância será gasosa; se a temperatura for inferior ao PF e ao PE, ela será sólida; se inferior somente ao PE, será líquida. O etanol a 50 oC será líquido porque seu PE é de 78 oC. O clorofórmio a 50 oC será líquido porque seu PE é de 61 oC. O iodo a 50 oC será sólido porque seu PF é de 113,5 oC. O éter a 50 oC será gasoso porque seu PE é de 34 oC. 

Voltar a questão
Questão 3

Letra d). A passagem de líquido para gasoso envolve recebimento de calor (processo endotérmico) e é chamada de evaporação ou, simplesmente, vaporização.

Voltar a questão
Questão 4

Letra e). A vaporização recebe três possíveis nomes (calefação, ebulição e evaporação). A a mais lenta é a evaporaçã

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola