Topo
pesquisar

Exercícios sobre átomos, moléculas e substâncias segundo Dalton

Exercícios de Química

Estes exercícios sobre átomos, moléculas e substâncias segundo Dalton abordam a identificação de substâncias e seus componentes a partir do modelo de John Dalton. Publicado por: Diogo Lopes Dias
questão 1

(Mackenzie-SP) Indique o número de elementos, de átomos, de substâncias e de moléculas representados em um sistema formado por:

a) 3,12,4,5

b) 9,4,5,4

c) 5,5,5,5,

d) 4,3,3,2

e) 12,5,4,4

questão 2

Os diagramas a seguir representam modelos de substâncias simples, compostas e/ou misturas. As esferas – claras, escuras, listradas etc., ou de tamanhos variados – representam átomos diferentes. Esferas em contato representam átomos ligados quimicamente.

Analisando cada um dos diagramas fornecidos, podemos concluir que:

a) No diagrama a, temos apenas 8 átomos.

b) No diagrama b, temos apenas 5 moléculas.

c) No diagrama 5, as moléculas representam substância composta.

d) No diagrama d, temos 3 elementos químicos.

e) nda.

questão 3

Dado o sistema a seguir em que as esferas representam átomos:

Segundo o modelo de John Dalton, qual é a quantidade de moléculas presentes no sistema?

a) 1.

b) 2.

c) 6.

d) 4.

e) 5.

questão 4

(UEPB) Observe os sistemas (s) abaixo:

Considerando que cada tipo de esfera representa um átomo diferente, marque a alternativa que indica o número de elementos químicos (E) e o número de substâncias (Sb) de cada sistema (S).

a) S1: 6E e 3Sb ; S2: 3E e 9Sb ; S3: 4E e 10Sb

b) S1: 3E e 1Sb ; S2: 1E e 3Sb ; S3: 2E e 1Sb

c) S1: 3E e 3Sb ; S2: 3E e 3Sb ; S3: 2E e 2Sb

d) S1: 3E e 6Sb ; S2: 9E e 1Sb ; S3: 10E e 4Sb

e) S1: 2E e 1Sb ; S2: 3E e 1Sb ; S3: 1E e 2Sb

respostas
Questão 1

Letra a). Segundo o modelo de Dalton, os elementos químicos são representados por esferas de características diferentes. O sistema apresentado possui três tipos (preta, branca e vermelha), totalizando um total de 12 átomos. Já as substâncias seriam os grupos de átomos com características distintas. Por isso, na imagem, há apenas quatro substâncias (branco com preto, duas pretas com branco, branco com branco, vermelha com branco). Por fim, temos cinco moléculas, que nada mais são do que grupos de átomos.

Voltar a questão
Questão 2

Letra c). A letra “a” está errada porque o diagrama “a” apresenta sete átomos. A letra “b” está errada porque, no diagrama b, há apenas quatro moléculas. A letra “d” está errada porque, no diagrama d, há dois tipos de esferas e, por isso, dois elementos químicos diferentes.

Voltar a questão
Questão 3

Letra c). Definimos molécula como um grupo de átomos. Assim, a partir dessa definição e analisando a imagem do sistema fornecido, percebemos facilmente que há seis grupos de átomos ou seis moléculas.

Voltar a questão
Questão 4

Letra e). Número de elementos (o elemento está relacionado com o tipo da esfera): no sistema 1, temos duas esferas diferentes e, por isso, dois elementos; no sistema 2, temos três esferas diferentes e, por isso, três elementos; no sistema três, temos apenas um tipo de esfera e, por isso, um elemento.

Número de substâncias (a substância está relacionada com o tipo de grupo de átomos): no sistema 1, temos três grupos de átomos iguais e, por isso, uma substância; no sistema 2, temos três grupos de átomos iguais e, por isso, uma substância; no sistema 3, temos dois tipos de grupos diferentes (dois com dois átomos e outros dois com três átomos) e, por isso, duas substâncias.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola