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Exercícios sobre camada de ozônio

Exercícios de Química

Estes exercícios sobre camada de ozônio envolvem as substâncias que causam a sua destruição, a origem delas, as consequências desse problema e o papel dessa camada. Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
questão 1

(Enem-2012) O rótulo de um desodorante aerossol informa ao consumidor que o produto possui em sua composição os gases isobutano, butano e propano, dentre outras substâncias. Além dessa informação, o rótulo traz, ainda, a inscrição “Não contém CFC”. As reações a seguir, que ocorrem na estratosfera, justificam a não utilização de CFC (clorofluorcarbono ou Freon) nesse desodorante:

I) CF2Cℓ2 + UV → CF2Cℓ• + Cℓ•
II) Cℓ + O3 → O2 + CℓO•

A preocupação com as possíveis ameaças à camada de ozônio (O3) baseia-se na sua principal função: proteger a matéria viva na Terra dos efeitos prejudiciais dos raios solares ultravioleta. A absorção da radiação ultravioleta pelo ozônio estratosférico é intensa o suficiente para eliminar boa parte da fração de ultravioleta que é prejudicial à vida. A finalidade da utilização dos gases isobutano, butano e propano neste aerossol é:

a) substituir o CFC, pois não reagem com o ozônio, servindo como gases propelentes em aerossóis.

b) servir como propelentes, pois, como são muito reativos, capturam o Freon existente livre na atmosfera, impedindo a destruição do ozônio.

c) reagir com o ar, pois se decompõem espontaneamente em dióxido de carbono (CO2) e água (H2O), que não atacam o ozônio.

d) impedir a destruição do ozônio pelo CFC, pois os hidrocarbonetos gasosos reagem com a radiação UV, liberando hidrogênio (H2), que reage com o oxigênio do ar (O2), formando água (H2O).

e) destruir o CFC, pois reagem com a radiação UV, liberando carbono (C), que reage com o oxigênio do ar (O2), formando dióxido de carbono (CO2), que é inofensivo para a camada de ozônio.

questão 2

(Fuvest-SP) Entidades ligadas à preservação ambiental têm exercido fortes pressões para a redução da produção de gases CFC (clorofluorcarbonos). Isto se deve principalmente ao fato de os CFC

a) reagirem com H2O, produzindo ácidos e chuva ácida.

b) reagirem espontaneamente com O2, produzindo CO2 e agravando o efeito estufa.

c) escaparem para o espaço provocando o fenômeno da inversão térmica.

d) reagirem com oxigênio a baixas pressões, produzindo ozônio.

e) produzirem sob a ação da luz átomos livres, que reagem com o ozônio.

questão 3

Na década de 70, alguns cientistas descobriram quais eram realmente as causas da destruição da camada de ozônio. Esse fenômeno, em termos químicos, pode ser descrito por meio das seguintes equações químicas:

I- CF2Cl2(g) → CF2Cl(g) + Cl(g)
II- Cl(g) + O3(g) → ClO(g) + O2(g)
III- ClO(g) + O(g) → Cl(g) + O2(g)

Considerando essas equações químicas, qual é a substância resultante da atividade humana que provoca esse fenômeno?

a) Cl.

b) ClO.

c) O3.

d) CF2Cl2.

e) O.

questão 4

A destruição da camada de ozônio é um problema muito preocupante, pois essa região da estratosfera possui um papel importante na absorção de grande parte da radiação ultravioleta (UV) do Sol, que poderia causar grandes danos aos humanos. Entre esses danos, podemos apontar, exceto:

a) Câncer de pele.

b) Osteoporose.

c) Envelhecimento precoce da pele.

d) Redução da eficiência do sistema imunológico.

e) Catarata.

respostas
Questão 1

Alternativa “a”.

Observe no mecanismo das reações dadas que é o átomo de cloro produzido que destrói o ozônio, assim, a finalidade da utilização dos gases isobutano, butano e propano nesse aerossol é que eles não reagem com o ozônio, substituindo os CFCs.

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Questão 2

Alternativa “e”.

Os CFCs reagem na atmosfera sob a ação de raios ultravioleta, produzindo radicais livres de cloro, os quais reagem com o ozônio (O3).

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Questão 3

Alternativa “d”.

A substância CF2Cl2 é um tipo de CFC (clorofluorcarboneto) que pode ser lançado para a atmosfera através, por exemplo, do uso de geladeira, aparelho de ar-condicionado e aerossois, entre outras atividades humanas.

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Questão 4

Alternativa “b”.

a) Os raios UV penetram a pele, matando células da camada mais externa. Em camadas mais profundas, podem danificar o DNA dos genes que controlam o crescimento e a divisão das células da pele, o que pode resultar em câncer.

c) As radiações UV atuam na formação de radicais livres no interior das células, alteram a textura da pele, enfraquecem sua elasticidade, bem como levam à flacidez e ao envelhecimento precoce, com o surgimento de rugas prematuras e hematomas com mais facilidade.

d) A radiação UVB reduz a eficiência do sistema imunológico, isto é, diminui a defesa do corpo contra infecções bacterianas, fúngicas, parasíticas ou virais. Um exemplo que mostra isso é que muitos, após exposição ao sol, ficam com pequenas bolhas nos lábios ou herpes simples.

e) A exposição prolongada ao sol é a principal causa ou pelo menos agravante de cerca de 20% dos casos de catarata no mundo.

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