Exercícios sobre elétrons

Com estes exercícios sobre elétrons, você pode testar seus conhecimentos relacionados à forma como essas partículas foram descobertas e ao seu comportamento quanto à energia. Publicado por: Diogo Lopes Dias
Questão 1

Sobre o modelos atômicos e os elétrons, julgue os itens a seguir.

I. Os elétrons estão em constante movimento ao redor do núcleo, com velocidade e posição bem definidas.

II. O núcleo é uma região formada por uma massa positiva, na qual os elétrons estão incrustrados.

III. Quando os elétrons são excitados, sempre pulam de uma camada mais externa para outra mais interna.

IV. Os átomos sempre apresentam os prótons e os elétrons possuindo a mesma massa.

V. Os elétrons foram descobertas por meio de um experimento utilizando os raios catódicos.

Podemos afirmar que são incorretos os itens:

a) II e IV, apenas.

b) III e IV, apenas.

c) II, III e IV.

d) I, II, IV e V.

e) I, III e III.

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Letra c). Os itens estão incorretos porque:

II. O núcleo não é uma região com massa positiva, pois possui partículas positivas (os prótons), e os elétrons circundam-no nas eletrosferas.

III. Após a excitação, um elétron sempre parte para um nível mais interno pra outro mais externo.

IV.Os elétrons apresentam massa desprezível em comparação a prótons e nêutrons.

Questão 2

Os átomos apresentam a capacidade de se ligar, através da transferência ou do compartilhamento de elétrons presentes em suas camadas de valência. Seguindo a teoria do octeto, para um átomo ficar estável, ele precisa ter oito ou dois elétrons na sua camada de valência (camada eletrônica mais externa). Essa transferência pode acontecer por meio das chamadas ligações iônicas e covalentes, resultando na formação de compostos estáveis. Assim, a partir desse conhecimento, quando um átomo estabelece uma ligação química, ele a faz para atingir a estabilidade como a de um:

a) halogênio

b) calcogênio

c) metal alcalinoterroso

d) metal alcalino

e) gás nobre

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Letra e). Os gases nobres são os elementos estáveis da tabela periódica, ou seja, aqueles que não necessitam de doar ou compartilhar elétrons. Esses elementos apresentam dois ou oito elétrons em suas camadas de valência.

Questão 3

(Uefs-BA) Os modelos atômicos foram sendo modificados ao longo do tempo, a partir de evidências experimentais, a exemplo dos modelos de Thomson, proposto com base em experimentos com tubo de raios catódicos e o de Rutherford, que, ao fazer incidir partículas alfa, α, sobre lâminas de ouro, observou que a maioria das partículas atravessavam a lâmina, algumas desviavam e poucas eram refletidas. A partir das considerações do texto, é correto destacar:

a) As partículas subatômicas de cargas elétricas opostas estão localizadas no núcleo do átomo, segundo Thomson.

b) O modelo de Thomson considera que o átomo é constituído por elétrons que ocupam diferentes níveis de energia.

c) O núcleo do átomo é denso e positivo com um tamanho muito menor do que o do seu raio atômico, de acordo com Rutherford.

d) As experiências com raios catódicos evidenciaram a presença de partículas de carga elétrica positiva nos átomos dos gases analisados.

e) O experimento conduzido por Rutherford permitiu concluir que as partículas positivas e negativas constituintes dos átomos têm massas iguais.

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Letra c). As outras alternativas estão incorretas porque:

a- Thomson não propõe núcleo em seu modelo atômico.

b- O modelo com os elétrons ocupando diferentes níveis de energia foi proposto por Bohr.

d- A experiência com raios catódicos evidenciaram a presença de partículas de carga elétrica negativa nos átomos.

e- O experimento de Rutherford permite concluir que o núcleo é a região mais densa do átomo, que é uma área onde não tem a presença de elétrons.

Questão 4

(UFRGS-RS) Glow sticks são tubos plásticos luminosos, utilizados como pulseiras em festas e que exemplificam o fenômeno da quimioluminescência. Eles contêm uma mistura que inclui difenil-oxalato e um corante. Dentro do tubo, encontra-se um tubo de vidro menor que contém peróxido de hidrogênio. Quando o tubo exterior é dobrado, o tubo interior quebra-se e libera o peróxido de hidrogênio. Este reage com o difenil-oxalato, formando fenol e um peróxido cíclico, o qual reage com o corante e forma dióxido de carbono. No decorrer do processo, os elétrons das moléculas do corante são promovidos a estados eletrônicos excitados.

A produção de luz nessa reação quimioluminescente ocorre devido

a) à emissão do CO2.

b) à oxidação do peróxido de hidrogênio.

c) à adição desses elétrons excitados aos átomos de oxigênio do peróxido.

d) ao retorno dos elétrons excitados para um nível inferior de energia no qual a estabilidade é maior.

e) à liberação das moléculas do corante para o interior do tubo.

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Letra d). No enunciado, há a informação de que, durante o evento, os elétrons são excitados, passando para níveis mais energéticos. De acordo com Bohr, após esse evento, imediatamente os elétrons liberam a energia que receberam na forma de luz, retornando para seus níveis de energia.