Topo
pesquisar

Exercícios sobre energia de ionização

Exercícios de Química

A energia de ionização é a energia mínima necessária para remover um elétron de um átomo no estado gasoso em seu estado fundamental. Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
questão 1

A tabela abaixo apresenta três valores para a primeira energia de ionização dos átomos no estado gasoso e no estado fundamental para três elementos.

Considerando que na Tabela Periódica a energia de ionização cresce de baixo para cima e da esquerda para a direita, diga quais elementos são o X, o Y e o Z na tabela, respectivamente:

  1. C, Li, Ne

  2. Ne, C, Li

  3. Ne, Li, C

  4. Li, C, Ne

  1. C, Ne, Li

questão 2

As energias de ionização para o carbono são representadas na tabela a seguir.

Esses valores correspondem respectivamente à:

  1. 1ª EI, 2ª EI, 3ª EI, 4ª EI, 5ª EI

  2. 5ª EI, 4ª EI, 2ª EI, 1ª EI, 3ª EI

  3. 5ª EI, 4ª EI, 3ª EI, 2ª EI, 1ª EI

  4. 1ª EI, 3ª EI, 2ª EI, 5ª EI, 4ª EI

  1. 1ª EI, 5ª EI, 2ª EI, 4ª EI, 3ª EI

questão 3

(Unifor-CE) “A 1ª energia de ionização é medida pela energia X quando 1 elétron é retirado de um Y isolado. Para um mesmo elemento, a 2ª energia de ionização é Z do que a 1ª.” Completa-se corretamente o texto substituindo-se X, Y e Z, respectivamente, por:

a) liberada, átomo neutro, maior.

b) absorvida, átomo neutro, maior.

c) absorvida, íon positivo, menor.

d) liberada, íon positivo, menor.

e) absorvida, íon negativo, menor.

questão 4

(MACK-SP) Indique a alternativa na qual o átomo citado tem o maior potencial de ionização.

  1. He (Z = 2).
  2. Be (Z = 4).
  3. C (Z = 6).
  4. O (Z = 8).
  1. F (Z = 9).
respostas
Questão 1

Alternativa “d”.

Os três elementos em questão estão na Tabela Periódica no mesmo período (2º). Mas o Li é da família 1, o C é da família 14 e o Ne é da família 18. Visto que a energia de ionização é uma propriedade periódica que aumenta da esquerda para a direita na Tabela Periódica, isto é, cresce com o aumento da família, a ordem correta é: Li < C < Ne.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “a”.

A 1ª EI costuma ser a menor energia de ionização, pois como o 1º elétron é o mais afastado do núcleo, a sua força de atração com o núcleo é a menor, precisando de menos energia e sendo mais fácil removê-lo.

Além disso, com a perda de elétrons, o raio atômico diminui e o íon fica cada vez mais positivo, portanto, a atração com o núcleo fica mais forte e, consequentemente, será necessária mais energia para retirar o próximo elétron e assim sucessivamente. Por isso, temos que:

1ª EI < 2ª EI < 3ª EI < 4ª EI <<< 5ª EI

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “b”.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “a”.

Quanto menor o tamanho do átomo, maior a energia de ionização. Na Tabela Periódica, ela cresce de baixo para cima e da esquerda para a direita. Assim, o hélio, que possui apenas uma camada eletrônica, é o que possui o átomo menor, com grande atração entre seu núcleo e os elétrons dessa camada, sendo necessária uma alta energia de ionização para retirar um de seus elétrons.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola