Exercícios sobre a hidrólise de amidas

Estes exercícios sobre a hidrólise de amidas referem-se às suas condições de ocorrência e aos produtos formados nesse tipo de reação. Publicado por: Diogo Lopes Dias
Questão 1

Em meio a uma solução aquosa com hidróxido de sódio (NaOH), a butanamida [H3C-(CH2)2CONH2] sofre hidrólise (quebra pela água) formando como produto final o:

a) Ácido butanoico

b) Butanoato de amônio

c) Butanoato de sódio

d) Etanoato de etila

e) Propanoato de sódio

Ver resposta
Resposta

Letra c). Quando uma amida está na presença de base forte e água, ela sofre hidrólise e forma um sal de ácido carboxílico, água e amônia.

O sal de ácido carboxílico, formado na hidrólise básica da amida, sempre vai apresentar a mesma quantidade de carbonos da amida e o cátion que formava a base.

Assim, o sal formado terá quatro carbonos, ligações simples, e o cátion sódio, resultando no butanoato de sódio.

Questão 2

Dados os compostos orgânicos abaixo, qual deles é utilizado como reagente em uma reação de hidrólise em meio aquoso ácido (presença de água e um ácido), na qual é formado o hexanoato de potássio?

a) Pentanamina

b) Hexanamina

c) Pentanamida

d) Hexanamida

e) Heptanamida

Ver resposta
Resposta

Letra d). De acordo com o enunciado, a reação de hidrólise aconteceu em meio ácido e originou um sal de ácido carboxílico, por isso, o reagente principal dessa reação é uma amida.

Se uma amida é colocada em um meio que apresenta água e um ácido forte, sempre haverá a formação de um ácido carboxílico (com a mesma quantidade de carbonos da amida utilizada). Dessa forma, como a amida apresenta seis átomos de carbono, seu nome é hexanamida.

Questão 3

Em meio a uma solução aquosa com ácido clorídrico (HCl), a propanamida [H3C-CH2CONH2] sofre hidrólise formando como produto final o:

a) Ácido propanoico

b) Ácido butanoico

c) Cloreto de propanoíla

d) Propanol

e) Propanoato de sódio

Ver resposta
Resposta

Letra a). A hidrólise de amidas é uma forma de obtenção de funções orgânicas oxigenadas (como ácidos carboxílicos e sais de ácidos carboxílicos). Porém, a obtenção dos compostos está relacionada com o meio em que a amida é colocada.

Se uma amida é colocada em um meio que apresenta água e um ácido forte, sempre haverá a formação de um ácido carboxílico (com a mesma quantidade de carbonos da amida) e um sal inorgânico. Já em meio básico, ocorre a formação de um sal de ácido carboxílico, água e amônia (NH3).

Assim, se na reação de hidrólise da propanamida foi utilizada uma solução formada por água e ácido, haverá a formação de um ácido carboxílico com três átomos de carbonos, ou seja, o ácido propanoico.

Questão 4

Qual das fórmulas estruturais das amidas a seguir é daquela que, ao sofrer uma reação de hidrólise em meio básico (contendo hidróxido de potássio), forma o sal de ácido carboxílico denominado 2,3-butanoato de potássio?

a)

b)

c)

d)

 

Ver resposta
Resposta

Letra b). O sal proposto pelo exercício é o butanoato de potássio, o qual apresenta a seguinte estrutura:

Como na hidrólise a estrutura da amida sofre alteração apenas na substituição do grupo NH2 pelo OK, a amida hidrolisada deve apresentar a seguinte fórmula estrutural: