Topo
pesquisar

Exercícios sobre hidrólise salina

Exercícios de Química

Estes exercícios sobre hidrólise salina abordam a reação que ocorre quando os íons provenientes de um sal reagem com os íons da água, gerando um ácido e/ou uma base fracos. Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
questão 1

Qual dos seguintes sais produz uma solução com pH < 7 ao ser dissolvido em água?

a) NaCl.

b) NH4NO3.

c) K2CO3.

d) KNO3.

e) Na2SO4.

questão 2

Indique o caráter (coluna I) das soluções aquosas formadas pelos sais expressos na coluna II:

Coluna I:

I -ácido;
II – neutro;
III – básico.

Coluna II:

A) brometo de potássio.
B) acetato de sódio.
C) cianeto de potássio.
D) cloreto de amônio.

a) A-I; B-I, C-II, D-III.

b) A-II; B-III, C-II, D-I.

c) A-II; B-III, C-III, D-I.

d) A-II; B-II, C-I, D-I.

e) A-II; B-III, C-I, D-II.

questão 3

(UFMS-2010) Com respeito à hidrólise de sais, analise as proposições abaixo e assinale a(s) correta(s):

1. Os compostos cianeto de sódio (NaCN), sulfato de sódio (Na2SO4) e cloreto de amônio (NH4Cl), quando dissolvidos em água, tornam o meio, respectivamente: básico, neutro e ácido.

2. Os compostos hidrogenocarbonato de sódio (NaHCO3) e fluoreto de boro (BF3) são, respectivamente, sal de solução básica e base de Bronsted-Lowry, pois o boro tem par eletrônico disponível.

4. Entre os sais Na2S e (NH4)2SO4, o primeiro é um sal formado por base forte e ácido fraco que se hidrolisa ao ser dissolvido em água, produzindo uma solução básica.

8. Solução aquosa ácida é obtida quando se dissolve em água o sal K2CO3.

16. Solos contendo altos teores de íons ferro e alumínio são, em geral, básicos por sofrerem hidrólise.

questão 4

(UNISA - SP) O sal que, em solução aquosa, não produz efeito sobre o papel de tornassol é:

a) CuSO4
b) Na2CO3
c) NaCl
d) CH3COONa
e) NH4Cl

respostas
Questão 1

Alternativa “b”.

Veja o que acontece em cada caso:

a) NaCl: Forma uma solução neutra, com pH = 7, porque seus íons (Na+ e Cl-) não reagem com os íons da água. Se eles reagissem, formariam um ácido forte (HCl) e uma base forte (NaOH). Mas isso não acontece porque, visto que são fortes, eles ficam totalmente dissociados em água. Na hidrólise salina, formam-se somente ácidos e bases fracos.

b) NH4NO3: Forma uma solução ácida, com pH < 7, porque os cátions NH4+ provenientes do sal reagem com os ânions OH- da água, formando a base fraca: NH4OH. Os íons NO3- não reagem com os cátions H+ porque formariam um ácido forte (HNO3). Assim, os cátions H+ permanecem no meio, tornando a solução ácida.

c) K2CO3: Forma uma solução básica, com pH > 7, porque os ânions CO3- provenientes do sal reagem com os cátions H+ da água, formando o ácido fraco: H2CO3. Os íons K+ não reagem com os ânions OH- porque formariam uma base forte (KOH). Assim, os íons OH- permanecem no meio, tornando a solução básica.

d) KNO3: Forma uma solução neutra, com pH = 7, porque seus íons (K+ e NO3-) não reagem com os íons da água. Se eles reagissem, formariam um ácido forte (KOH) e uma base forte (HNO3).

e) Na2SO4: Forma uma solução neutra, com pH = 7, porque seus íons (Na+ e SO42-) não reagem com os íons da água. Se eles reagissem, formariam um ácido forte (H2SO4) e uma base forte (NaOH).

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “c”.

A) brometo de potássio - KBr: forma uma solução neutra porque seus íons (K+ e Br-) não reagem com os íons da água. Se reagissem, formariam um ácido forte (HBr) e uma base forte (KOH).

B) acetato de sódio - CH3COONa: forma uma solução básica porque o íon CH3COO- reage com o H+ da água, formando um ácido fraco, o ácido acético – CH3COOH. O Na+ não reage com o OH- porque, se reagisse, formaria uma base forte (NaOH). Então, os íons OH- permanecem no meio, tornando a solução básica.

C) cianeto de potássio: KCN: forma uma solução básica porque o íon CN- reage com o H+ da água, formando um ácido fraco, o HCN. O K+ não reage com o OH- porque senão formaria uma base forte (KOH). Então, os íons OH- permanecem no meio, tornando a solução básica.

D) cloreto de amônio - NH4Cl: forma uma solução ácida porque o íon NH4- reage com o OH-, formando uma base fraca, o NH4OH. O Cl- não reage com o H+ da água porque, se reagisse, formaria um ácido forte (HCl). Então, os íons H+ permanecem no meio, tornando a solução básica.

Voltar a questão
Questão 3

Resposta = 5.

As alternativas corretas são a 1 e 4. Veja por que:

1. Verdadeira.

- NaCN: os íons Na+ não regem com os íons OH- da água, que permanecem no meio e tornam a solução básica;
- Na2SO4: ambos os íons não reagem com os íons da água, tornando a solução neutra;
- NH4Cl: os íons Cl- não regem com os íons H+ da água, que permanecem no meio e tornam a solução ácida.

2. Falsa. O hidrogenocarbonato de sódio (NaHCO3) forma realmente um sal de solução básica. O cátion Na+ do sal não reage com o ânion OH- da água porque o hidróxido de sódio, NaOH, é uma base forte. O ânion HCO3- proveniente do sal reage com o cátion H+ da água, formando um ácido fraco. Enquanto isso, os ânions OH- ficam livres, tornando a solução básica, pH > 7.

A parte errada está quando se fala que “o fluoreto de boro (BF3) é uma base de Bronsted-Lowry, pois o boro tem par eletrônico disponível”. O boro não possui par eletrônico disponível, todos estão compartilhados com os três átomos de flúor.

4. Verdadeira.

- O Na2S é um sal formado por base forte e ácido fraco:
2 NaOH + H2S → Na2S + 2 H2O
base forte   ácido fraco

- Esse sal hidrolisa-se ao ser dissolvido em água, produzindo uma solução básica, pois o seu cátion Na+ não reage com o ânion OH- da água porque o hidróxido de sódio, NaOH, é uma base forte. Assim, os íons OH- ficam no meio e tornam a solução básica.

8. Falsa. Não se obtém uma solução aquosa ácida quando se dissolve em água o sal K2CO3, mas sim uma solução básica, pois os ânions CO3- provenientes do sal reagem com os cátions H+ da água, formando o ácido fraco H2CO3. Os íons K+ não reagem com os ânions OH- da água porque, se reagissem, formariam uma base forte (KOH). Assim, os íons OH- permanecem no meio e tornam a solução básica.

16. Falsa. Os Fe2+ e Al3+ sofrem hidrólise e formam bases fracas (Fe(OH)2 e Al(OH)3), e não fortes, então não é isso que torna o solo básico. 

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “c”.

O papel de tornassol é um indicador ácido-base que fica vermelho em ácidos e azul em bases. Assim, para não gerar efeito sobre ele, a solução precisa ser neutra. O único sal que forma uma solução aquosa neutra é o NaCl, uma vez que nenhum dos seus íons (Na+ e Cl-) reage com os íons da água. Se eles reagissem, formariam um ácido forte (HCl) e uma base forte (NaOH), e isso não ocorre, pois, como são fortes, eles ficam totalmente dissociados em água. Na hidrólise salina, formam-se somente ácidos e bases fracos.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola