Topo
pesquisar

Exercícios sobre impactos ambientais

Exercícios de Química

Estes exercícios sobre impactos ambientais testarão seus conhecimentos em Química sobre a problemática do lixo, a poluição da água, a poluição do solo e a poluição atmosférica. Publicado por: Diogo Lopes Dias
questão 1

(Mackenzie-SP) Seathl, chefe indígena americano, em seu famoso discurso, discorre a respeito dos sentimentos e dos cuidados que o homem branco deveria ter para com a Terra, à semelhança com os índios, ao se assenhorear das novas regiões. E ao final, diz: “Nunca esqueças como era a terra quando dela tomaste posse. Conserva-a para os teus filhos e ama-a como Deus nos ama a todos. Uma coisa sabemos: o nosso Deus é o mesmo Deus. Nem mesmo o homem branco pode evitar nosso destino comum”.

O discurso adaptado, publicado na revista Norsk Natur, Oslo, em 1974, nunca esteve tão atual. O homem, procurando tornar sua vida mais “confortável”, vem destruindo e contaminando tudo ao seu redor, sem se preocupar com os efeitos desastrosos posteriores.

Esses efeitos podem ser causados por

I. liberação desenfreada de gases-estufa;

II. destruição da camada de ozônio;

III. uso descontrolado de agrotóxicos e inseticidas;

IV. desmatamento e queimadas.

É correto afirmar que contribuem para o agravamento dos problemas as causas citadas em:

a) I, II e III, apenas.

b) II e III, apenas.

c) I e IV, apenas.

d) I, II, III e IV.

e) II e IV, apenas.

questão 2

(UEFS) Em Salvador e na região metropolitana, são descartados, por ano, cerca de dois milhões de toneladas de resíduos sólidos. Se não forem tomadas providências, em pouco tempo, os aterros sanitários não serão suficientes para manter tanto lixo.

Considerando-se a problemática do lixo das grandes regiões metropolitanas do país, entre as soluções corretas para reduzir o acúmulo desse material nos aterros sanitários, pode-se incluir

a) a incineração de resíduos sólidos descartados nos aterros sanitários.

b) o incentivo às cooperativas de catadores e aos artesões para transformar os resíduos sólidos em material reciclado.

c) o reaproveitamento de resíduos com objetivo de requalificá-los e introduzi-los na economia.

d) a ampliação de aterros sanitários para aproveitar a energia gerada na biodecomposição de resíduos sólidos.

e) a modernização da frota de caminhões, que utilize óleo diesel isento de enxofre, para manter os grandes centros urbanos limpos.

questão 3

Entre os resíduos propostos abaixo, qual deles pode ser utilizado para a produção de um gás que pode substituir o gás de cozinha (gás liquefeito de petróleo), além de ser uma fonte de nutrientes para a agricultura?

a) Resíduo tóxico

b) Resíduo orgânico

c) Resíduo mineral

d) Resíduo atômico

questão 4

A atividade industrial é um ramo da economia que envolve a produção de resíduos, os quais, na maioria dos casos, são nocivos ao meio ambiente e também ao ser humano. Um exemplo são as indústrias que devem queimar combustíveis, como gás ou óleo. Independentemente do estado físico do resíduo produzido, a atividade industrial tem contribuído para poluir de forma intensa e preocupante quais ambiantes?

a) Apenas a água

b) Apenas o solo

c) Apenas o ar atmosférico

d) A água, o solo e o ar atmosférico

respostas
Questão 1

Letra d). Todas os itens apresentados estão corretos.

Voltar a questão
Questão 2

Letra c). A letra c) trabalha a ideia do reaproveitamento, pois, se um material pode ser reutilizado para diferentes usos, dificilmente será eliminado para o meio ambiente, poluindo-o.

Voltar a questão
Questão 3

Letra b). O único tipo de resíduo que, quando decomposto por bactérias, produz gás combustível e tem condição de nutrir o solo é o resíduo orgânico.

Voltar a questão
Questão 4

Letra d). A atividade industrial apresenta uma grande capacidade de produzir resíduos capazes de promover a poluição do solo, da água e do ar atmosférico.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola