Topo
pesquisar

Exercícios sobre Ligação Covalente Dativa

Exercícios de Química

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Ligação Covalente Dativa e veja a resolução comentada. Publicado por: Líria Alves de Souza
questão 1

(CESGRANRIO)

O átomo X pode apresentar 1, 2 e 3 covalências dativas quando se combina com o elemento oxigênio para formar três compostos diferentes. O átomo X pode ser:

a) Cloro

b) Silício

c) Enxofre

d) Selênio

e) Carbono
 

questão 2

O trióxido de enxofre (SO3) é formado através do compartilhamento de elétrons entre átomos de enxofre e oxigênio. Quantas ligações químicas se fazem presente nesse composto?

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 6
 

 

questão 3

Quantas ligações dativas se fazem presente no composto sulfato (SO42-), representado pela figura:




a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 6
 

questão 4

(UFCE)

No envenenamento por monóxido de carbono (CO), as moléculas desse gás se ligam aos átomos de ferro da hemoglobina, deslocando o oxigênio e causando, rapidamente, asfixia.
Quantos pares de elétrons disponíveis do oxigênio existem na molécula do CO para se ligarem ao ferro da hemoglobina por meio de ligação covalente dativa?

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 6
 

respostas
Questão 1

Alternativa C.

O = S → O

O enxofre (S) estabelece uma dupla ligação com o oxigênio (O), atingindo assim a estabilidade eletrônica (oito elétrons na camada de valência), e ao mesmo tempo compartilha um par de seus elétrons com outro oxigênio por meio de uma ligação dativa (indicada pela seta).
 

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa C.
Fórmula estrutural do SO3

O elemento enxofre estabelece uma dupla ligação com um dos oxigênios atingindo assim a estabilidade eletrônica (oito elétrons na camada de valência). Por outro lado, doa dois pares de elétrons para os oxigênios (ligação dativa indicada pela seta →) na tentativa de completar o octeto.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa B.

As setas vermelhas indicam as ligações dativas, o átomo de enxofre "doa" um par de elétrons para cada átomo de oxigênio, estes, por sua vez, atingem a estabilidade eletrônica. O expoente 2- presente na fórmula do sulfato (SO42-) indica que esse composto é um ânion que ganhou 2 elétrons.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa B.

O átomo de oxigênio (O), pertencente à família VI A, se estabiliza com seis elétrons na camada de valência e pode compartilhar até dois pares de elétrons com o átomo de ferro (Fe) presente na hemoglobina.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola