Topo
pesquisar

Exercícios sobre Ligação Metálica

Exercícios de Química

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Ligação Metálica e veja a resolução comentada. Publicado por: Líria Alves de Souza
questão 1

(UFCE)

O aço comum é uma liga de:

a) C + Zn

b) Cu + Zn

c) Fe + Al

d) Fe + C

e) Fe + Cu
 

questão 2

(PUC-SP)

O ouro utilizado na fabricação de joias pode apresentar diferentes tonalidades de cor vermelha. Essa coloração é em virtude de maior ou menor porcentagem de:

a) Al;

b) Ag;

c) Cu;

d) Pb;

e) Hg.
 

 

questão 3

(UFRS)

O metal presente nas ligas de latão e bronze é:

a) ferro;

b) zinco;

c) estanho;

d) cobre;

e) alumínio.
 

questão 4

(UNIFOR – CE)

O elemento químico metálico A combina-se com o oxigênio formando o composto A2O3. O número atômico do metal pode ser:

a) 12

b) 20

c) 30

d) 31

e) 37
 

 

respostas
Questão 1

Os metais Cobre (Cu), Alumínio (Al) e Zinco (Zn) são facilmente maleáveis e moldáveis, portanto, não possuem a dureza e resistência necessárias à composição do aço. Já o ferro, em razão de sua dureza, é ideal para tornar resistente a liga de aço.

O aço se torna mais resistente quanto mais forte for a ligação entre Ferro (Fe) e Carbono (C). Para obter tal resistência é preciso aquecer a mistura Fe + C até que o rearranjo dos átomos se torne bem unido.
O aço é usado na produção de ferramentas, máquinas, para fabricar veículos de transporte (automóveis, navios, etc), para compor estruturas de pontes, edificios, etc.

Alternativa D.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa C.

O Cobre (Cu) se apresenta como um metal sólido de coloração avermelhada. Foi escolhido para compor joias por sua facilidade em ser fundido, moldado e, ao mesmo tempo, resistente. A quantidade de Cobre adicionada à joia lhe confere a cor desejada. Uma maior quantidade de Cu dá à peça uma tonalidade vermelha maior, enquanto que uma pequena adição do metal deixa a joia com aspecto mais amarelado.
 

Voltar a questão
Questão 3

O metal Cobre (Cu) proporciona vantagens às ligas metálicas, em razão de suas propriedades. O latão (liga de cobre e zinco) é moldado e trabalhado facilmente, dando origem a chapas, barras e laminados. O bronze (liga de cobre e estanho) pode ser facilmente fundido para dar forma às peças ornamentais, medalhas olímpicas, objetos de decoração, etc. Sendo que a cor avermelhada do bronze se deve à presença do cobre.

Alternativa D.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa D.
O elemento A se refere ao Gálio de número atômico 31. O composto formado será Ga2O3 (Óxido de Gálio).
Justificativa: O Gálio é um metal reativo pertencente à família 3 A. Todos os membros desta família, como o próprio nome indica, possuem 3 elétrons na camada de valência. Sendo assim, podem fazer ligação com 3 átomos de oxigênio.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola