Topo
pesquisar

Exercícios sobre Nomenclatura de compostos com funções mistas

Exercícios de Química

Para realizar a nomenclatura de funções mistas você precisa considerar apenas uma como função principal e somente o sufixo que a caracteriza fará parte do nome. Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
questão 1

O ácido lático recebeu esse nome por ser um composto que é encontrado no leite. Mas, ele também está presente nos músculos. Sua fórmula estrutural está representada abaixo. Qual será o nome oficial do ácido lático?

questão 2

Escreva a fórmula estrutural dos seguintes compostos:

a)      Ácido 2-aminopropanoico (alanina)

b)      Ácido 3-oxo-pentanoico

c)       Ácido 2- hidróxi-butanoico

d)      2-aminobutanal

e)      5-hidróxi-pentanal

f)       1-hidróxi-2-pentanona

g)      3-cloro-cicloexanona

h)      Ácido 4-amino-3-bromo-2-hidróxi-pentanoico

i)        3-bromo-1-butanol

j)        4-amino-3-oxo-butanal

questão 3

Em 2004, os jornais de São Paulo relataram a morte de animais no zoológico da cidade. Após investigações, detectou-se que a morte dos bichos se deu pelo uso de uma substância de uso proibido no Brasil, o monofluoracetato de sódio. Essa substância é um derivado do ácido monofluoracético (ou ácido monofluoroetanoico), que age no organismo dos mamíferos pela inibição da enzima aconitase, bloqueando o ciclo de Krebs e ocasionando a morte. Escreva a fórmula estrutural do ácido monofluoroetanoico.

questão 4

 Podem-se obter, por síntese, três nitrofenois: o orto-nitrofenol (ou 2-nitrofenol), o meta-nitrofenol (ou 3-nitrofenol) e o para-nitrofenol (ou 4-nitrofenol). Por nitração do fenol, obtém-se, em maior proporção, uma mistura de orto e para-nitrofenois.   O meta-nitrofenol é empregado na fabricação de fungicidas, tintas, entre outros produtos. O para-nitrofenol é usado, por exemplo, em tintura para escurecer couro. Escreva as fórmulas estruturais dos três nitrofenois citados.

respostas
Questão 1

O ácido lático possui duas funções: álcool e ácido carboxílico, conforme mostrado abaixo:

O ácido carboxílico tem prioridade sobre o álcool, assim, o sufixo dele (oico, além também da palavra ácido) é que aparecerá no nome do composto. Já o álcool aparecerá como prefixo (hidróxi), como se fosse uma ramificação, sendo necessário indicar o local na cadeia carbônica no qual ele se situa. E o intermediário será a cadeia carbônica, que possui 3 átomos de carbono e somente ligações simples (propano).

Portanto, o nome oficial do ácido lático é ácido 2-hidróxi-propanoico.

Voltar a questão
Questão 2

a)      Ácido 2-aminopropanoico (alanina)

Como aparece a palavra “ácido” e o sufixo oico, há um ácido carboxílico, que é considerado o grupo principal. O infixo propan indica que a cadeia carbônica é formada por 3 átomos de carbono com somente ligações simples entre si. E há mais um grupo funcional que não é o principal, a função amina, que como indica “2-amino” está saindo do carbono 2. Assim, a fórmula estrutural desse composto é a seguinte:

         NH2   O
           │     ║
H3C ─ C ─ C ─ OH
             │
             H

b)      Ácido 3-oxo-pentanoico

Como aparece a palavra “ácido” e o sufixo “oico”, há um ácido carboxílico, que é considerado o grupo principal. O infixo “pentan” indica que a cadeia carbônica é formada por 5 átomos de carbono com somente ligações simples entre si. E há mais um grupo funcional que não é o principal, que é mostrado pelo prefixo “oxo” esse prefixo pode ser um aldeído ou uma cetona, mas nesse caso é uma cetona, pois está saindo do carbono 3. Assim, a fórmula estrutural desse composto é a seguinte:

                      O                O
                       ║                ║
H3C ─ CH2 ─ C ─ CH2 ─C ─ OH
         

c)       Ácido 2- hidróxi-butanoico

Como aparece a palavra “ácido” e o sufixo “oico”, há um ácido carboxílico, que é considerado o grupo principal. O infixo “butan” indica que a cadeia carbônica é formada por 4 átomos de carbono com somente ligações simples entre si. E o prefixo “2-hidróxi” indica que há um álcool, ou seja, uma hidroxila saindo do carbono 2. Assim, a fórmula estrutural desse composto é a seguinte:

                      OH     O
                        │      ║
H3C ─ CH2 ─ CH ─ C ─ OH

d)      2-aminobutanal

O sufixo é “al”, indicando a presença de um aldeído. O infixo “butan” mostra que a cadeia principal possui 4 carbonos e o grupo amina está saindo do carbono 2:

                     NH2      O
                        │        ║
H3C ─ CH2 ─ CH ─ CH

e)      5-hidróxi-pentanal

O sufixo é “al”, indicando a presença de um aldeído. O infixo “pentan” mostra que a cadeia principal possui 5 carbonos e o grupo álcool está saindo do carbono 5, conforme indica o prefixo “hidróxi”:

   OH                                        O
   │                                           ║
H2C ─ CH2 ─ CH2 ─ CH2 ─ CH

f)       1-hidróxi-2-pentanona

O sufixo “ona” indica a presença de uma cetona, saindo do carbono 2. O infixo “pentan” mostra que a cadeia principal possui 5 carbonos e o grupo álcool está saindo do carbono 1, conforme indica o prefixo “hidróxi”:

  OH    O
    │      ║
H2C ─  C ─ CH2 ─ CH2 ─ CH3

g)      3-cloro-cicloexanona

O sufixo “ona” indica a presença de uma cetona. O infixo “cicloexan” mostra que a cadeia principal é fechada e possui 6 carbonos e o halogênio cloro está saindo do carbono 3:

h)      Ácido 4-amino-3-bromo-2-hidróxi-pentanoico

Como aparece a palavra “ácido” e o sufixo “oico”, há um ácido carboxílico, que é considerado o grupo principal. O infixo “pentan” indica que a cadeia carbônica é formada por 5 átomos de carbono com somente ligações simples entre si. E há 3 grupos funcionais que não são os principais, que são uma amina saindo do carbono 4, um bromo saindo do carbono 3 e um álcool no carbono 2. Assim, a fórmula estrutural desse composto é a seguinte:

           NH2     Br     OH     O
             │       │       │      ║
H3C ─ CH ─ CH ─ CH ─ C ─ OH

i)        3-bromo-1-butanol

O sufixo “ol” indica que uma hidroxila (álcool) está saindo do carbono 1. O infixo “butan” mostra que há 4 carbonos na cadeia principal. E tem também um bromo saindo do carbono 3:

   OH                 Br
    │                    │     
H2C ─  CH2 ─ CH ─ CH3

j)        4-amino-3-oxo-butanal

O grupo principal é um aldeído, como indica o sufixo “al”. A cadeia principal possui 4 carbonos, como mostra o infixo “butan”. E existem mais duas funções orgânicas que não são as principais: uma amina saindo do carbono 4 e uma cetona saindo do carbono 3:

   NHO               O
   │      ║                ║
H2C ─C ─CH2─ CH

Voltar a questão
Questão 3

Em razão da presença da palavra “ácido” e do sufixo “oico” sabemos se tratar de um ácido carboxílico. Como o infixo é “etan” sabemos também que na cadeia carbônica há somente dois carbonos e ligação simples entre eles. E o flúor está saindo do carbono2:

Voltar a questão
Questão 4
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola