Topo
pesquisar

Exercícios sobre poliestireno

Exercícios de Química

Estes exercícios sobre o polímero poliestireno abordam as principais características e a forma como esse importante material é produzido. Publicado por: Diogo Lopes Dias
questão 1

O poliestireno é um polímero que foi descoberto em 1839, passando a ser produzido comercialmente em 1930. Ele possui muitas propriedades importantes como o fato de ser de baixo custo, resistente a ácidos, álcalis (bases) e sais, além de ser um ótimo isolante térmico, elétrico e acústico. Ele apresenta ainda uma ampla gama de aplicações, visto que pode ser produzido com tratamentos diferentes e formar três tipos de poliestireno. De uma forma geral, como ele possui vários anéis benzênicos nas suas cadeias poliméricas, têm uma aparência semelhante ao vidro, tendo em vista que esses anéis atraem-se uns aos outros e tornam o plástico mais rígido. Esse empacotamento das cadeias faz com que ele fique transparente e com um alto índice de refração, ou seja, com o brilho parecido com o do vidro. O nome da reação química, para a obtenção do poliestireno, é:

a) copolimerização

b) condensação

c) eliminação

d) adição

e) hidrólise

questão 2

Os símbolos abaixo são muito utilizados para indicar o processo da reciclagem de materiais diversos. Qual deles refere-se exclusivamente à reciclagem do polímero poliestireno?

a)

b)

c)

d)

e)

questão 3

(Fuvest - SP) O monômero utilizado na preparação do poliestireno é o estireno:

O poliestireno expandido, conhecido como isopor, é fabricado polimerizando-se o monômero, misturado com pequena quantidade de um outro líquido. Formam-se pequenas esferas de poliestireno que aprisionam esse outro líquido. O posterior aquecimento das esferas a 90 oC, sob pressão ambiente, provoca o amolecimento do poliestireno e a vaporização total do líquido aprisionado, formando-se, então, uma espuma de poliestireno (isopor). Considerando que o líquido de expansão não deve ser polimerizável e deve ter ponto de ebulição adequado, dentre as substâncias abaixo,

é correto utilizar, como líquido de expansão, apenas:

a) I

b) II

c) III

d) I ou II

e) I ou III

questão 4

(UFGD-MS) O poliestireno, cuja porção da cadeia polimérica é mostrada a seguir, é um polímero utilizado na fabricação de diversos utensílios domésticos, como copos descartáveis, pratos, etc. Quando aquecido na presença de substâncias que liberam gases, forma o isopor, utilizado como isolante térmico e acústico.

Assinale a alternativa que apresenta a estrutura do monômero utilizado na fabricação do poliestireno.

a)

b)

c)

d)

e)

respostas
Questão 1

Letra d). O poliestireno é formado a partir do estireno, conhecido também como vinilbenzeno ou fenileteno:

A presença da ligação pi entre os átomos de carbono da ramificação vinil (H2C=CH) é o fator determinante para a ocorrência de uma reação de adição.

Voltar a questão
Questão 2

Letra e). Os outros símbolos referem-se a:

a- Indica o polímero polietileno de alta densidade.

b- Indica o polímero policloreto de vinila.

c- Indica o polímero polietileno de baixa densidade.

d- Indica o polímero polipropileno.

Voltar a questão
Questão 3

Letra a). De acordo com o texto, o líquido de expansão deve ter temperatura de ebulição adequada, já que o aquecimento é feito até 90 oC para que ocorra a vaporização. Assim, o liquido III já é descartado porque possui um ponto de ebulição muito acima de 90 oC.

Ainda segundo o texto, o líquido de expansão não pode ser polimerizável, e o II sofre polimerização por apresentar ligação dupla. Logo, o que será utilizado é apenas o I.

Voltar a questão
Questão 4

Letra a). Como o polímero é o poliestireno, logo o monômero formador é o estireno, nome dado ao composto fenileteno ou vinil-benzeno, cuja estrutura é:

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola