Topo
pesquisar

Exercícios sobre reações químicas com carbetos

Exercícios de Química

Estes exercícios sobre reações químicas com carbetos abordam os produtos originados por reações de diferentes carbetos com a água. Publicado por: Diogo Lopes Dias
questão 1

A substância química inorgânica que reage muito bem com os carbetos e promove sempre a formação da uma base inorgânica é:

a) ácido sulfúrico

b) ácido clorídrico

c) amônia

d) água

e) sulfeto de hidrogênio

questão 2

Quando reagimos o carbeto de alumínio, cuja fórmula molecular é Al4C3, com a água, são formadas duas substâncias químicas. Quais são elas?

a) Propanol e hidróxido de alumínio

b) Metanol e hidróxido de alumínio

c) Metanol e hidróxido de alumínio

d) Acetileno e hidróxido de alumínio

e) Etanol e hidróxido de alumínio

questão 3

Após realizar um experimento em laboratório, no qual misturou uma substância desconhecida com a água, um químico realizou uma caracterização (análise) dos materiais formados e verificou a presença de gás acetileno. Qual das substâncias químicas abaixo pode ter sido misturada com a água pelo químico?

a) Ca(OH)2

b) CaC2

c) Al4C3

d) Fe4C3

e) Al(OH)3

questão 4

Qual das substâncias inorgânicas a seguir é produzida quando um determinado carbeto reage com a água?

a) Base

b) Ácido

c) Sal

d) Peróxido

e) Óxidos

respostas
Questão 1

Letra d). Os carbetos produzem bases inorgânicas quando reagem com a água. Isso acontece porque a água é a única das cinco substâncias fornecidas no enunciado capaz de oferecer um grupo hidroxila (OH) no meio reacional para que este se ligue ao metal presente no carbeto e forme uma base inorgânica.

Voltar a questão
Questão 2

Letra c). No carbeto de alumínio, Al4C3, o alumínio é um cátion cujo NOX é +3 (é da família IIIA). Por isso, analisando a fórmula do composto e o NOX do alumínio, fica evidente que o índice 4 presente na frente do elemento alumínio é proveniente do carbono. Se o carbono do carbeto em questão apresenta NOX -4 e reage com a água, ele forma obrigatoriamente os produtos metano e hidróxido de alumínio. Veja a equação que representa esse processo químico:

1 Al4C3 + 12 H2O → 4 Al(OH)3 + 3 CH4

Observação: Reações químicas com carbetos inorgânicos jamais originam álcoois, como indicado nas alternativas a, b e e. Acetileno só é formado se o carbono do carbeto apresentar NOX -2.

Voltar a questão
Questão 3

Letra b). A resposta correta é a letra “b” pelo fato de apresentar uma fórmula molecular na qual o carbono apesenta NOX -2. Trata-se, portanto, de um acetileto, que, quando entra em contato com a água, forma o acetileno. As alternativas “a” e “e” estão erradas porque apresentam bases inorgânicas, que não reagem com a água. As letras “c” e “d” estão erradas porque apresentam fórmulas moleculares de metanetos, em que o carbono apresenta NOX -4. Por isso, quando misturados com a água, reagem e formam o metano.

Voltar a questão
Questão 4

Letra a). A única classe funcional inorgânica formada quando um carbeto reage com a água é a base.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola