Topo
pesquisar

Exercícios sobre solubilidade das bases

Exercícios de Química

Estes exercícios sobre solubilidade das bases abordam os critérios estabelecidos para sabermos se uma base é muito, pouco ou nada solúvel em água. Publicado por: Diogo Lopes Dias
questão 1

(UFPB) Entre as bases abaixo, a menos solúvel em água é:

a) Mg(OH)2

b) NaOH

c) NH4OH

d) Ca(OH)2

e) KOH

questão 2

(UFPA) Entre as bases a seguir, indique quais são praticamente insolúveis em água:

I. KOH

II. Mg(OH)2

III. NaOH

IV. Al(OH)3

V. Fe(OH)2

VI. LiOH

a) V e VI

b) IV e VI

c) II, III e IV

d) II, IV e V

e) I, III e VI

questão 3

Quando uma pessoa apresenta azia ou queimação, provocada pela entrada do ácido clorídrico (HCl) proveniente do estômago no interior do esôfago, recomenda-se que ela faça a ingestão de uma base praticamente insolúvel em água para amenizar essa queimação. Qual das bases a seguir poderia ser utilizada para esse fim?

a) Ca(OH)2

b) NaOH

c) Mg(OH)2

d) Sr(OH)2

e) KOH

questão 4

Os critérios sobre a solubilidade das bases são: muito solúvel, pouco solúvel e praticamente insolúvel. Esses critérios estão diretamente relacionados com a família do cátion presente em qualquer base. Assim, qual das bases fornecidas a seguir, ao ser adicionada à água, apresentará uma boa solubilidade?

a) Fe(OH)2

b) AgOH

c) Cr(OH)2

d) Au(OH)3

e) KOH

respostas
Questão 1

Letra a). As bases que possuem elementos da família IA e a base com NH4 são muito solúveis em água, como é o caso das bases das alternativas “a”, “c” e “e”, já que Sódio e Potássio pertencem à família IA e o amônio aparece na base da letra “c”. Quando uma base apresenta elemento da família IIA (alternativas a e d), ela é considerada pouco solúvel. O hidróxido de Magnésio, no entanto, é uma base mais fraca em relação às bases formadas por elementos da família IIA; por isso, ele é uma base ainda muito menos solúvel.

Voltar a questão
Questão 2

Letra e). Para que uma base seja praticamente insolúvel, ela não pode apresentar elementos químicos pertencentes às famílias IA (como os casos do K, Na e Li) e IIA (exceto no caso do Mg, que, por ser base fraca, também é praticamente insolúvel). Por isso, apenas o Mg(OH)2, Al(OH)3 (o Al é da família IIIA) e Fe(OH)2 (o Fe é da família VIIIB) são considerados praticamente insolúveis.

Voltar a questão
Questão 3

Letra c). Para ser considerada praticamente insolúvel, a base não pode possuir o cátion amônio (NH4+) nem elementos das famílias IA e IIA (exceto o magnésio). Sendo assim, a resposta deve ser a letra “c”, pois Ca e Sr pertencem à família IIA; e Na e K pertencem à família IA.

Voltar a questão
Questão 4

Letra e). A base que apresentará uma boa solubilidade na água será o KOH (K pertence à família IA), pois apenas as bases que apresentam elementos da família IA ou o cátion amônio são consideradas muito solúveis em água.

Fe (pertence à família VIIIB);

Ag (pertence à família IB);

Cr (pertence à família VIB);

Au (pertence à família IB).

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola