Topo
pesquisar

Exercícios sobre teoria do octeto

Exercícios de Química

Estes exercícios sobre teoria do octeto abordam como os átomos compartilham ou transferem elétrons para adquirir configuração eletrônica de gás nobre e alcançar a estabilidade. Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
questão 1

(Mackenzie-SP) Para que átomos de enxofre e potássio adquiram configuração eletrônica igual à de um gás nobre, é necessário que:
(Dados: número atômico S = 16; K = 19).

a) o enxofre receba 2 elétrons e que o potássio receba 7 elétrons.

b) o enxofre ceda 6 elétrons e que o potássio receba 7 elétrons.

c) o enxofre ceda 2 elétrons e que o potássio ceda 1 elétron.

d) o enxofre receba 6 elétrons e que o potássio ceda 1 elétron.

e) o enxofre receba 2 elétrons e que o potássio ceda 1 elétron.

questão 2

Seguindo a teoria do octeto, qual íon é formado pelo átomo de cálcio (Ca) para que ele fique mais estável? (Dado: Número atômico do Ca = 20).

a) Ca-3

b) Ca-2

c) Ca-1

d) Ca+1

e) Ca+2

questão 3

A configuração eletrônica do cloro (Z = 17) fica igual à de qual gás nobre quando ele segue a regra do octeto, formando compostos para ficar estável?

a) He.

b) Ne.

c) Ar.

d) Kr.

e) Xe.

questão 4

(U. Católica Dom Bosco-MS) Um elemento de configuração 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5 possui forte tendência para:

a) perder 5 elétrons.

b) perder 1 elétron.

c) perder 2 elétrons.

d) ganhar 2 elétrons.

e) ganhar 1 elétron.

respostas
Questão 1

Alternativa “e”.

A teoria do octeto diz que, para ficar estável, o átomo do elemento deve ficar com oito elétrons em sua camada de valência, adquirindo assim a configuração eletrônica de um gás nobre.

* O enxofre possui 16 elétrons, o que dá a seguinte configuração eletrônica no estado fundamental em ordem de camada eletrônica: 2 – 8 – 6. Portanto, ele tem seis elétrons na camada de valência e precisa receber mais dois elétrons para ficar estável.

* Já o potássio possui 19 elétrons, o que dá a seguinte configuração eletrônica no estado fundamental em ordem de camada eletrônica: 2 – 8 – 8 – 1. Portanto, ele tem 1 elétron na camada de valência, mas tende a perder esse elétron para ficar com a camada anterior, que tem oito elétrons, como sua camada de valência.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “e”.

Visto que o cálcio possui 20 elétrons no estado fundamental, a configuração eletrônica em ordem de camada eletrônica é: 2 – 8 – 8 – 2. Portanto, ele tem dois elétrons na camada de valência, mas tende a perder esses elétrons para ficar com a camada anterior, com oito elétrons, como sua camada de valência.

Visto que os elétrons são negativos, ao perder dois elétrons, o cálcio fica com duas cargas positivas (dois prótons) a mais, por isso, forma-se o cátion Ca+2.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “c”.

O cloro possui 17 elétrons no estado fundamental e sua configuração eletrônica em ordem de camada eletrônica é 2 – 8 – 7. Portanto, ele tem sete elétrons na camada de valência e tende a ganhar 1 elétron para ficar com 8 elétrons na camada de valência. Assim, ele fica com um total de 18 elétrons e sua configuração eletrônica iguala-se à do argônio.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “e”.

Pela configuração 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5, vemos que esse elemento possui sete elétrons (2 + 5) na camada de valência. Então, segundo a regra do octeto, sua tendência é ganhar 1 elétron para ficar com oito elétrons na camada de valência e alcançar a estabilidade.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola