Topo
pesquisar

Exercícios sobre teorias ácido-base

Exercícios de Química

Esta lista de exercícios sobre teorias ácido-base apresenta questões que abordam as teorias de Arhenius, Bronsted-Lowry e Lewis. Publicado por: Diogo Lopes Dias
questão 1

Dadas as espécies químicas a seguir, qual delas pode ser classificada como um ácido de Arrhenius?

a) Na2CO3

b) KOH

c) Na2O

d) HCl

e) LiH

questão 2

(FGV SP) A amônia é um composto muito versátil, pois seu comportamento químico possibilita seu emprego em várias reações químicas em diversos mecanismos reacionais, como em

I- HBr(g) + NH3(aq) → NH4+(aq) + Br(aq)
II- NH3(g) + CH3(g) → CH4(g) + NH2(g)

De acordo com o conceito ácido-base de Lewis, em I a amônia é classificada como _______. De acordo com o conceito ácido-base de Brösnted-Lowry, a amônia é classificada em I e II, respectivamente, como _______ e _______.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas.

a) base … ácido … base

b) base … base … ácido

c) base … ácido… ácido

d) ácido … ácido … base

e) ácido … base … base

questão 3

(FGV SP) A água participa em reações com diversas espécies químicas, o que faz com que ela seja empregada como solvente e reagente; além disso, ela toma parte em muitos processos, formando espécies intermediárias e mais reativas.

I. HNO2 + H2O → NO2 + H3O+
II. NH3 + H2O → NH4+ + OH
III. O2– + H2O → OH + OH

De acordo com a teoria de ácidos e bases de Brönsted-Lowry, a classificação correta da água nas equações I, II e III é, respectivamente:

a) base, base e ácido.

b) base, ácido e ácido.

c) base, ácido e base.

d) ácido, base e ácido.

e) ácido, base e base.

questão 4

(UNIUBE MG) Uma maneira de extração do petróleo atualmente é através do pré-sal, mesmo sendo um método que produz grande poluição devido aos seus muitos derivados, como, por exemplo, o enxofre, o dióxido de carbono e outros gases poluentes. Acredita-se que esses fatores devem ser considerados na decisão de exploração desse tipo de petróleo, pois os benefícios podem significar a contramão do processo de evolução do homem. Outro fator importante é que os oceanos, além das plantas, atuam na retirada do excesso de dióxido de carbono da atmosfera em aproximadamente 30% do que é emitido no mundo anualmente, e podendo interferir na formação de corais, conchas, podendo comprometer a cadeia alimentar dos animais marinhos. O gás carbônico, quando reage com a água, pode formar os seguintes equilíbrios químicos:

CO2(g) + H2O(l) → H2CO3(aq)
H2CO3(aq) + H2O(l) → H3O+(aq) + HCO3(aq)
HCO3(aq) + H2O(l) → H3O+(aq) + CO32–(aq)

Observando essas reações, é possível afirmar que:

I. A água é considerada um ácido de Arrhenius ao interagir com o dióxido de carbono.

II. O H2CO3 é um ácido de Bronsted e Lowry.

III. O íon H3O+ é um ácido conjugado, segundo Bronsted e Lowry.

IV. As espécies na equação química H2CO3 e HCO3- são consideradas, respectivamente, ácido e base conjugada, segundo Bronsted e Lowry.

V. As espécies HCO3 e CO32– podem ser consideradas, respectivamente, ácido e base conjugada, segundo Bronsted e Lowry.

Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:

a) I, II e IV, apenas

b) II, III, e V, apenas

c) I, II, V, apenas

d) I, III, IV e V, apenas

e) II, III, IV e V, apenas

questão 5

Tendo conhecimento sobre a teoria ácido-base de Lewis e considerando as possíveis reações que podem ocorrer entre as espécies, indique quantas das espécies a seguir agem como um ácido ou uma base:

H3O+, H2O, OH e H+

a) Três ácidos e duas bases.

b) Dois ácidos e uma base.

c) Um ácido e uma base.

d) Dois ácidos e duas bases.

e) Um ácido e duas bases.

respostas
Questão 1

Letra d). O HCl é a única espécie que apresenta na sua constituição o hidrogênio ligado a uma ametal ou a um grupo aniônico.

Voltar a questão
Questão 2

Letra b). A amônia é considerada uma base de Lewis por apresentar elétrons livres, pois o N é da família VA (tem cinco elétrons) e utiliza três elétrons nas ligações com os hidrogênios, sobrando assim dois elétrons.

Fórmula estrutural da amônia
Fórmula estrutural da amônia

Já segundo a teoria de Bronsted-Lowry, na equação I, a amônia é uma base porque recebe um H para tornar-se um NH4+; mas, na equação II, ela é um ácido porque doa um H+ e transforma-se em NH2.

Voltar a questão
Questão 3

Letra b). A água é base em I porque recebe um H e transforma-se em H3O+ e ácido em II e III porque doa um H e transforma-se em OH-.

Voltar a questão
Questão 4

Letra e).

O item I está errado porque a espécie só pode considerada um ácido de Arrhenius se produzir um hidrônio (H3O+). Na equação, a H2O forma H2CO3.

Voltar a questão
Questão 5

Letra e).

As bases de Lewis são materiais capazes de doar um par de elétrons. Por conta disso, as espécies H2O e OH- são bases. O H2O é uma base porque o oxigênio, que é da família VIA, tem seis elétrons e utiliza só dois desses elétrons com os hidrogênios, sobrando quatro (dois pares de elétrons). A diferença entre o OH- para o H2O é a ausência de um hidrogênio. Por isso, esse grupo tem seis elétrons livres.

O H+ é um ácido de Lewis porque é capaz de receber um par de elétrons (o + indica que o H não possui nenhum elétron e, como o seu número atômico é igual a 1, pode receber um par de elétrons).

O H3O+ não é nem ácido (não necessita receber um par de elétrons) nem base (doador de par de elétrons).

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola