Topo
pesquisar

Exercícios sobre texto e contexto

Exercícios de Redação

Estes exercícios sobre texto e contexto vão ajudar você a melhorar a interpretação textual dos diversos gêneros textuais. Publicado por: Luana Castro Alves Perez
questão 1

Enem 2012

Verbo ser

QUE VAI SER quando crescer? Vivem perguntando em redor. Que é ser? É ter um corpo, um jeito, um nome? Tenho os três. E sou? Tenho de mudar quando crescer? Usar outro nome, corpo e jeito? Ou a gente só principia a ser quando cresce? É terrível, ser? Dói? É bom? É triste? Ser: pronunciado tão depressa, e cabe tantas coisas? Repito: ser, ser, ser. Er. R. Que vou ser quando crescer? Sou obrigado a? Posso escolher? Não dá para entender. Não vou ser. Não quero ser. Vou crescer assim mesmo. Sem ser. Esquecer.

ANDRADE, C. D. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992.

A inquietação existencial do autor com a autoimagem corporal e a sua corporeidade se desdobra em questões existenciais que têm origem

a) no conflito do padrão corporal imposto contra as convicções de ser autêntico e singular.

b) na aceitação das imposições da sociedade seguindo a influência de outros.

c) na confiança no futuro, ofuscada pelas tradições e culturas familiares.

d) no anseio de divulgar hábitos enraizados, negligenciados por seus antepassados.

e) na certeza da exclusão, revelada pela indiferença de seus pares.

questão 2

Enem 2012

Cartaz afixado nas bibliotecas centrais e setoriais da Universidade Federal de Goiás (UFG), 2011
Cartaz afixado nas bibliotecas centrais e setoriais da Universidade Federal de Goiás (UFG), 2011

Considerando-se a finalidade comunicativa comum do gênero e o contexto específico do Sistema de Biblioteca da UFG, esse cartaz tem função predominantemente

a) socializadora, contribuindo para a popularização da arte.

b) sedutora, considerando a leitura como uma obra de arte.

c) estética, propiciando uma apreciação despretensiosa da obra.

d) educativa, orientando o comportamento de usuários de um serviço.

e) contemplativa, evidenciando a importância de artistas internacionais.

questão 3

Antigamente

Antigamente, os pirralhos dobravam a língua diante dos pais e se um se esquecia de arear os dentes antes de cair nos braços de Morfeu, era capaz de entrar no couro. Não devia também se esquecer de lavar os pés, sem tugir nem mugir. Nada de bater na cacunda do padrinho, nem de debicar os mais velhos, pois levava tunda. Ainda cedinho, aguava as plantas, ia ao corte e logo voltava aos penates. Não ficava mangando na rua, nem escapulia do mestre, mesmo que não entendesse patavina da instrução moral e cívica. O verdadeiro smart calçava botina de botões para comparecer todo liró ao copo d’água, se bem que no convescote apenas lambiscasse, para evitar flatos. Os bilontras é que eram um precipício, jogando com pau de dois bicos, pelo que carecia muita cautela e caldo de galinha. O melhor era pôr as barbas de molho diante de um treteiro de topete, depois de fintar e engambelar os coiós, e antes que se pusesse tudo em pratos limpos, ele abria o arco.

ANDRADE, C. D. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983 (fragmento).

Sobre o fragmento do texto “Antigamente”, de Carlos Drummond de Andrade, é correto afirmar que:

a) A escolha vocabular evidencia o preciosismo na linguagem de Carlos Drummond de Andrade, importante representante do Parnasianismo.

b) O trecho faz uma crítica ao coloquialismo, que prega a informalidade na fala e promove o empobrecimento do léxico da língua portuguesa.

c) É possível perceber no texto a transformação pela qual passou a Língua Portuguesa, evidenciando assim que o idioma é mutável e variável.

d) Para o escritor é importante que os falantes da língua resgatem antigos termos que estão em desuso para promover a preservação do idioma.

questão 4

Disponível em saltoagulha.com. Acesso em 03/06/14
Disponível em saltoagulha.com. Acesso em 03/06/14

Através do uso das linguagens verbal e não verbal, as tirinhas, importante gênero textual, têm como objetivo transmitir uma mensagem para o leitor. Sobre a tirinha do cartunista Laerte, é incorreto afirmar que:

a) Ambos os recursos, visuais e linguísticos, contribuem para a construção de sentidos da tirinha.

b) Os elementos visuais são essenciais para a construção do efeito de humor da tirinha.

c) Pode-se denotar uma crítica contundente ao sistema político brasileiro e à sociedade, que elege um analfabeto como um representante do povo.

d) Pode-se denotar uma crítica à sociedade conservadora, cujos valores estão de acordo com uma maneira retrógrada de pensar.

respostas
Questão 1

Alternativa “a”. As perguntas do enunciador denotam sua inquietação existencial em relação às expectativas relacionadas com o crescimento do indivíduo. É possível observar que existe, por parte do enunciador, um questionamento sobre o padrão corporal imposto, que vai de encontro com a singularidade e autenticidade do sujeito.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “d”. O gênero e o contexto de tal cartaz têm a finalidade principal de orientar o comportamento de usuários de um serviço, o que justifica o uso do modo imperativo do verbo respeitar, por exemplo.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “c”. A escolha vocabular de Carlos Drummond de Andrade foi feita para que o leitor pudesse perceber o quanto a língua portuguesa é variável e o quanto ela sofre transformações ao longo da história.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “c”. Através da linguagem não verbal, podemos compreender a intenção do cartunista, que critica o conservadorismo de boa parte da sociedade brasileira. Não fossem os elementos visuais, o entendimento ficaria comprometido.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola