Patrocínio:

Exercícios sobre Campos

Resolva esta lista de exercícios sobre o bioma Campos no Brasil e no mundo e relembre suas principais características.

Por Paloma Guitarrara
Questão 1

Observe atentamente o mapa abaixo, que exibe, em verde, a localização do bioma que é conhecido como Campos.

Crédito de imagem: Terpsichores / Wikimedia Commons (reprodução)

A respeito da distribuição do bioma Campos na superfície terrestre, assinale a alternativa correta:

A) Os Campos estão presentes em áreas de clima tropical, onde as temperaturas são elevadas.

B) Os Campos são típicos das regiões mais áridas do planeta Terra, caracterizadas pelo calor e pela baixa disponibilidade hídrica.

C) Os Campos se desenvolvem na zona temperada, sendo esse bioma típico do clima mediterrâneo.

D) Os Campos são um bioma de clima subtropical e temperado, com aspectos muito variáveis de temperatura e disponibilidade hídrica.

E) Os Campos são tradicionais da transição entre a zona temperada e a zona polar do planeta Terra, onde as temperaturas são baixas na maior parte do ano.

Questão 2
Crédito de imagem: Terpsichores / Wikimedia Commons (reprodução)

Dos países listados abaixo, qual deles não está na área de ocorrência dos Campos?

A) Rússia

B) Canadá

C) Argentina

D) China

E) Nigéria

Questão 3

O bioma Campos ocorre exclusivamente na zona temperada do planeta Terra. Por causa disso, ele pode ser encontrado de forma predominante em países do Hemisfério Norte, como Canadá, Estados Unidos e Rússia, mas também em algumas localidades do Hemisfério Sul, como na Austrália e também no Brasil. Considerando seus conhecimentos sobre os Campos e os biomas brasileiros, assinale a alternativa correta:

A) Os Campos brasileiros são o Cerrado, distribuindo-se por toda a região central do país.

B) No Brasil, os Campos são chamados de Caatinga.

C) Uma das áreas de ocorrência dos Campos é o estado do Rio Grande do Sul, onde são chamados de Pampas ou Campos Sulinos.

D) Os Campos estão presentes somente na parte sul do estado de São Paulo e no norte do Paraná.

E) Como o Brasil está situado inteiramente na zona tropical do planeta Terra, não é possível identificar a presença do bioma Campos em seu território.

Questão 4

(Unicentro) O bioma dos Campos sulinos é considerado pelo Ministério do Meio Ambiente um bioma de proteção especial, pois é o segundo bioma brasileiro mais degradado, atrás apenas da Mata Atlântica, e já perdeu 92,1 % de sua área original.

O fenômeno de degradação observado neste bioma é chamado arenização, que, segundo a geógrafa Dirce Suertegaray, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ocorre por fatores naturais, devido ao passado climático da região, que já apresentou o clima semiárido há cerca de milhões de anos e pela intensificação de práticas humanas, como a retirada da vegetação original e o agravamento dos processos erosivos. Assinale a alternativa correta correspondente ao fenômeno de arenização.

A) É o resultado do avanço da erosão e do empobrecimento do solo em áreas de clima árido, semiárido ou sub-úmido seco.

B) Ocorre em áreas de clima úmido e com solo arenoso, que, com a retirada da vegetação, perde minerais, dando início ao processo.

C) Ocorre em áreas com uso excessivo de agrotóxicos e fertilizantes.

D) É o resultado do uso indevido do solo, como, por exemplo, sucessivas safras de um mesmo tipo de cultura.

Questão 5

Qual é o tipo de formação vegetal predominante no bioma Campos?

A) Floresta temperada

B) Floresta tropical

C) Pradaria

D) Vegetação complexa

E) Savana

Questão 6

(IF Farroupilha – RS)

“A planura do chão, o tapete sem falha das gramas, a cor verde-paleácea (...) como que derrama o espírito de encontro ao horizonte desconhecido, no qual se apoia o firmamento. As nuvens de bom tempo (...) completam este painel de tintas pálidas, formando um panorama de conjunto tão extenso, tão suave nas transições (...) que sempre de novo ocorre a comparação com o oceano. A Campanha é um oceano, não de água, mas de grama.”

Fonte: Fundação Zoobotânica. RS biodiversidade. Revista Natureza em Revista. Edição Especial. Porto Alegre: Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, 2016.p.38.

De forma poética, o texto revela:

A) o pampa gaúcho como um planalto recoberto por uma densa vegetação florestal.

B) a pecuária extensiva como uma atividade produtiva compatível com a conservação dos ecossistemas campestres.

C) a característica local de clima, topografia e solo como fatores que determinam a fisionomia dos campos naturais no pampa gaúcho.

D) o ambiente pouco diversificado da campanha gaúcha recoberto por vegetação arbórea e constituído por espécies de gramíneas.

E) a região do estado do Rio Grande do Sul cuja característica fisionômica principal é a presença de um sistema lagunar separado por cordões arenosos.

Questão 7

(PUC)

O Bioma Pampa teve 28.610 hectares (ha) queimados entre janeiro e julho de 2022, o que representa aumento de 3.372% (mais 27.780 ha) em relação ao mesmo período do ano passado, apontam dados do Monitor do Fogo do MapBiomas divulgados nesta quinta-feira (18). De acordo com o pesquisador do MapBiomas Eduardo Vélez, o aumento é atípico, já que as queimadas são pouco frequentes. "O Pampa, em comparação com outros biomas, queima pouco", afirma. Ele atribui a situação ao fenômeno La Niña, que provocou período de seca extrema neste verão.

Fonte: LISBOA, Juliana. Bioma Pampa tem aumento nas queimadas em 2022, aponta Monitor do Fogo. G1, 18 ago. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/ noticia/2022/08/18/bioma-pampa-tem-aumento-nas-queimadas-em-2022-aponta-monitor-do-fogo.ghtml . Acesso em: 16 out. 2023. (adaptado)

O evento descrito é considerado atípico para os Pampas devido à:

A) utilização do solo na pecuária.

B) influência da umidade no clima.

C) adaptação da vegetação ao fogo.

D) acumulação de biomassa elevada.

E) intermitência do regime de chuvas.

Questão 8

(Fepse) Devido ao terreno pouco acidentado e à presença de gramíneas, na região dos pampas gaúchos se desenvolveu a criação de gado.

Essa atividade econômica, associada às queimadas provocadas para renovar o campo de pastagem e à expansão da monocultura da soja, vem acelerando o processo de formação de grandes areais na região, um fenômeno conhecido como:

A) Colinas.

B) Coxilhas.

C) Arenização.

D) Plantations.

E) Formações herbáceas.

Questão 9

A imagem abaixo retrata um trecho do bioma Campos em uma região de clima temperado continental dos Estados Unidos, mais precisamente no estado da Dakota do Sul:

Considerando as principais características desse bioma, analise com atenção as afirmativas abaixo e indique a correta.

A) Os Campos no Hemisfério Norte apresentam vegetação herbácea, formada exclusivamente por gramíneas de alto porte, diferente do Hemisfério Sul.

B) O tipo de solo nos Campos dos Estados Unidos é semelhante ao encontrado no território brasileiro, com textura arenosa, raso e rico em nutrientes, facilitando a instalação de cultivos agrícolas.

C) Nos Estados Unidos, os Campos se desenvolvem em áreas que apresentam baixas temperaturas e elevado teor de umidade, diferente do bioma Pampas, no Brasil.

D) Os Campos têm em comum a presença de relevo acidentado e clima quente, tornando o ambiente propenso para o desenvolvimento de cultivos agrícolas, como o do trigo.

E) A biodiversidade dos Campos é menor no Hemisfério Norte devido ao frio extremo que se observa nesse bioma.

Questão 10

Os aspectos físicos dos campos brasileiros, principalmente o seu relevo suave formado por terrenos planos ou ondulados, favorecem algumas atividades econômicas em detrimento de outras. Além da agricultura, a principal atividade econômica desenvolvida nos Campos do Brasil é a(o):

A) pecuária

B) pesca

C) geração de energia hidrelétrica

D) mineração

E) beneficiamento de alimentos

Questão 11

A arenização é um dos problemas ambientais observados nos Campos, identificados na região Sul do Brasil. Junto dela, existem outros fatores que têm causado preocupação quanto à manutenção do equilíbrio ambiental nesse bioma, especialmente quando observamos os Campos sulinos. Um deles é a(o):

A) contaminação do solo por metais pesados.

B) incidência de chuva ácida.

C) compactação do solo.

D) eutrofização dos rios.

E) formação de ilhas de calor.

Questão 12

(Consel) Leia o texto a seguir:

Mais degradado que Cerrado e Amazônia, Pampa é o bioma menos protegido do país A vastidão é o que mais impressiona no Pampa preservado. Para onde quer que se olhe, avistam-se amplos espaços abertos (…) Há também a dramaticidade do céu, onde não raro o azul-celeste dá lugar a pesadas nuvens de chuva que vêm do Uruguai.

Cenas assim, contudo, são cada vez mais raras. “Hoje, o Pampa está muito diferente das suas características originais pela conversão agrícola e pela silvicultura”, alerta Valério De Patta Pillar, professor do Instituto de Biociências da UFRGS.

A vegetação original está intercalada por plantações de arroz e soja na parte sul e por florestas de eucaliptos e pinus nas regiões mais ao leste. Além disso, incentivos à mineração e ao uso intensivo de pesticidas também ameaçam os campos nativos.

Fonte: https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2019/10/degradacao-cerrado-amazonia-pampa-bioma-brasil-rio-grande-do-sul-vegetacao. Acesso em: 03/Out/2019.

Sobre as características originais do Pampa, é possível afirmar que:

A) A vegetação predominante do Pampa é constituída de gramíneas e arbustos, além do relevo nivelado levemente ondulado e clima subtropical.

B) Apresenta área alagada, de onde surgem gramíneas e arbustos, e constituída de clima subtropical.

C) Tem clima tropical, quente e úmido, que lhe propicia uma grande biodiversidade.

D) A vegetação predominante do Pampa é constituída de grandes árvores, além de caracterizar-se pelo relevo ondulado em áreas extensas.

Resposta - Questão 1

Alternativa D.

Os Campos se desenvolvem na zona temperada do planeta Terra, estando presentes em áreas de clima temperado e também clima subtropical. Enquanto no clima temperado os Campos de gramínea podem se manter em áreas com baixa pluviosidade anual (entre 500 e 1000 mm) e temperaturas mais baixas, no clima subtropical eles estão sujeitos a volumes maiores de chuva e elevada amplitude térmica, com verões quentes e invernos muito frios.

Resposta - Questão 2

Alternativa E.

A Nigéria está posicionada na região tropical do planeta Terra, pouco acima da Linha do Equador. O clima predominante no país é quente e úmido, com vegetação formada por florestas, savanas e mangues.

Resposta - Questão 3

Alternativa C.

Os Pampas do Rio Grande do Sul são parte do bioma Campos. Por causa de aspectos como o clima e o tipo de solo, essa é a sua única área de ocorrência no território brasileiro.

Resposta - Questão 4

Alternativa B.

A arenização, processo que tem ameaçado os Pampas (ou Campos Sulinos), acontece em áreas de clima úmido e que apresentam solo com textura arenosa. O uso intensivo do substrato aliado com o desmatamento ocasiona o carregamento da sua camada superficial, desestabilizando sua estrutura e tornando-o mais propenso à erosão.

Resposta - Questão 5

Alternativa C.

Pradaria é um dos nomes dados para a vegetação observada nos Campos. Ela é formada predominantemente por plantas no estrato herbáceo, como as gramíneas.

Resposta - Questão 6

Alternativa C.

O texto descreve, de maneira poética, a paisagem dos campos de gramíneas do Rio Grande do Sul, parte do bioma mundial Campos. Localmente, eles recebem a denominação de Pampas ou Pampa.

Resposta - Questão 7

Alternativa B.

As queimadas são menos recorrentes nos Pampas por causa da umidade do clima subtropical, maior do que em áreas de clima tropical, por exemplo, que é predominante no Cerrado, onde as queimadas acontecem com frequência.

Resposta - Questão 8

Alternativa C.

A arenização é o processo de degradação do solo dos Campos sulinos que tem acontecido por fatores como a ampliação das áreas plantadas com monocultura e, também, ocupadas com pastagem. Ambas as atividades exigem a remoção da cobertura vegetal original e, por conseguinte, deixam o solo desprotegido e suscetível a esse grave problema ambiental.

Resposta - Questão 9

Alternativa B.

Tanto nos Estados Unidos, e nas demais áreas de clima temperado continental, quanto no Brasil, os Campos têm solo raso e arenoso, mas com elevada fertilidade química. É esse aspecto que proporciona o desenvolvimento de cultivos agrícolas, como o da soja e o do trigo.

Resposta - Questão 10

Alternativa A.

A pecuária, sobretudo a modalidade extensiva, é uma das principais atividades econômicas desenvolvidas nos Campos do Brasil.

Resposta - Questão 11

Alternativa C.

A compactação do solo é um problema observado em áreas de pecuária extensiva, como acontece na região dos Campos sulinos ou Pampas. O pisoteio do gado acaba comprimindo o substrato, eliminando poros e impedindo a penetração de água. Com isso, a sua estrutura se torna mais frágil e propensa à erosão.

Resposta - Questão 12

Alternativa A.

O Pampa tem a vegetação herbácea formada, predominantemente, por arbustos e gramíneas. Seu relevo é plano ou suavemente ondulado, e está em uma área de clima subtropical, alternadamente quente e frio, com chuvas bem distribuídas durante o ano.