Exercícios sobre mata de araucárias
Faça esta lista de exercícios sobre a mata de araucárias e relembre as características dessa vegetação que é típica de parte da região Sul do Brasil.
Observe a imagem abaixo. Ela mostra a mata de araucárias, uma vegetação tipicamente brasileira que se desenvolve em condições particulares de temperatura e umidade, motivo pela qual está presente em uma área restrita do país.
Considerando seus conhecimentos sobre a geografia do Brasil, qual é a classificação da mata de araucárias?
a) Bioma.
b) Domínio morfoclimático.
c) Ecossistema.
d) Paisagem natural.
e) Ecótono.
Observe o mapa a seguir, que representa todos os domínios morfoclimáticos do território brasileiro segundo a divisão feita pelo geógrafo e professor Aziz Ab’Sáber:
Qual cor representa a mata de araucárias?
a) Azul.
b) Vermelho.
c) Verde.
d) Amarelo.
e) Cinza.
(Ameosc) Além da marcante presença das matas de araucárias, a vegetação do solo catarinense é, em grande parte, integrante de um dos seis biomas brasileiros. Qual é esse bioma?
a) Pantanal.
b) Pampa.
c) Caatinga.
d) Mata Atlântica.
(EVO – Concursos) “Mata de araucárias: Floresta ________ com predomínio da araucária, típica do sul do Brasil”. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima:
a) ombrófila monofoliar.
b) ambrófila monofoliar.
c) embrófila monofoliar.
d) ombrófila mista.
(FEPESE) A mata de araucárias é uma formação vegetal subtropical de coníferas, sendo conhecida também como mata dos pinhais, pois nela predomina o pinheiro-do-paraná associado a outras espécies como a imbuia, o cedro, o ipê e a erva-mate. O pinheiro é uma espécie que apresenta folhas:
a) mistas.
b) aciculifoliadas.
c) latifoliadas.
d) xerófitas.
e) xerófilas.
(ESA – Adaptada) A mata de araucárias ou mata dos pinhais dominava vastas extensões da região Sul e Sudeste do Brasil. São características dessa vegetação, EXCETO:
a) ser constituída por floresta pluvial subtropical.
b) ocorrer originalmente em terrenos de altitudes médias a elevadas nos planaltos e serras.
c) sua espécie predominante ser conhecida como pinheiro-do-paraná.
d) apresentar folhas aciculifoliadas.
e) ser constituída por vegetação estacional, predominantemente arbustiva.
(Unisc) O domínio dos planaltos de araucárias apresenta, como clima predominante, o __________________. As chuvas ocorrem durante o ano todo; durante o verão, são provocadas pela massa de ar Tropical Atlântica. No inverno, é frequente a penetração da massa Polar Atlântica, ocasionando__________________, precipitação causada pelo encontro da massa quente (mTa) com a fria (mPa). Os índices pluviométricos variam de 1.250 a 2.000 mm anuais.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto:
a) tropical úmido; chuvas convectivas.
b) subtropical úmido; chuvas orográficas.
c) tropical seco-úmido; chuvas de relevo.
d) subtropical úmido; chuvas frontais.
e) equatorial úmido; chuvas térmicas.
(PUC-PR) A mata das araucárias, ou Pinheiro do Paraná, era encontrada com abundância no passado. Atualmente essa vegetação cobre apenas restritas áreas preservadas. A respeito da mata das araucárias, analise as afirmativas a seguir:
I. A mata das araucárias é uma vegetação natural, típica de climas tropicais úmidos. Foi praticamente dizimada no oeste paranaense na década de 80 devido às lavouras de milho.
II. A mata das araucárias, também conhecida como mata dos pinhais, é típica de regiões de clima subtropicais. Essa vegetação aparece muitas vezes associada à erva-mate nativa.
III. A mata de araucária é latifoliada e decídua, sendo que no outono-inverno perde suas folhas.
IV. A mata de araucárias é uma das formações vegetais características do Sul do Brasil, encontrada nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Essa vegetação está condicionada ao relevo, clima e altitude dessas regiões.
É correto o que se afirma APENAS em:
a) I, II e III.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e IV
e) I e IV.
(UFT)
O mapa destaca a área de ocorrência da mata das araucárias que possui as seguintes características:
I. O domínio das araucárias ocorre na região de planaltos e chapadas da bacia do Paraná, onde as altitudes médias variam de 800 a 1.300 metros.
II. Região formada com drenagem proveniente dos rios da Bacia do Paraná e do Uruguai.
III. Por estarem localizadas em biomas de clima temperado com longas de estações de seca, as araucárias são árvores de pequeno porte resultado da deficiência hídrica.
IV. A vegetação é latifoliada na mata das araucárias com três tipos de formações vegetais bem distintas: mata de terra firme, mata de várzea e mata de igapó.
Assinale a alternativa CORRETA.
a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
A mata de araucárias já chegou a recobrir 40% de toda a área do estado do Paraná, mas hoje sua presença foi drasticamente reduzida em toda a região Sul do Brasil por causa da ação humana sobre o meio natural. No referido estado, ela representa apenas 0,8% da área original. Dentre as atividades que ocasionaram a remoção da vegetação nativa desse domínio morfoclimático podemos citar:
a) a abertura de novas áreas mineradoras.
b) a construção de uma barragem hidrelétrica.
c) o interesse das madeireiras devido à alta qualidade da madeira da araucária.
d) o intenso processo de conurbação no interior dos estados do Sul.
e) a ampliação das rodovias e ferrovias da região Sul.
Embora nativa do Brasil, as araucárias também são encontradas em outros países sul-americanos que compartilham condições de solo e de clima semelhantes àquelas observadas nos estados da região Sul. Assim, o pinheiro-do-paraná também é observado no(a):
a) Equador.
b) Venezuela.
c) Panamá.
d) Chile.
e) Peru.
Leia o excerto a seguir sobre o status das araucárias:
“Cientistas soam um novo alarme para o forte encolhimento e extinção de populações do pinheiro brasileiro, em várias regiões do país. A lista de culpados tem o insistente desmatamento e a piora da crise do clima.
A araucária não tem vida fácil. Nas últimas décadas, perdeu quase nove em cada dez hectares da área que naturalmente ocupava em serras do Sul e Sudeste brasileiros e em países vizinhos, como a Argentina.”
BOURSCHEIT, Aldem. Desmate e crise climática podem varrer araucárias de regiões do país. O eco, 02 jan. 2025. Disponível em: https://oeco.org.br/noticias/desmate-e-crise-climatica-podem-varrer-araucarias-de-regioes-do-pais/.
Uma solução para impedir o desaparecimento da mata de araucárias no Brasil é:
a) a adoção do sistema de rotação de culturas.
b) a suspensão das atividades das empresas de papel e celulose.
c) o plantio de novas mudas e a recuperação de áreas devastadas.
d) o isolamento dos espécimes existentes em corredores ecológicos.
e) a garantia de incentivos fiscais para a promoção do corte das araucárias.
Alternativa B.
A mata de araucária é classificada, segundo o geógrafo Aziz Ab’Sáber, como um domínio morfoclimático, sendo delimitada a partir de aspectos semelhantes de vegetação, principalmente, mas também de clima e relevo. Por isso, a mata de araucárias pode ser classificada, também, como um domínio vegetal.
Alternativa B.
A mata de araucárias é um domínio que fica situado na região Sul do Brasil e compreende áreas em seus três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Alternativa D.
A mata de araucárias é um tipo de floresta ombrófila mista pertencente ao bioma Mata Atlântica, que se estende por quase toda a região Sul do Brasil.
Alternativa D.
A mata de araucária é classificada como uma floresta ombrófila mista, marcada pela presença de árvores perenifólias que não perdem as suas folhas durante o ano. A umidade é elevada nesse tipo de floresta, o que se deve ao seu clima chuvoso. No caso da mata de araucárias, estamos falando do clima subtropical.
Alternativa B.
As araucárias são classificadas como aciculifoliadas devido ao formato de suas folhas, que é parecido com o de uma agulha.
Alternativa E.
A mata de araucária é formada por árvores de grande porte, e não por arbustos. Ela é classificada como uma floresta ombrófila mista, e não estacional.
Alternativa D.
Nas matas de araucárias, o clima predominante é o subtropical úmido, marcado pela recorrência da formação de sistemas frontais, especialmente nos meses mais frios do ano, que ocasionam chuvas bem distribuídas durante o ano.
Alternativa B.
Estão corretas as afirmativas II e IV. As afirmativas I e III são incorretas, vamos entender o porquê:
- A mata de araucárias é típicas de climas subtropicais úmidos, e não tropicais.
- Ela não é uma floresta latifoliada decídua, mas, sim, aciculifoliada e classificada como ombrófila mista.
Alternativa A.
As duas primeiras afirmativas estão corretas, enquanto as outras são incorretas.
- III: Incorreta, porque as araucárias são árvores de grande porte que estão localizadas no clima subtropical, que tem chuvas abundantes e bem distribuídas.
- IV: Incorreta, porque a vegetação da mata de araucárias é aciculifoliada, e não há divisão quanto à sua localização. Essa distinção é melhor observada na Amazônia.
Alternativa C.
A extração de madeira, junto com a pecuária, são as duas atividades que ocasionaram a maior degradação da mata das araucárias. A madeira dessa árvore tem aplicação diversa e é reconhecida pela sua elevada qualidade.
Alternativa C.
O plantio de novas mudas e a recuperação das áreas devastadas são medidas importantes para a preservação da mata de araucárias, que teve o seu corte restrito por meio de uma decisão do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) de 2001. Nota-se, além disso, que os corredores ecológicos não têm como função isolar os indivíduos em uma área natural.