Patrocínio:

Exercícios sobre consequências do aquecimento global

Resolva esta lista de exercícios para avaliar seus conhecimentos sobre as consequências do aquecimento global, um tema atual que sempre é cobrado em provas e em vestibulares.

Por Paloma Guitarrara
Questão 1

(Uece) Segundo estudos, o aquecimento global é responsável pelas mudanças climáticas que vêm ocorrendo em todo o planeta, com trágicas consequências ambientais, econômicas e sociais.

No que concerne ao aquecimento global, assinale a afirmação verdadeira.

A) Os países desenvolvidos não são os principais responsáveis pela concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.

B) As consequências do aquecimento global afetarão todos os países, mas as consequências dessas mudanças climáticas não afetarão o meio ambiente e a população do Brasil.

C) Em decorrência do aquecimento global, milhões de pessoas poderão enfrentar fome e racionamento de água, além das consequências do desaparecimento de muitas áreas costeiras pela elevação do nível do mar.

D) O aquecimento global é um fenômeno natural e não tem relação com a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera emitidos pelos países ricos.

Questão 2

(UPE) Apesar de ser um fenômeno natural, os efeitos do El Niño contribuem para o aquecimento significativo da atmosfera, que vai se somar ao aquecimento global causado pelo ser humano. Leia o texto a seguir, sobre o tema.

A Organização Mundial Meteorológica (OMM) afirmou que as temperaturas globais devem bater taxas recordes nos próximos cinco anos por causa dos gases que causam o efeito estufa e do fenômeno El Niño. Há uma probabilidade de 66% de a média anual de aquecimento ultrapassar 1,5°C entre 2023 e 2027. Esse é o limiar de aumento da taxa média de temperatura global estipulado para até o final do século a fim de evitar as consequências da crise climática provocada pelo homem em razão da crescente emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. El Niño: o fenômeno terá grande influência nesse processo e levará as temperaturas globais para patamares desconhecidos.

Disponível em: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2023/05/17/temperaturas-globais-devem-subir-a-niveis recordes-nos-proximos. Acesso em: 20 de junho de 2023. Adaptada.

Sobre as implicações do aquecimento global no planeta, assinale a alternativa CORRETA.

A) Acidificação dos oceanos pela diminuição de CO2 na água.

B) Aumento da capacidade do fitoplâncton em realizar fotossíntese.

C) Atraso da reprodução das plantas, impedindo produção de flores e frutos.

D) Diminuição na quantidade de CO2, alterando a taxa de transpiração das plantas, aumentando a umidade relativa do ar.

E) Perda de florestas tropicais por geração de incêndios florestais.

Questão 3

(UFRGS) O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (http://www.ipcc.ch) é uma das maiores redes globais de cooperação e coordenação de pesquisas sobre mudanças climáticas globais. O aquecimento global é uma das maiores preocupações desse vasto grupo de cientistas do mundo todo.

Considere as afirmações abaixo, sobre as consequências do aquecimento global.

I – O Monte Kilimanjaro na África, porções da Cordilheira dos Andes e da Cordilheira do Himalaia provavelmente perderão a maioria de seu gelo glacial nas próximas duas décadas.

II – A intensidade dos ciclones tropicais, correlacionada à elevação das temperaturas da superfície do mar em regiões tropicais, aumentará.

III – Secas mais longas e intensas, particularmente nos trópicos e subtrópicos, como as regiões do Sahel, Mediterrâneo, África meridional, Oeste dos Estados Unidos, já estão sendo observadas e aumentarão de intensidade.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.

B) Apenas II.

C) Apenas I e III.

D) Apenas II e III.

E) I, II e III.

 

Questão 4

(Unicamp)

Segundo o relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), o ano de 2023 foi o mais quente já registrado. A média global anual foi de 1,45o C acima dos níveis pré-industriais. O relatório chama a atenção para a relação entre esse aumento no aquecimento global e o agravamento das crises socioambientais já existentes.

(Disponível em https://brasil.un.org/pt-br/257750-onu-confirma-que-2023-bate-recorde- -de-temperatura-global. Acesso em 26/09/2024.)

Assinale a alternativa que melhor descreve os impactos provocados pelo aquecimento global.

A) Elevação do nível do mar, aumento da insegurança alimentar e surgimento de refugiados climáticos.

B) Aquecimento dos oceanos, resfriamento das calotas polares e aumento do nível do mar.

C) Catástrofes ambientais, encolhimento na produção das safras agrícolas e redução dos gases de efeito estufa.

D) Derretimento das calotas polares, redução do surgimento de furacões e aumento de picos de calor.

Questão 5

(UEL) O relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), publicado em 2022, traçou um cenário preocupante: as mudanças climáticas já afetam todas as partes do mundo, e impactos muito mais severos podem ocorrer se não forem reduzidas as emissões de gases do efeito estufa pela metade ainda nesta década e se não implementar imediatamente as medidas de adaptação. O infográfico a seguir apresenta dados sobre os riscos associados ao aumento das temperaturas.

Com base no infográfico e nos conhecimentos sobre mudanças climáticas, assinale a alternativa correta.

A) Na comparação dos riscos em relação ao aumento da temperatura de 1,5ºC com 3ºC, haverá um percentual 158% maior para a segurança alimentar, relativo ao custo com adaptação e danos residuais para as principais culturas.

B) Na comparação dos riscos em relação ao aumento da temperatura de 1,5ºC com 2,0ºC, a porcentagem máxima de espécies em risco de extinção em florestas e paisagens apresenta um acréscimo de 4%.

C) O aquecimento global persistirá por séculos e continuará causando mudanças a longo prazo no sistema climático, como aumento dos níveis dos oceanos e impactos associados.

D) Com o aumento de 2º C, o calor extremo pode atingir até 58º C, e até 1,15 milhão de pessoas em zonas áridas expostas a estresse hídrico serão atingidas por secas mais intensas.

E) Provocado pela poluição de metais pesados liberados a partir da queima de combustíveis fósseis, o buraco na camada de ozônio contribui para acelerar as mudanças climáticas.

Questão 6

(Fundep) O século XXI é pautado por discussões sobre os impactos antrópicos no planeta. A preocupação, em nível mundial, com o aquecimento da Terra e os processos potencializadores de mudanças climáticas está no centro da discussão entre líderes mundiais e organizações supranacionais.

São consequências possíveis desses processos, EXCETO:

A) Expansão do espaço de produção de biomassa na zona intertropical que resulta em desflorestamento e maior emissão de gases estufa.

B) Extinção de considerável parcela da biota aquática devido ao aumento na temperatura de oceanos.

C) Intensificação da exploração das rotas comerciais de navegação que utilizam o Oceano Glacial Ártico.

D) Regressão marinha, expondo faixas da plataforma continental com baixo potencial agrícola em médio prazo.

Questão 7

(Uece - CEV)

“O aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão, ou seja, um aumento da temperatura média superficial global, provocado por fatores internos e/ou externos.”

DA COSTA SILVA, Robson Willians; DE PAULA, Beatriz Lima. Causa do aquecimento global: antropogênica versus natural. Terra e Didática, v. 5, n. 1, p. 42-49, 2009.

Considerando o excerto acima, é correto apontar como uma das consequências do aquecimento global:

A) o aumento dos períodos de seca na região Nordeste do Brasil.

B) maior produção de alimentos no mundo devido ao aumento das chuvas.

C) redução da temperatura média global devido ao derretimento do gelo.

D) diminuição das desigualdades sociais entre os países.

Questão 8

(Amauc) Analise a figura abaixo:

O aquecimento global, fenômeno caracterizado pelas alterações climáticas e o aumento da temperatura média do planeta, por fatores naturais ou antrópicos, já tem desencadeado vários desastres ambientais. As consequências do aquecimento global são diversificadas e complexas, podendo gerar danos irreversíveis à humanidade. A charge satiriza uma consequência do grave aumento da temperatura do planeta:

A) O fenômeno do degelo que vem ocorrendo nas calotas polares, causando a elevação do nível dos oceanos.

B) A alteração da temperatura dos oceanos, causando um desequilíbrio ambiental e afetando espécies marinhas.

C) A desertificação do solo causada pela alteração do regime das chuvas e intensificação das secas.

D) O avanço nos vetores de doenças tropicais em razão das temperaturas mais altas.

E) A intensificação da ocorrência de terremotos, associado ao aumento excessivo da temperatura.

Questão 9

(Cesgranrio) Qual dos fenômenos abaixo pode ter seu efeito intensificado nas florestas tropicais pelo aquecimento global?

A) Aumento na camada de ozônio.

B) Chuva ácida.

C) Fragmentação de habitats.

D) Poluição por resíduos industriais.

E) Diminuição das queimadas.

Questão 10

(Furb)

"Mundo registra o dia mais quente já visto, segundo observatório europeu

Junho é o décimo terceiro mês consecutivo de recordes de calor na Terra. Além disso, o mês é o mais quente já registrado globalmente.

O Mundo teve o dia mais quente já registrado neste domingo (21). A informação é do observatório europeu Copernicus e foi divulgada nesta terça-feira (23). Isso aconteceu porque a temperatura média global do ar na superfície atingiu 17,09ºC, calor nunca registrado. O recorde anterior tinha sido também em julho, mas em 2023, quando a temperatura média global foi de 17,08 ºC."

Disponível em: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2024/07/23/mundo-registra-o-dia-mais-quente.ghtml. Acesso em: 25 jul. 2024.

Considerando as informações do texto bem como o conceito de migrantes do clima, analise as afirmações a seguir:

I. O surgimento de migrantes do clima está intimamente ligado a eventos naturais, como enchentes, ciclones e secas, que acabam ganhando contornos extremos por causa do aquecimento do planeta.

II. Os eventos climáticos extremos, como secas extremas ou enchentes, podem transformar a vida dos indivíduos de uma maneira irreversível diante da necessidade de deslocamento para outros lugares, abandonando, assim, os territórios onde residiam.

III. À medida que eventos climáticos extremos e condições ambientais pioram em função do aquecimento global, acabam contribuindo para múltiplas e sobrepostas crises, ameaçando, assim, os direitos humanos, aumentando o nível de pobreza e a perda de meios de subsistência da comunidade diante de deslocamentos forçados.

IV. Diante da emergência climática com os desastres climáticos, a maioria das pessoas, que são forçadas a se deslocarem, mesmo tendo menos condições financeiras, acabam percorrendo longas distâncias até países distantes da sua origem na busca por regiões seguras.

É correto o que se afirma em:

A) IV, apenas.

B) I, II e III, apenas.

C) III e IV, apenas.

D) I e II, apenas.

E) I, II, III e IV.

Questão 11

As secas severas e as grandes inundações, apesar de serem fenômenos opostos, são, ambos, resultantes das mudanças climáticas ocasionadas pelo aumento da temperatura média do planeta Terra que tem acontecido nos últimos dois séculos. Esses impactos do aquecimento global são observados em todo o mundo e têm se tornado cada vez mais recorrentes: basta abrirmos o noticiário para vermos ao menos uma reportagem relacionada com esse tema. Assim, todos os países são afetados: desenvolvidos, emergentes e subdesenvolvidos. A respeito de como os efeitos do aquecimento global são sentidos em cada um deles, assinale a alternativa correta:

A) Os países emergentes são mais afetados do que os países subdesenvolvidos.

B) Os países desenvolvidos detêm menos recursos para lidar com as alterações no clima.

C) A resiliência climática dos países subdesenvolvidos é menor do que a dos demais grupos.

D) Os países emergentes e os países subdesenvolvidos lidam com o aquecimento global da mesma maneira.

E) As catástrofes climáticas afetam mais os países desenvolvidos do que os países subdesenvolvidos.

Resposta - Questão 1

Alternativa C.

A intensificação de fenômenos como secas severas e inundações de grandes dimensões são as responsáveis pela destruição de lavouras e pela escassez de alimentos, o que já vem sendo observado como impacto do aquecimento global. Além disso, o aumento do nível do mar ameaça a existência de cidades costeiras, e até mesmo de países insulares inteiros, como aqueles localizados na região da Polinésia, no Oceano Pacífico.

Resposta - Questão 2

Alternativa E.

O aquecimento global tem ocasionado o aumento das temperaturas em determinados biomas, ao mesmo tempo em que provoca secas severas em algumas áreas e a intensificação de ondas de calor. Todos esses efeitos, juntos, acabam potencializando a ocorrência de incêndios florestais e, por conseguinte, a perda de vegetação, a exemplo das Florestas Tropicais. Nesses ecossistemas, os incêndios florestais e as queimadas têm sido registrados em maior escala nos últimos anos, o que observamos, inclusive, no Brasil.

Resposta - Questão 3

Alternativa C.

Todas as afirmações descrevem corretamente impactos do aquecimento global ao redor do mundo. Esse problema ambiental tem sido o responsável pela intensificação de fenômenos climático-atmosféricos e pela aceleração do derretimento de geleiras. No caso do segundo, seus efeitos poderão ser sentidos a médio e a longo prazo.

Resposta - Questão 4

Alternativa A.

Das alternativas, a alternativa A é a que melhor descreve como o aquecimento global tem afetado o meio ambiente e os seres humanos. O aumento do nível do mar por conta do derretimento das calotas polares, a ampliação da insegurança alimentar resultante da perda de lavouras e os deslocamentos de pessoas em decorrência de secas severas, de chuvas intensas, de ondas de calor e de outras ocorrências fazem com que elas migrem em busca de maior segurança, tornando-se, assim, refugiados do clima.

Resposta - Questão 5

Alternativa C.

A leitura do infográfico e as informações sobre o aquecimento global nos permitem concluir que esse é um problema duradouro e que ocasionará mudanças no clima do planeta Terra por muitos anos, mesmo diante de ações que sejam efetivas para a sua desaceleração e para a recuperação de suas áreas, tendo em vista que ele se desenvolveu ao longo dos séculos. Com isso, seus impactos serão percebidos por meio do derretimento de geleiras, do aumento do nível dos oceanos, da intensificação de secas, entre outras coisas.

Resposta - Questão 6

Alternativa D.

A regressão marinha não é um processo esperado como consequência do aquecimento global. Na realidade, uma possível consequência é o aumento do nível dos oceanos e a inundação de áreas costeiras.

Resposta - Questão 7

Alternativa A.

A região Nordeste, mais precisamente a sub-região do Sertão, já é acometida por secas periódicas. Com as alterações provocadas pelo aquecimento global, essas estiagens podem se tornar mais longas e mais recorrentes, afetando diretamente a produção de alimentos, a manutenção de rebanhos e, sobretudo, a vida da população, aprofundando as desigualdades já existentes.

Resposta - Questão 8

Alternativa A.

A charge satiriza a elevação do nível dos oceanos que é resultante do aumento da velocidade de derretimento do gelo nos polos do planeta Terra, o que, a longo prazo, tende a afetar cidades costeiras e áreas litorâneas.

Resposta - Questão 9

Alternativa C.

Dentre os efeitos listados, a fragmentação de habitats é aquele que pode ser intensificado nas florestas com o aquecimento global como resultado da intensificação de fenômenos climáticos e atmosféricos que ocasionam a destruição da floresta e a fragmentação de habitats.

Resposta - Questão 10

Alternativa B.

As três primeiras afirmativas estão corretas. A IV é incorreta porque as pessoas com menos condições financeiras, ou aquelas que vivem em países subdesenvolvidos, não conseguem sair de suas residências para buscar abrigo, haja vista a ausência de recursos para tal. Por isso, elas são as mais afetadas pelos impactos do aquecimento global e das mudanças climáticas. Esse tema é amplamente debatido quando se fala em justiça climática e em racismo ambiental.

Resposta - Questão 11

Alternativa C.

Todos os grupos de países são afetados pelo aquecimento global. No entanto, suas consequências são mais danosas nos países subdesenvolvidos, que apresentam menor resiliência climática pela ausência de recursos para serem direcionados aos impactos desse problema ambiental. Por isso, o financiamento climático é uma pauta tão discutida nas conferências ambientais, como a COP.