Exercícios sobre carvão mineral
Resolva esta lista de exercícios sobre carvão mineral e teste seus conhecimentos sobre um importante combustível fóssil de origem vegetal ainda muito utilizado em todo o mundo.
(Uece)
“O carvão é uma rocha sedimentar combustível, formada a partir do soterramento e compactação de uma massa vegetal em ambiente anaeróbico, em bacias originalmente pouco profundas. [...] À medida que a matéria orgânica vegetal é soterrada, inicia-se o processo de sua transformação em carvão, devido principalmente ao aumento de pressão e temperatura aliados à tectônica.”
Taioli, F. Recursos Energéticos. Decifrando a Terra. Teixeira, W. et al. São Paulo. Oficina de Textos. 2000.
O carvão mineral é utilizado como recurso energético há milênios, contudo, sua exploração e utilização apresentam algumas particularidades como o(a):
A) facilidade de exploração e de tratamento dos rejeitos.
B) seu significativo potencial poluidor.
C) baixo impacto ambiental decorrente do seu uso.
D) possibilidade de alcalinização dos recursos hídricos.
(Unespar) O carvão mineral é a terceira fonte de energia mais consumida no Brasil atualmente. O petróleo e a eletricidade ocupam o primeiro e segundo. Importante fonte de energia para a primeira Revolução Industrial. As principais jazidas brasileiras se encontram no Sul e a nossa produção é sempre pequena e insuficiente para atender o consumo interno.
Assinale a alternativa que apresenta razões que não explicam a baixa produtividade do carvão no Brasil.
A) Baixa qualidade do carvão e elevado teor de impurezas;
B) Falta de investimentos em tecnologia de exploração e beneficiamento;
C) As jazidas se encontram em camadas pouco espessas e descontínuas;
D) Deficiência de transportes entre as áreas produtoras e consumidoras;
E) O estrato geológico brasileiro é constituído exclusivamente por rochas magmáticas.
(Fatec) Um dos recursos minerais de maior importância histórica é o carvão mineral.
Analise as afirmações a respeito de sua formação e de sua produção.
I. O carvão mineral pode ser obtido através da queima de árvores e da exploração de reservas soterradas de rocha carbonífera.
II. Trata-se de uma rocha sedimentar cuja formação iniciou-se há milhões de anos, a partir da decomposição de materiais orgânicos, como troncos e galhos, que se misturaram ao solo.
III. A formação do carvão extraído atualmente ocorreu especialmente nas grandes florestas pantanosas da Europa, da Ásia e da América do Norte.
São afirmações válidas:
A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e III apenas.
D) II, apenas.
E) III, apenas.
(Urca)
O carvão mineral é utilizado há mais de 2.000 anos, desde a época da ocupação romana da Inglaterra, quando era usado para aquecer as casas dos romanos. No entanto, sua importância maior surgiu com o desenvolvimento das máquinas a vapor, graças a seu alto conteúdo energético e sua grande disponibilidade na Europa e Ásia, e posteriormente no nordeste dos Estados Unidos. Ainda hoje é um componente importantíssimo na matriz energética (conjunto de fontes de energia que abastecem um país) de diversos países, por exemplo, Estados Unidos e China.
Fonte: TEIXEIRA, W. [et al.]. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000, p. 472.
Considerando a fonte energética destacada no texto é correto afirmar que:
A) Por ser uma rocha vulcânica, formada a partir da solidificação do magma, o carvão mineral favorece a formação de solos extremamente férteis.
B) As principais matérias-primas para a formação do carvão mineral são os zooplânctons e os fitoplânctons.
C) Ao depender das condições de pressão e de temperatura, e do tempo de atuação, o carvão mineral pode gerar petróleo e gás natural.
D) À medida que a matéria vegetal é soterrada, inicia-se o processo de transformação do carvão mineral, devido principalmente ao aumento da pressão e da temperatura.
E) A exploração e a utilização do carvão mineral não geram impactos ambientais negativos.
(IFRS)
O carvão mineral em uso no Brasil tem duas origens: o carvão vapor (energético), que é nacional e tem cerca 90% do seu uso na geração elétrica, e o carvão metalúrgico, importado para produzir o coque, especialmente usado na indústria siderúrgica. O carvão nacional é de baixa qualidade com impurezas de óxidos de enxofre que podem atingir até 7%. O carvão mineral manteve em 2004 a participação de 6,7% na matriz energética brasileira, sendo um quarto desse total de origem nacional.
(Fonte: GOLDEMBERG, J.; LUCON, O. Energia e Meio Ambiente no Brasil. Estudos Avançados (online). 2007. v. 21, n. 59, p. 07-20. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v21n59/a02v2159.pdf)
Quanto à exploração e uso do carvão mineral no Brasil assinale com (V) para Verdadeiro e (F) para Falso:
( ) O estado de Santa Catarina é o maior produtor brasileiro de carvão mineral e seu uso dá-se para geração de energia elétrica nas termelétricas ou para siderúrgicas sendo misturado ao carvão mineral importado.
( ) O estado do Rio Grande do Sul possui as maiores reservas nacionais de carvão mineral.
( ) O carvão mineral extraído no estado de Santa Catarina é de melhor qualidade que o carvão mineral extraído no estado do Rio Grande do Sul.
( ) Os depósitos de carvão mineral são encontrados em regiões de afloramento de rochas cristalinas.
( ) Na Depressão Periférica do Rio Grande do Sul estão depositadas as rochas sedimentares do Carbonífero e Triássico (300-200 milhões de anos), que constituíram os grandes depósitos carboníferos gaúchos.
Assinale a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:
A) V – F – V – V – V
B) F – V – F – F – V.
C) F – V – F – F – F.
D) V – V – V – F – V.
E) V – F – V – V – F.
(Fundatec) Entre as fontes energéticas utilizadas no Brasil, está o carvão mineral. Sobre o carvão mineral, analise as assertivas abaixo:
I. O carvão mineral é produzido no Brasil a partir de depósitos na Bacia do Paraná, principalmente nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
II. A geração de chuva ácida não é um problema ambiental decorrente da mineração do carvão.
III. A mineração do carvão provoca outros problemas ambientais, além da acidificação dos rios, tais como: poluição dos solos, degradação da paisagem e rebaixamento do nível freático.
Quais estão corretas?
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas I e II.
D) Apenas I e III.
E) I, II e III.
(Ameosc) A produção de carvão mineral é destinada para a geração de energia termelétrica e como matéria-prima principal para as indústrias siderúrgicas. No Brasil, um dos estados que mais produz este produto é:
A) Minas gerais, no quadrilátero ferrífero.
B) Bahia, em Caravelas.
C) Mato Grosso, no Araguaia.
D) Santa Catarina, no vale do Tubarão.
(Ufam) Em relação ao carvão mineral, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Atualmente, o maior produtor mundial de carvão é a China.
B) O carvão mineral é um combustível fóssil com a maior disponibilidade do mundo.
C) O carvão mineral é formado a partir da carbonização da lenha durante milhões de anos.
D) O principal uso da combustão direta do carvão mineral é na geração de eletricidade, por meio de usinas termoelétricas.
E) As maiores jazidas brasileiras de carvão mineral situam-se nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
(Fatec) O carvão mineral é a segunda fonte de energia mais usada no planeta, representando mais de 30% do consumo energético mundial. Sobre essa fonte de energia, podemos afirmar corretamente que é:
A) conseguida a partir da destilação do petróleo e do gás liquefeito
B) considerada limpa, pois é transformada por meio de fissão nuclear
C) obtida pela queima de troncos e de galhos de árvores extraídas de áreas tropicais.
D) de origem metamórfica, cuja formação se iniciou há milhões de anos a partir do soterramento de materiais inorgânicos.
E) de origem sedimentar, pois é uma rocha resultante de um processo de milhões de anos, quando formações florestais foram soterradas.
(Fundatec) Carvão mineral, carvão fóssil ou carvão de pedra é um material combustível fóssil natural, extraído da terra por meio do processo de mineração. Originou-se de forma desigual nas diferentes regiões a partir de troncos, raízes, galhos e folhas de árvores gigantes que se formaram há cerca de 250 milhões de anos em pântanos rasos. Sabendo disso, assinale a alternativa que apresenta os tipos de carvão mineral existentes em ordem crescente de menor para maior grau de pureza.
A) Hulha, turfa, antracito e linhito.
B) Turfa, linhito, hulha e antracito.
C) Linhito, turfa, antracito e hulha.
D) Turfa, hulha, linhito e antracito.
E) Antracito, turfa, linhito e hulha.
(Mackenzie)
Fonte: Batista, Mário Benjamin. Conjuntura do Carvão Nacional, in Brasil potência.
Observe o mapa, em seguida, analise as proposições. Todas estão corretas, EXCETO o que se afirma em:
A) O carvão mineral é uma rocha sedimentar combustível. Não somente o Brasil mas todo o Hemisfério Sul é pobre nesse recurso.
B) A principal área de ocorrência desse mineral no Brasil é a região Sul; sobretudo, na bacia Sedimentar do Paraná, formada por terrenos que datam do início da Era Paleozoica.
C) As jazidas carboníferas encontradas no Brasil, apesar de extensas, não apresentam alto teor calorífico. Sendo assim, o tipo mais comum encontrado é o antracito.
D) O Estado de Santa Catarina abriga as jazidas carboníferas que apresentam melhor qualidade e, portanto, maior aproveitamento industrial.
E) O carvão mineral brasileiro antes de ser utilizado em metalúrgicas e siderúrgicas, deve passar por processos de purificação e ainda ser misturado ao mesmo mineral importado.
(IFMT) Gramoteino, Rússia – Ao menos 11 pessoas morreram e 46 estão desaparecidas após um acidente nesta quinta-feira (25) em uma mina de carvão na Sibéria, o mais recente caso de tragédia neste setor na Rússia.
Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2021/11/4965772-acidente-em-mina-de-carvao-na-siberia-deixa-6-mortos-e-49-desaparecidos.html (postado em 25/11/2021 09:13 / atualizado em 25/11/2021 09:27).
A exploração do carvão mineral é uma atividade que marcou a história da humanidade, não somente pela condição econômica, mas também por notícias como a apresentada acima. Essa exploração, além de provocar perdas humanas, geralmente de forma trágica, representa um grande problema no que se refere às questões ambientais. Sobre o carvão mineral e sua exploração, marque a alternativa incorreta.
A) O carvão mineral é uma rocha sedimentar formada pelo soterramento e compactação de vegetais em ambientes anaeróbicos, passando por um lento processo de formação, a partir do aumento da pressão e da temperatura.
B) No período Carbonífero da era Paleozoica (aproximadamente 350 milhões de anos atrás), o clima existente em certas regiões do hemisfério meridional possibilitou o desenvolvimento de exuberantes florestas cujos restos vegetais soterrados ao longo do tempo deram origem ao carvão, sendo por isso que, até os dias de hoje, há a predominância desse minério nesse hemisfério.
C) Sua utilização como recurso energético é antiga, pois os romanos usavam-no para aquecer suas casas. Entretanto, seu uso se intensificou a partir do século XVIII, sendo o recurso energético adotado na primeira fase da Revolução Industrial, na Inglaterra.
D) Dentre os muitos países que utilizam o carvão mineral como fonte de energia, a China é um país altamente dependente dessa fonte, tendo milhares de minas em seu território, muitas funcionando em péssimas condições, responsáveis anualmente pela morte de milhares de mineiros que ficam soterrados ou se queimam em explosões.
E) A existência de carvão mineral no Brasil é conhecida desde o século XIX, através dos tropeiros que viajavam pela região Sul, mas sua exploração ganhou impulso a partir da Segunda Guerra Mundial, pela necessidade de substituir combustíveis importados (derivados de petróleo).
Alternativa B.
O carvão mineral é um combustível fóssil, sendo ele um dos principais responsáveis pela emissão de gases poluentes na atmosfera, como o dióxido de carbono (CO2).
Alternativa E.
O fato de a estrutura geológica brasileira ser formada por rochas magmáticas não explica a qualidade do carvão mineral, uma rocha sedimentar. Na realidade, o teor de impurezas, a localidade das jazidas e aspectos relacionados à sua exploração são os fatores que nos auxiliam a entender a baixa produtividade desse combustível fóssil no país.
Alternativa C.
As afirmações II e III são válidas e descrevem o processo de formação e de extração do carvão mineral. A afirmação I, no entanto, não está correta. A queima de árvores não resulta na obtenção de carvão mineral, mas, sim, de carvão vegetal.
Alternativa D.
O carvão mineral é um tipo de rocha sedimentar formada a partir da deposição e do soterramento de matéria orgânica de origem vegetal, como folhas, troncos e galhos. É justamente o acúmulo de sedimentos e o consequente aumento da pressão e da temperatura que originam os diferentes tipos de carvão mineral.
Alternativa D.
Todas as alternativas são verdadeiras, com exceção da penúltima. A quarta afirmativa é falsa porque o carvão mineral não é encontrado em afloramentos de rochas cristalinas, visto que ele é um tipo de rocha sedimentar.
Alternativa D.
Estão corretas as afirmativas I e III. A afirmativa II é incorreta porque o carvão mineral está, sim, associado com a chuva ácida. A mineração do carvão e a sua queima enquanto combustível fóssil são, ambas, atividades que emitem gases poluentes para a atmosfera, os quais são responsáveis pelo fenômeno da chuva ácida.
Alternativa D.
A região Sul do Brasil é a principal área produtora de carvão mineral no país, destacando-se os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Em conjunto, eles respondem por quase 90% da produção nacional de carvão mineral.
Alternativa C.
A carbonização da lenha não é o processo de origem do carvão mineral, mas, sim, do carvão vegetal. O carvão mineral é formado pela decomposição e pelo soterramento da matéria orgânica de origem vegetal.
Alternativa E.
O carvão mineral é uma rocha sedimentar formada no decorrer de milhões de anos, sendo ele o resultado do soterramento de matéria orgânica de origem vegetal em ambientes superúmidos e da sua gradativa decomposição.
Alternativa B.
A turfa é o tipo de carvão mineral que contém menor teor de carbono e, por isso, menor grau de pureza. Na sequência estão linhito e hulha. O antracito é o carvão mineral com maior teor de carbono, que chega a 96%.
Alternativa C.
O carvão mineral encontrado no Brasil é caracterizado por seu baixo poder calorífico e por seu maior teor de impurezas, motivo pelo qual ele não pode ser classificado como antracito. O antracito é o carvão mineral com menor teor de impureza, sendo ele formado por 96% de carbono aproximadamente.
Alternativa B.
As maiores reservas de carvão mineral existentes, hoje, estão localizadas no Hemisfério Norte (ou Setentrional) devido ao clima que era observado naquela região há mais 300 milhões de anos, período em que teve início o processo de formação desse combustível fóssil.