Patrocínio:

Exercícios sobre problemas ambientais rurais

Esta lista de exercícios será uma excelente ferramenta para você testar seus conhecimentos sobre os problemas ambientais rurais.

Por Larissa Mesquita
Questão 1

Os problemas ambientais verificados no campo são provocados por vários fatores ligados à exploração intensiva dos recursos naturais. Além do desenvolvimento do agronegócio, são causas dos problemas ambientais, exceto:

A) uso intensivo de produtos químicos nas lavouras comerciais.

B) queimadas e desmatamento para introdução da agropecuária em novas áreas.

C) compactação dos solos pelo uso maciço de máquinas agrícolas de grande porte.

D) grande lançamento de poluentes atmosféricos pela agricultura.

E) mineração e garimpo.

Questão 2

 O uso intensivo de produtos químicos nas lavouras comerciais é um dos principais elementos da modernização da agricultura. Combater pragas, encurtar ciclos de cultivos e melhorar a qualidade dos elementos produzidos são benefícios obtidos por meio da introdução de químicos na agricultura. Por outro lado, os efeitos negativos da massificação de produtos químicos são crescentes em todo o mundo. Marque a alternativa que indica um efeito negativo da utilização de produtos químicos nas lavouras e que esteja diretamente ligado aos recursos hídricos:

A) evaporação de substâncias químicas que geram chuvas poluidoras.

B) contaminação dos lençóis subterrâneos pelas substâncias utilizadas nas lavouras e que são carregadas pelas chuvas e sistemas de irrigação.

C) lançamento de poluentes nos rios pela evaporação das substâncias que são deslocadas das lavouras pelos ventos.

D) poluição dos solos pelas plantas, que recebem os produtos químicos, durante sua decomposição.

E) poluição atmosférica produzida pelo lançamento de produtos químicos por aeronaves específicas para esse trabalho. 

Questão 3

A pecuária é uma das atividades mais tradicionais do Brasil desde o processo de colonização. A criação extensiva, desenvolvida com gado criado solto na pastagem, é o modelo mais praticado no Brasil, mas cresce, também, o sistema intensivo, cuja principal característica é a criação do gado confinado, em pequenos espaços. Em ambos os sistemas, um dos impactos negativos específicos é produzido diretamente no solo. O problema ambiental em questão é:

A) infertilidade do solo pelo uso de produtos químicos.

B) lixiviação em função da água das chuvas.

C) laterização pela retirada da vegetação.

D) compactação do solo pelo pisoteio dos animais.

E) esgotamento do solo pela prática de monoculturas.

Questão 4

A imagem retrata um dos principais problemas ambientais verificados nos solos em ambientes rurais:

Trata-se de um problema que se caracteriza pela formação de uma crosta ferruginosa nas camadas mais superficiais dos solos. Resulta diretamente do processo de intemperismo químico, especialmente em regiões de clima com períodos de chuvas alternados (estação seca seguida por estação chuvosa). O problema ambiental em questão é:

A) compactação.

B) laterização.

C) lixiviação.

D) infertilidade.

E) poluição do solo.

Questão 5

A lixiviação dos solos é um problema ambiental presente nas áreas rurais de países onde as chuvas ocorrem com frequência, como o Brasil. A lixiviação é definida pela retirada das camadas superficiais dos solos pela água das chuvas. O processo é potencializado pela ação antrópica nas práticas da agropecuária. Assinale a alternativa que indica uma ação que acelera o processo de lixiviação:

A) Uso de sistemas de irrigação.

B) Compactação dos solos.

C) Laterização.

D) Uso de máquinas agrícolas.

E) Retirada da vegetação que protege o solo.

Questão 6

O crescimento da agropecuária no Brasil e no mundo está diretamente ligado ao processo de desmatamento de florestas e demais tipos de vegetações. A retirada da vegetação original é o primeiro impacto produzido no campo pelas atividades do setor primário. As alternativas apontam impactos ambientais desenvolvidos pelo desmatamento, exceto:

A) perda de flora e fauna locais.

B) compactação dos solos.

C) redução da infiltração das águas das chuvas.

D) aumento dos processos erosivos.

E) assoreamento dos rios.

Questão 7

A erosão dos solos, um dos principais impactos ambientais verificados no campo, pode ser evitada e minimizada por meio do desenvolvimento de técnicas simples, popularizadas e utilizadas mundialmente ao longo de vários séculos. A imagem representa uma dessas técnicas conhecidas:

A técnica representada consiste em:

A) curvas de nível.

B) rotação de cultivos.

C) hidroponia.

D) monoculturas comerciais.

E) mecanização.

Questão 8

A mineração, uma importante atividade desenvolvida no setor primário, é responsável pelo desgaste ambiental notório, especialmente se praticada de forma ilegal. Marque a alternativa que expressa dois impactos ambientais diretos provenientes da mineração:

A) Lixiviação e laterização.

B) Desmatamento e poluição das águas pelo uso de produtos químicos, especialmente o mercúrio.

C) Desmatamento e compactação dos solos.

D) Poluição atmosférica e poluição dos solos pelo uso de agrotóxicos.

E) Assoreamento dos rios e erosão dos solos.

Questão 9

(Enem)

A agropecuária é uma das atividades humanas que causam maior impacto sobre o ambiente natural, alterando o equilíbrio ecológico e diminuindo a biodiversidade nos biomas. Dos seis biomas encontrados em território nacional, o que mais sofre pressão dessa atividade é o Pampa, que tem 71% da sua área ocupada com estabelecimentos agropecuários.

Disponível em: http://saladeimprensa.ibge.gov.br. Acesso em: 7 nov. 2014.

Um impacto ambiental que vem se processando no Sul do Brasil em função dos excessos praticados pela atividade econômica descrita é a:

A) uniformização da cobertura vegetal.

B) arenização dos solos regionais.

C) alteração da incidência solar.

D) eutrofização dos cursos de água.

E) ampliação das queimadas controladas.

Questão 10

(Enem)

SOUSA, M. Disponível em: www.turmadamonica.com.br. Acesso em: 16 abr. 2015.

A ironia expressa na tirinha representa uma crítica à seguinte relação entre sociedade e natureza:

A) Perseguição étnica indígena.

B) Crescimento econômico predatório.

C) Modificação de práticas colonizadoras.

D) Comprometimento de jazidas minerais.

E) Desenvolvimento de reservas extrativistas.

Questão 11

(Enem)

A erosão laminar tem origem na desagregação e movimentação de pequenas partículas do solo causadas pela ação da água. Para evitá-la, deve-se eliminar o desprendimento causado pelas gotas das chuvas que golpeiam o terreno.

ROCHA, J. S. M. Educação ambiental técnica para os ensinos fundamental, médio e superior. Santa Maria: Imprensa Universitária, 1999 (adaptado).

O processo erosivo descrito no texto é minimizado pela:

A) inserção de pecuária extensiva.

B) manutenção da cobertura vegetal.

C) alteração da declividade do relevo.

D) construção de barreiras de contenção.

E) instalação de medidores pluviométricos.

Questão 12

(Enem)

Segundo o pensamento religioso de Padre Cícero Romão Batista (1844-1934), a ação humana do camponês sobre a natureza deveria seguir alguns princípios norteadores, os quais ficaram conhecidos na cultura popular brasileira como “os preceitos ecológicos do Padre Cícero”. Dentre esses preceitos, destaca-se: “Não plante em serra acima, nem faça roçado em ladeira muito em pé: deixe o mato protegendo a terra para que a água não a arraste e não se perca a sua riqueza.”

FIGUEIREDO, J. B. A. Educação ambiental dialógica: as contribuições de Paulo freire e a cultura popular nordestina. Fortaleza: UFC, 2007.

Comparando o pensamento do Padre Cícero com o atual conhecimento científico, pode-se encontrar elementos de convergência, já que a prática citada contribui primariamente para evitar a/o:

A) erosão.

B) salinização.

C) eutrofização.

D) assoreamento.

E) desertificação.

Resposta - Questão 1

Alternativa D

Todas as alternativas indicam corretamente causas dos problemas ambientais verificados no ambiente rural, exceto a alternativa D, pois embora gere grandes problemas ambientais, a agricultura não pode ser associada a grandes lançamentos de poluentes na atmosfera terrestre.

Resposta - Questão 2

Alternativa B

A principal consequência do uso de produtos químicos em lavouras comerciais é a contaminação dos lençóis freáticos que recebem os poluentes pela água das chuvas ou dos sistemas de irrigação. As partículas se infiltram nas camadas superficiais do solo e são carregadas pela água até os reservatórios subterrâneos.

Resposta - Questão 3

Alternativa D

O pisoteio do solo pelos animais é um dos maiores impactos ambientais produzidos pela pecuária. A compactação torna difícil o processo de infiltração da água das chuvas, além de tornar o solo impróprio para o desenvolvimento de cultivos ou mesmo de pastagem.

Resposta - Questão 4

Alternativa B

A laterização é um problema ambiental verificado no ambiente rural e se caracteriza pela formação de lateritas na superfície do solo, tornando-o impróprio para cultivos e pastagens. Pode ocorrer de forma natural por meio do intemperismo, mas a retirada constante da vegetação acelera o processo.

Resposta - Questão 5

Alternativa E

A vegetação é a grande proteção natural dos solos. A retirada da cobertura vegetal para a prática da agropecuária é o primeiro passo no processo de lixiviação. A água das chuvas retira a camada mais superficial dos solos com facilidade sem a vegetação, promovendo a lixiviação.

Resposta - Questão 6

Alternativa B

A retirada da vegetação original, ou seja, o desmatamento que precede as atividades da agropecuária, produz uma série de impactos ambientais: perda de fauna e flora, possibilidade de erosão dos solos que estão desprotegidos, assoreamento dos rios pelo lançamento dos sedimentos da erosão e redução da infiltração das águas das chuvas.

A vegetação é o grande protetor dos solos, e sua retirada desencadeia uma série de alterações ambientais em diversos pontos do ecossistema local. A compactação dos solos é produzida pelo uso de máquinas agrícolas de grande porte e pelo pisoteio dos animais da pecuária.

Resposta - Questão 7

Alternativa A

A imagem retrata a técnica do plantio em curvas de nível, uma técnica antiga e utilizada em todos os continentes do mundo a fim de minimizar os impactos da erosão em ambientes rurais. Consiste em plantar obedecendo a inclinação do relevo, em degraus, para que a força da água das chuvas não produza desgaste acelerado nos solos.

Resposta - Questão 8

Alternativa B

A mineração exige limpeza prévia das áreas que serão exploradas. A mineração ilegal, em especial, que envolve a exploração de minérios valiosos, como o ouro, utiliza produtos químicos com alto poder de poluição, com destaque para o mercúrio, que produz desgaste dos cursos de água em larga escala.

Resposta - Questão 9

Alternativa B

Na região Sul do Brasil, o problema da arenização dos solos é uma realidade. O impacto verificado especialmente no bioma do Pampa caracteriza-se pelo desgaste das áreas superficiais dos solos pela prática da agropecuária sem cuidados técnicos e o afloramento de camadas de areia presentes nas camadas abaixo da superfície. A arenização torna o solo infértil, logo impróprio para a prática de atividades rurais.

Resposta - Questão 10

Alternativa B

O desmatamento é um processo que acompanha o desenvolvimento da agropecuária e mineração. O crescimento desenfreado das atividades econômicas desenvolvidas no ambiente rural produz desmatamento no cenário do crescimento econômico feito de forma predatória, sem sustentabilidade.

Resposta - Questão 11

Alternativa B

A vegetação é a grande proteção natural dos solos. As raízes dos vegetais funcionam no sentido de evitar que o solo seja removido pela força da água das chuvas. Manter a vegetação original é a forma mais eficiente de evitar os processos erosivos em qualquer ambiente.

Resposta - Questão 12

Alternativa A

O plantio em áreas com terrenos acidentados deve ser evitado a fim de proteger o solo da erosão. Em declives, a ação das águas das chuvas tende a ser mais intenso. Manter a vegetação nessas áreas é a única forma de proteger o solo.