Exercícios sobre classes de palavras (classes gramaticais)
Teste seus conhecimentos por meio desta lista de exercícios sobre classes de palavras (classes gramaticais), que aborda algumas de suas características morfológicas.
(Prefeitura de Bombinhas - SC) Analise e assinale a alternativa que apresenta a respectiva classificação dos termos da citação abaixo:
“(...) ou compro o doce e gasto o dinheiro.”
A) pronome - verbo – artigo – adjetivo - conjunção - verbo – advérbio – substantivo
B) conjunção - advérbio – pronome – substantivo - conjunção - verbo – artigo – substantivo próprio
C) conjunção - verbo – artigo – substantivo - conjunção - verbo – artigo – substantivo
D) pronome - advérbio – preposição – conjunção - verbo - verbo – artigo – substantivo próprio
(Prefeitura de Bauru - SP) Considere a frase: “O que fazer contra o vento?”. As palavras destacadas são, morfologicamente, na sequência:
A) Substantivo / artigo definido / verbo / preposição.
B) Preposição / substantivo / verbo / artigo definido.
C) Verbo / artigo definido / preposição / substantivo.
D) Artigo definido / verbo / preposição / substantivo.
(Idecorp)
“Os vizinhos vinham dizer adeus.”
Assinale a alternativa que apresenta a classificação correta dos termos acima:
A) artigo – substantivo – verbo – numeral – substantivo
B) adjetivo – substantivo – advérbio – numeral – interjeição
C) artigo – substantivo – verbo – verbo – substantivo
D) adjetivo – preposição – verbo – advérbio – adjetivo
(EVO - Concursos) Assinale a opção de contenha um número cardinal, ordinal e fracionário, nessa ordem:
A) Duzentos e vinte; três, três quartos;
B) Quarto; dois; triplo;
C) Trezentos; segundo; um terço;
D) Três, quadruplo; um quinto;
(Ivin) “Ele refletiu, ainda, sobre a morte...” (4§), a correta classificação morfológica do termo está na opção:
A) Adjetivo.
B) Pronome.
C) Substantivo concreto.
D) Interjeição.
E) Substantivo abstrato.
(Ieses) Analise o seguinte verso do poema: “E depois, fechada a janela, o candeeiro aceso”. A seguir, assinale a alternativa que apresenta uma análise correta das classes gramaticais.
A) A palavra “candeeiro” é um verbo transitivo direto, que exige a palavra “aceso” para completar seu sentido.
B) A palavra “aceso” funciona como adjetivo, qualificando o substantivo “janela”.
C) A palavra “fechada” é o gerúndio do verbo “fechar”, indicando uma ação contínua.
D) A palavra “depois” é um advérbio que expressa ideia de tempo.
(FCC) O adjetivo formado a partir de um prefixo de negação está sublinhado em:
A) Apenas revela correlações entre as coisas.
B) tornariam as teorias completamente obsoletas.
C) empresas que cresceram em uma era de dados massivamente abundantes.
D) O fim da teoria significa, em última instância, dizer adeus ao conceito como espírito.
E) quantidades inimagináveis de dados.
(FGV) Todas as frases a seguir mostram um adjetivo sublinhado. Assinale a única frase em que o adjetivo tem valor de relação.
A) Cabelo cacheado.
B) Ótimo tempero.
C) Discurso papal.
D) Pessoa adoentada.
E) Físico exuberante.
(FGV) Compare as seguintes frases:
1. Uma professora francesa dá aulas em minha escola.
2. Uma francesa professora mora em minha cidade.
Sobre os termos sublinhados, assinale a opção correta.
A) Os dois segmentos mostram o mesmo significado.
B) Os termos “professora” (frase 1) e “francesa” (frase 2) são núcleos dos segmentos sublinhados.
C) Nos dois segmentos, o termo “francesa” funciona como adjetivo.
D) Nos dois segmentos, o termo “professora” funciona como substantivo.
E) Enquanto na primeira frase a ordem das palavras no segmento sublinhado é substantivo + adjetivo, na segunda é adjetivo + substantivo.
(Iset) "Se em 2024 essa tendência continuar e se tornar o “novo normal”, a meta estabelecida para 2030 ficará inalcançável por décadas — e fará do mundo um lugar menos seguro, mais dividido e mais vulnerável aos choques econômicos e ecológicos", complementou ele”. Pode-se dizer que apresenta, pela ordem, a classificação morfológica correta das palavras em destaque a seguinte alternativa:
A) Conjunção – Substantivo – Preposição – Advérbio – Adjetivo.
B) Conjunção – Adjetivo – Conjunção – Advérbio – Adjetivo.
C) Conjunção – Substantivo – Conjunção – Advérbio – Adjetivo.
D) Preposição – Substantivo – Conjunção – Pronome – Advérbio.
E) Preposição – Adjetivo – Conjunção – Pronome – Advérbio.
(Vunesp) Leia o texto a seguir para responder à questão:
Janeiro, na casa onde me criei, podia transcorrer em qualquer lugar, desde que ensolarado – estou me lembrando de Guarapari, Araxá, Bertioga, Salvador –, mas nosso julho era sempre na fazenda. Não havia escolha, e ninguém reclamava.
Quando menino, me parecia uma distância enorme a percorrer. Só mais tarde me dei conta de que aquelas terras de meus avós ficavam a 14 km da Praça Sete, o umbigo de Belo Horizonte, município ao qual acabaram sendo integralmente incorporadas. Ficava tão perto que, com a família em férias, meu pai seguia todas as manhãs para o batente em seu consultório.
A sensação de lonjura que me dava tinha a ver com a progressiva piora nas condições dos caminhos sobre os quais, lotado, trafegava o nosso carro – primeiro, um Chevrolet 1939, depois uma sucessão de Kombis, única solução automobilística para um casal que se desdobrou numa dezena de crias.
O asfalto não tardava a dar lugar ao calçamento, e este a uma estrada de terra, à qual não faltavam “costelas”, ondulações que me faziam pensar no plano inclinado de um tanque onde se esfrega a roupa. A certa altura, entrava em nosso campo de visão, à direita, o soturno prédio do Matadouro Municipal.
A fazenda parecia longe, também, pela diferença de temperatura, no inverno muito mais baixa do que em Belo Horizonte. O frio era revoltante aos domingos, quando, nuns restos ainda escuros de madrugada, nossos pais nos acordavam para a missa das 6, a uns poucos quilômetros dali, na capela do sanatório que meu avô fizera construir.
Acho que comecei a perder a fé religiosa naquelas madrugadas em que me obrigavam a deixar o bem-bom das cobertas e seguir, em jejum, para a missa das 6. Foi lá que adquiri o direito irrevogável a uma vaga no Paraíso, não importando que pecados tenha cometido desde então, e quantos venha a cometer ainda. Estará assim compensado, espero, o sofrimento térmico que passei, com o Rodrigo e o Otávio, meus irmãos parelhos, quando nosso pai, um cavalheiro, nos mandava apear do carro e seguir a pé, cedendo a alguém de mais idade (na época, praticamente não havia quem não o fosse) três assentos ainda quentes no Chevrolet 1939.
(Humberto Werneck, https://www.estadao.com.br/cultura/ humberto-werneck/na-toca-mas-viajando/, 05.03.2025. Adaptado)
Considere as passagens:
- … nosso julho era sempre na fazenda. (1o parágrafo)
- … entrava em nosso campo de visão, à direita, o soturno prédio do Matadouro Municipal. (4o parágrafo)
- … deixar o bem-bom das cobertas e seguir, em jejum, para a missa das 6. (6o parágrafo)
As expressões destacadas apresentam, correta e respectivamente, circunstâncias de:
A) tempo, lugar e modo.
B) intensidade, lugar e negação.
C) afirmação, modo e intensidade.
D) intensidade, afirmação e modo.
E) tempo, lugar e negação.
(Selecon) Em “[...] no mundo moderno, as manhãs das pessoas são muitas vezes marcadas por elevados níveis de estresse e cansaço constante, o que muitas vezes dificulta a realização de determinadas tarefas” (1º parágrafo), as palavras em destaque são classificadas, respectivamente, como:
A) verbo e verbo
B) adjetivo e verbo
C) verbo e substantivo
D) adjetivo e substantivo
(Máxima) Assinale a alternativa em que a palavra destacada é um SUBSTANTIVO.
A) Um ratinho vivia num buraco com sua mãe,...
B) O outro era um monstro horrível!
C) Esse seu monstro era uma ave inofensiva;...
D) ...o outro era um gato feroz, que num segundo teria te devorado.
(AEVSF/Facape)
“A amizade verdadeira é aquela que surge independentemente de dinheiro, posição social ou qualquer outro interesse. É aquela que permanece firme até mesmo com a distância. Aprenda a reconhecer e valorizar quando encontrar uma. Um amigo de verdade te escuta, te orienta e te ajuda sem esperar nada em troca. Ele faz isso por um só motivo: o simples fato de te ver feliz...”
Hellyel Oliveira
As palavras destacadas, no texto acima, correspondem pela ordem, a:
A) conjunção, preposição, adjetivo.
B) pronome, preposição, substantivo.
C) pronome, advérbio, adjetivo.
D) advérbio, conjunção, substantivo.
E) pronome, conjunção, adjetivo.
(Amauc)
O estresse é uma resposta natural que prepara o corpo para reagir a desafios e demandas.
(Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c7vner4l96eo.adaptado)
Assinale a alternativa correta em relação ao sentido sintático e morfológico dos termos mencionados.
A) "reagir" constitui verbo no infinitivo pessoal e bitransitivo.
B) "que" é um pronome relativo com função sintática de sujeito.
C) "desafios e demandas" são substantivos com função sintática de objetos diretos.
D) "resposta" constitui um adjetivo e sintaticamente é um complemento nominal.
E) "o" é pronome oblíquo e sintaticamente atua como adjunto adnominal.
(Fundatec) Assinale a alternativa que apresenta corretamente as classes de palavras às quais pertencem os vocábulos sublinhados no trecho a seguir, respectivamente:
“Em um mundo de exagerosFundatec e ostentações, o básico fica ainda mais interessante”.
A) Adjetivo – adjetivo – substantivo.
B) Adjetivo – substantivo – substantivo.
C) Substantivo – adjetivo – adjetivo.
D) Substantivo – substantivo – adjetivo.
E) Substantivo – adjetivo – substantivo.
(Cetap) O texto seguinte servirá de base para responder à questão.
Quando quebrei a Cara.
Quando iniciei a docência no ensino superior, atribuíram-me aulas de Sociologia e de Filosofia. Afastei-me das aulas de História, área em que concluíra o mestrado, mas continuei pensando numa maneira de facilitar a leitura de textos de ciências humanas e sociais. Esbocei projeto de extensão universitária: uma oficina de criação literária que indicaria o caminho da escrita clara, objetiva e coesa aos alunos e, em segundo momento, aos interessados da comunidade.
O projeto naufragou. Com ele, o desejo de apresentar escritores contemporâneos que seriam lidos, analisados, criticados e reescritos pelos eventuais alunos. Joguei os rabiscos na gaveta sem esperança de retomá-los. Até que, recebendo as aulas de Filosofia e de Sociologia no curso de Pedagogia em Presidente Epitácio (S.P), acrescentei nova atividade: seminários.
As alunas escolheriam um dos títulos. Fariam uma leitura superficial (posteriormente complementada de maneira mais profunda por mim), análise sociológica, reflexão filosófica, impressões pessoais. Os autores Luiz Antônio de Assis Brasil, Moacyr Scliar, Cyro dos Anjos, Autran Dourado, Josué Guimarães e Sérgio Faraco. Dezesseis romances resgataram minha paixão de trabalhar com Literatura, aplicando conceitos sociológicos e temas filosóficos discutidos nas aulas.
Os romancistas selecionados escrevem fluentemente. Guardam o máximo de significado na economia das frases. A opção pelos títulos considera a qualidade literária - comprovada por teses e prêmios -, o preço acessível, a diagramação, o convite gráfico, a disponibilidade nas redes de livrarias virtuais e o cuidado de possuir, no máximo, duzentas páginas. Cautelas indispensáveis na tentativa de convencer as alunas a efetivamente lerem os enredos.
A possibilidade de resumos na internet tirou-me o sono. Preparei-me com unhas, dentes, falas e fúrias para desmontar as expositoras com arguições violentas. Entretanto, as arguições violentas cederam lugar ao espanto: as meninas não apenas leram os livros, mas também recorreram a filmes e críticas literárias, comprovando pormenorizadamente a análise sociológica (grupos sociais, processos de aproximação, de distanciamento e de isolamento, fato Social, Papéis Sociais) e a reflexão filosófica (felicidade de Epicuro, questionamentos socráticos, ideias platônicas, aquisição aristotélica da virtude, interpretações de Santo Agostinho e de Santo Tomás de Aquino, niilismo de Nietzsche).
Compartilhei minhas intenções malignas e reconheci-lhes a capacidade: uma felicidade indizível me invadiu quando, nas comemorações festivas de encerramento do semestre, confessei que - ainda bem! quebrara a cara em meus objetivos perversos.
(Vicentônio Regis do Nascimento Silva, 66 Conhecimento Prático Literatura)
Através de uma locução interjetiva, vê-se que o autor ficou feliz em “quebrar a cara”. Identifique a alternativa em que ela ocorre.
A) “(...) comprovando pormenorizadamente (...)”.
B) “(...) comemorações festivas (...)”.
C) “(...) felicidade indizível (...)”.
D) “(...) ainda bem!”.
E) “Compartilhei minhas intenções (...)".
(Avança - SP) As conjunções são palavras que servem para relacionar duas orações ou dois termos semelhantes da mesma oração. Assinale a alternativa que estabelece uma relação INCORRETA entre a conjunção destacada e sua classificação.
A) Comeu e bebeu durante toda a festa – conjunção aditiva.
B) Fabiana realizou a tarefa conforme a orientação de seu chefe – conjunção conformativa.
C) Ou ele casa ou ela vai romper o namoro – conjunção conclusiva.
D) Agradeceu o presente, mas não gostou dele – conjunção adversativa.
E) Viveu toda a vida na casa, portanto não queria se mudar – conjunção conclusiva.
(Prefeitura de Bombinhas - SC) Analise a citação e assinale a alternativa que apresenta a classificação correta da palavra destacada:
“O levantamento considera os resultados desde 1995, ano em que foi reconhecida oficialmente a existência de formas contemporâneas de escravidão.”
A) Artigo;
B) Advérbio;
C) Preposição;
D) Conjunção
(Avança - SP) As conjunções são palavras que servem para relacionar duas orações ou dois termos semelhantes da mesma oração. Assinale a alternativa que estabelece uma relação INCORRETA entre a conjunção destacada e sua classificação.
A) Prometeu levar o bolo, contudo não cumpriu a promessa – conjunção aditiva.
B) Não comeu nem bebeu durante toda a viagem – conjunção aditiva.
C) Vendeu alguns objetos antigos, assim pôde juntar dinheiro – conjunção conclusiva.
D) Saiu antes que chovesse – conjunção temporal.
E) Quer leiam quer não, vão assinar o contrato – conjunção alternativa.
Alternativa C.
A classificação morfológica dos termos da frase na ordem são a seguinte: “ou” é uma conjunção alternativa, “compro” é um verbo, “o” é um artigo definido masculino, “doce” é um substantivo, “e” é uma conjunção aditiva, “gasto” é um verbo, “o” é um artigo definido masculino, e “dinheiro” é um substantivo.
Alternativa D.
A classificação dos termos destacados é a seguinte: “O” é um artigo definido masculino; “fazer” é um verbo; “contra” é uma preposição, e “vento” é um substantivo.
Alternativa C.
“Os” é um artigo definido masculino plural, “vizinhos” é um substantivo, “vinham dizer” é uma locução verbal, formada por dois verbos, e “adeus” é um substantivo.
Alternativa C.
Os números cardinais indicam quantidades, os números ordinais indicam ordem, e os números fracionários indicam frações. A alternativa que apresenta, respectivamente, um número cardinal, ordinal e fracionário é a D: trezentos (cardinal), segundo (ordinário), e um terço (fracionário).
Alternativa E.
“Morte” é um substantivo abstrato, pois é o nome de um estado do ser que indica o fim da vida.
Alternativa D.
A alternativa correta é a D, pois “depois” é um advérbio de tempo. As demais alternativas estão incorretas, pois “candeeiro” é um substantivo, “aceso” é um adjetivo que qualifica “candeeiro”, e “fechada” é o particípio do verbo “fechar”.
Alternativa E.
O adjetivo “inimagináveis” é formado pelo prefixo “in-” e pela palavra “imagináveis”, conferindo ao termo original o sentido de negação.
Alternativa C.
O único adjetivo que indica uma “relação” é o “papal”, pois significa que o discurso é proferido pelo Papa, sendo, por isso, relacionado a ele.
Alternativa B.
As palavras “professora” e “francesa” podem funcionar como adjetivo e como substantivo. Na frase 1, “professora” é o substantivo, e “francesa” é o adjetivo que o qualifica, por isso, “professora” é o núcleo. Na frase 2, “francesa” é o substantivo, e “professora” é o adjetivo que o qualifica, por isso, “francesa” é o núcleo.
Alternativa A.
“Se” é uma conjunção condicional, “normal” é um substantivo abstrato que nomeia um conceito, “para” é uma preposição que conecta as palavras “estabelecidas” e “2030”, “menos” é um advérbio que intensifica o adjetivo “seguro”, e “econômicos” é um adjetivo que qualifica o substantivo “choques”.
Alternativa A.
O advérbio “sempre” indica a frequência temporal com que passavam julho na fazenda, a locução “à direita” indica o lado da visão, ou seja, o lugar, e a locução “em jejum” expressa o modo como se deve seguir para a missa.
Alternativa C.
A palavra “dificulta” é um verbo de ação transitivo direto. A palavra “realização” é um substantivo abstrato que nomeia um estado. Portanto, alternativa C.
Alternativa C.
“Vivia” é um verbo que indica o mesmo sentido de “morar”, “horrível” é um adjetivo que qualifica “monstro”, “monstro” é um substantivo que nomeia um ser, e “devorado” é um verbo na forma nominal. Logo, a alternativa correta é a alternativa C.
Alternativa B.
“Aquela” é um pronome demonstrativo, “com” é uma preposição que conecta “mesmo” e “a distância”, e “motivo” é um substantivo. Logo, alternativa B.
Alternativa B.
A alternativa correta é a alternativa B, pois o pronome “que”, na frase analisada, é um pronome relativo que retoma a expressão “resposta natural” e assume função de sujeito do verbo “prepara”.
Alternativa D.
“Exageros” é um substantivo que nomeia um tipo de intensidade, “básico” também é um substantivo, pois está cumprindo o papel de nomear as coisas simples, e “interessante” é um adjetivo que qualifica “básico”.
Alternativa D.
A expressão “ainda bem!” é uma locução interjetiva, ou seja, cumpre o papel de uma interjeição, pois expressa uma reação emocional do autor, indicando um sentimento de gratidão/alívio com a experiência.
Alternativa C.
A única alternativa INCORRETA é a alternativa C, pois classifica as conjunções “ou… ou” como conclusivas, quando, na verdade, são alternativas.
Alternativa C.
Na frase analisada, a palavra “desde” é uma preposição que conecta a palavra “resultado” com o numeral “1995”. As preposições são termos que ligam dois vocábulos.
Alternativa A.
A alternativa incorreta é a alternativa A, pois a conjunção “contudo” não é aditiva, ou seja, não expressa adição de ideias. Na verdade, ela é adversativa, expressando uma oposição entre as orações.