Patrocínio:

Exercícios sobre simbolismo

Teste seus conhecimentos por meio desta lista de exercícios sobre simbolismo, que explora as características, os autores e as obras desse movimento literário.

Por Talliandre Matos
Questão 1

(Ivin) Em “Nas formas voluptuosas o Soneto” (verso 1), a utilização da letra inicial maiúscula pelo movimento literário do Simbolismo intencionava:

A)  Conferir à palavra um caráter quase sagrado ou divino, dando-lhe um significado mais amplo e profundo.

B) Realçar o vocábulo, chamando a atenção para sua constituição morfológica.

C) Tratar a palavra como a única e mais importante para o entendimento de todo o poema.

D) Atribuir uma importância morfossintática à constituição do poema a partir de seu nível material.

E) Apenas destacar a palavra entre as demais presentes no poema.

Questão 2

(Fundatec – Adaptada) Analise o excerto do poema a seguir:

“Vozes veladas, veludosas vozes,

Volúpias dos violões, vozes veladas,

Vagam nos velhos vórtices velozes

Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.

Tudo nas cordas dos violões ecoa

E vibra e se contorce no ar, convulso...

Tudo na noite, tudo clama e voa

Sob a febril agitação de um pulso”.

Considerando suas características formais e temáticas, o trecho do poema pertence a qual movimento literário?

A) Tendo em vista o emprego do sofrimento amoroso exacerbado e centrado na figura do “eu”, pode-se afirmar que o poema pertence à estética romântica.

B) O emprego da aliteração, bem como a criação de imagens inefáveis e o uso da sugestão dos sentidos permitem afirmar que o poema segue a estética simbolista.

C) Considerando-se o emprego do verso livre e da temática do insólito, verificam-se presentes as características do modernismo brasileiro.

D) Trata-se de um poema do movimento realista, uma vez que a métrica rígida e a composição, seguindo esquema de rimas externas reflete a busca pela perfeição formal.

E) A temática voltada ao aspecto indomável da natureza e a composição que apresenta métrica rígida colocam o poema como pertencente ao arcadismo brasileiro.

Questão 3

(Amauc – Adaptada) Assinale a alternativa que apresenta a escola referida no trecho que segue:

"As principais características dessa escola literária são o subjetivismo, o misticismo e a imaginação. Assim, os escritores do período, apoiados em aspectos do subconsciente, buscavam compreender a alma humana exaltando a realidade subjetiva. Destacam-se as obras poéticas de Alphonsus de Guimarães e Augusto dos Anjos."

A) Parnasianismo

B) Modernismo

C) Simbolismo

D) Realismo

E) Pré-modernismo

Questão 4

(MS Concursos – Adaptada) São representantes do simbolismo:

A) Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens.

B) Fagundes Varela e Cruz e Sousa.

C) Casimiro de Abreu e Álvares de Azevedo.

D) Bernardo Guimarães e José de Alencar.

E) Érico Veríssimo e Graciliano Ramos.

Questão 5

(Cespe)         

Livre

Livre! Ser livre da matéria escrava,
arrancar os grilhões que nos flagelam
e livre penetrar nos Dons que selam
a alma e lhe emprestam toda a etérea lava.

Livre da humana, da terrestre bava
dos corações daninhos que regelam,
quando os nossos sentidos se rebelam
contra a Infâmia bifronte que deprava.

Livre! Bem livre para andar mais puro,
mais junto à Natureza e mais seguro
do seu Amor, de todas as justiças.

Livre! Para sentir a Natureza,
para gozar, na universal Grandeza,
Fecundas e arcangélicas preguiças.

Cruz e Souza. Obra completa. V.1, Ed. Avenida, 2008, p. 529.

São elementos da estética simbolista presentes no poema Livre, de Cruz e Souza,

A) o rigor formal e o realismo.

B) o subjetivismo e o cientificismo.

C) o materialismo e o preciosismo.

D) a musicalidade e o transcendentalismo.

E) o positivismo e o utilitarismo.

Questão 6

(ADM&TEC – Adaptada) Analise as informações a seguir:

I. O simbolismo é uma reação às correntes analíticas e a estilos literários objetivos que proliferaram na segunda metade do século XIX. O culto à natureza, bem como o uso de pseudônimos e termos latinos são marcas simbolistas.

II. Percebe-se na estética simbolista o culto à musicalidade do poema, em sintonia com a busca pela espiritualidade. Para os simbolistas, a poesia, experiência transcendente, é uma forma pela qual se alcança o sentido oculto das coisas e das vivências.

Marque a alternativa CORRETA:

A) As duas afirmativas são verdadeiras.

B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

D) As duas afirmativas são falsas.

Questão 7

(Unesc) Sobre a estrofe seguinte, analise as assertivas:

"Vozes veladas, veludosas vozes, / Volúpias dos violões, vozes veladas, / Vagam nos velhos vórtices velozes / Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas".

(Cruz e Souza. Violões que choram.. (armazemdetexto.blogspot.com)).

I. Os versos estão estruturados no estilo do simbolismo brasileiro.

II. A mensagem dos versos é transmitida no âmbito da sugestão.

III. O efeito sonoro produzido pelos versos acentua o efeito mórbido da estrofe.

IV. A repetição do fonema [V] comprova a construção feita com aliteração e contribui para o efeito sonoro dos versos, evidenciando o uso da função poética da linguagem.

Marque a alternativa com a sequência CORRETA:

A) II, III e IV apenas.

B) I e III apenas.

C) I, II, III e IV.

D) II e IV apenas.

E) I, II e III apenas.

Questão 8

(Fundatec) A questão refere-se ao poema abaixo.

Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar…
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.

No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar…
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar…

E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar…
Estava perto do céu,
Estava longe do mar…

E como um anjo pendeu
As asas para voar…
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar…

As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par…
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar…

Sobre o poema apresentado anteriormente, do poeta simbolista Alphonsus de Guimaraens, assinale a alternativa que NÃO indica uma característica simbolista presente no texto.

A) Tratamento simbólico dado a um tema social relevante: o encarceramento dos loucos.

B) A paisagem sugestivamente misteriosa: o mar banhado pela luz do luar.

C) Linguagem fluida e musical marcada pelos versos heptassílabos e pela presença de paralelismo nas estrofes.

D) Abordagem temática de estados de alma ou mentais, no caso do poema, em específico, a loucura.

E) Presença da questão espiritual, com a alma que se liberta do corpo com a morte.

Questão 9

(Omni) São características da linguagem simbolista, no Brasil, EXCETO:

A) subjetivismo.

B) paganismo.

C) linguagem vaga e fluida.

D) pessimismo.

Questão 10

(ADM&TEC) Analise as afirmativas a seguir:

I. O subjetivismo é uma das características do Simbolismo, sendo também uma característica própria de escolas anteriores (como o Romantismo) que valorizam o mundo interior do indivíduo. O Simbolismo, no entanto, vai além do subjetivismo dos românticos (início do século XIX), pretendendo atingir as áreas do subconsciente e do inconsciente

II. Uma das características do Simbolismo é o subjetivismo. Nesse movimento literário, essa característica pretendeu atingir as áreas do subconsciente e do inconsciente e os textos que surgiam, portanto, revelavam-se uma poesia “difícil”, pois embrenhavam-se nas zonas mais ensombrecidas das emoções.

III. A segunda geração do Romantismo no Brasil é caracterizada pela difusão do “mal do século” e por elementos marcantes como o pessimismo, o objetivismo, as paisagens urbanas, os conflitos políticos e o pessimismo dos poetas que morreram adolescentes. Em termos estilísticos, a literatura do Romantismo dedicou um profundo cuidado à forma e ao virtuosismo linguístico no intuito de maravilhar e convencer o leitor sobre as ideologias políticas e sociais defendidas pelos autores do período.

Marque a alternativa CORRETA:

A) Nenhuma afirmativa está correta.

B) Apenas uma afirmativa está correta.

C) Apenas duas afirmativas estão corretas

D) Todas as afirmativas estão corretas.

Questão 11

(Cespe - Adaptada) No que se refere às características gerais do simbolismo, assinale a opção correta.

A) Na poesia simbolista, a realidade externa se sobrepõe à realidade interior expressa pelo sujeito lírico, de modo que prevaleça o caráter descritivo.

B) O simbolismo preconizava a correspondência entre poeta, poesia e natureza, e vigoravam, na poética simbolista, o inefável e a música dos versos.

C) No poema simbolista, a imaginação poética livre transcende os limites da realidade externa, o que se evidencia na forma poética desapegada da rima e da métrica rígida.

D) Os simbolistas consideravam a arte, sobretudo, trabalho exigente: o poema era um artefato raro e precioso, e o poeta devia buscar a expressão objetiva.

E) Embora o simbolismo europeu esteja muito ligado ao decadentismo, essa tendência não teve nenhuma repercussão entre os poetas brasileiros simbolistas.

Questão 12

(Enem – Adaptada)

Vida obscura

Ninguém sentiu o teu espasmo obscuro,
ó ser humilde entre os humildes seres,
embriagado, tonto de prazeres,
o mundo para ti foi negro e duro.

Atravessaste no silêncio escuro
a vida presa a trágicos deveres
e chegaste ao saber de altos saberes
tornando-te mais simples e mais puro.

Ninguém te viu o sentimento inquieto,
magoado, oculto e aterrador, secreto,
que o coração te apunhalou no mundo,

Mas eu que sempre te segui os passos
sei que cruz infernal prendeu-te os braços
e o teu suspiro como foi profundo!

SOUSA, C. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1961.

Com uma obra densa e expressiva no simbolismo brasileiro, Cruz e Sousa transpôs para seu lirismo uma sensibilidade em conflito com a realidade vivenciada. No soneto, essa percepção traduz-se em

A) sofrimento tácito diante dos limites impostos pela discriminação.

B) tendência latente ao vício como resposta ao isolamento social.

C) extenuação condicionada a uma rotina de tarefas degradantes.

D) frustração amorosa canalizada para as atividades intelectuais.

E) vocação religiosa manifesta na aproximação com a fé cristã.

Resposta - Questão 1

Alternativa A.

O simbolismo utiliza o uso de maiúscula em substantivos simples para conferir-lhes um caráter divino ou sagrado, personificando seus sentidos. Esse recurso alinha-se ao pensamento simbolista e ao seu desejo por temas metafísicos e espirituais.

Resposta - Questão 2

Alternativa B.

O poema alinha-se à estética simbolista porque utiliza a aliteração (repetição da consoante “v”) como recurso que dá musicalidade ao poema, ao mesmo tempo que aborda temas metafísicos, por meio de palavras de sentidos abstratos e sugestivos. Portanto, a alternativa correta é a alternativa B.

Resposta - Questão 3

Alternativa C.

É o movimento simbolista que valoriza a subjetividade, o misticismo e a imaginação como elementos centrais da sua poética. No Brasil, os principais nomes são Alphonsus de Guimarães e Cruz e Sousa. Já Augusto dos Anjos, embora não seja apenas simbolista, apresenta forte influência desse movimento em sua poesia. Portanto, a alternativa correta é a alternativa C.

Resposta - Questão 4

Alternativa A.

No Brasil, os dois principais nomes do simbolismo são Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens, portanto, a alternativa correta é a alternativa A.

Resposta - Questão 5

Alternativa D.

O poema de Cruz e Sousa apresenta duas características centrais da estética simbolista: a musicalidade e os temas transcendentais (ou metafísicos). A musicalidade está presente no cuidado com as rimas entre as palavras, bem como no uso da aliteração da letra “L” ( Livre! Ser livre da matéria escrava,/  arrancar os grilhões que nos flagelam/e livre penetrar nos Dons que selam). O transcendentalismo está presente na temática do poema, em que o sujeito lírico expressa seu desejo de “libertar-se” da matéria para experimentar outra dimensão da vida “Livre! Para sentir a Natureza,/ para gozar, na universal Grandeza”.

Resposta - Questão 6

Alternativa C.

A afirmativa I é falsa pois “culto à natureza” e “uso de pseudônimos e termos latinos” não são marcas do simbolismo, mas do arcadismo. Já a afirmativa II é verdadeira, portanto, a alternativa C é a alternativa correta.

Resposta - Questão 7

Alternativa C.

Todas as afirmativas estão corretas. O texto é característico do simbolismo brasileiro. A mensagem é sugestiva, e não objetiva. A aliteração contribui para o efeito estético mórbido do poema e confirma o uso da função poética da linguagem.

Resposta - Questão 8

Alternativa A.

A alternativa incorreta é a alternativa A, pois o poema não aborda o “encarceramento” dos loucos, mas a temática da loucura na perspectiva subjetiva de Ismália.

Resposta - Questão 9

Alternativa B.

A única característica que não é associada ao simbolismo no Brasil é o “paganismo”. O simbolismo caracterizava-se pela linguagem subjetiva, fluida e sugestiva, além de uma perspectiva mais mística e pessimista da vida.

Resposta - Questão 10

Alternativa C.

Apenas duas afirmativas estão corretas, I e II. A terceira afirmação está errada, pois afirma que o romantismo tinha “objetivismo” e defendia um “virtuosismo linguístico”, o que não é verdade, pois a poética desse movimento era subjetiva e valorizava a liberdade formal.

Resposta - Questão 11

Alternativa B.

O simbolismo valorizava a relação entre o poeta e a poesia de forma transcendental, valorizando o abstrato, o onírico e a imaginação e investindo na musicalidade como recurso estético. Sendo assim, a alternativa correta é a alternativa B.

Resposta - Questão 12

Alternativa A.

Cruz e Sousa utiliza a estética simbolista para abordar um sofrimento vivido pelo indivíduo devido à discriminação social, como é possível verificar nos versos “Ninguém sentiu o teu espasmo obscuro, / ó ser humilde entre os humildes seres,”, indicando tanto a solidão do sujeito lírico quanto a sua inferiorização mesmo entre os “humildes seres”.