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30 problemas matemáticos

Teste sua capacidade de resolução de problemas por meio desta lista de 30 problemas matemáticos sobre diferentes conteúdos.

Por Raul Rodrigues de Oliveira
Questão 1

Uma livraria vendeu 125 livros de literatura por R$ 35 cada e 80 livros didáticos por R$ 50 cada. Qual foi o total arrecadado pela livraria?
A) R$ 7.000
B) R$ 8.375
C) R$ 9.125
D) R$ 10.250
E) R$ 12.500

Questão 2

Em uma fábrica de brinquedos, 5 máquinas produzem 60 peças em 4 horas. Durante o período de Natal, a fábrica decidiu aumentar a produção para atender à demanda, colocando 8 máquinas para funcionar. Quantas peças serão produzidas em 4 horas com esse aumento?
A) 60
B) 75
C) 96
D) 120
E) 144

Questão 3

(Enem) Boliche é um jogo em que se arremessa uma bola sobre uma pista para atingir 10 pinos, dispostos em uma formação de base triangular, buscando derrubar o maior número de pinos. A razão entre o total de vezes em que o jogador derruba todos os pinos e o número de jogadas determina seu desempenho.

Em uma disputa entre cinco jogadores, foram obtidos os seguintes resultados:

Jogador I – derrubou todos os pinos 50 vezes em 85 jogadas.

Jogador II – derrubou todos os pinos 40 vezes em 65 jogadas.

Jogador III – derrubou todos os pinos 20 vezes em 65 jogadas.

Jogador IV – derrubou todos os pinos 30 vezes em 40 jogadas.

Jogador V – derrubou todos os pinos 48 vezes em 90 jogadas.

Qual desses jogadores apresentou maior desempenho?

A) I

B) II

C) III

D) IV

E) V

Questão 4

(Enem) Um grupo de 50 pessoas fez um orçamento inicial para organizar uma festa, que seria dividido entre elas em cotas iguais. Verificou-se ao final que, para arcar com todas as despesas, faltavam R$ 510,00, e que 5 novas pessoas haviam ingressado no grupo. No acerto foi decidido que a despesa total seria dividida em partes iguais pelas 55 pessoas. Quem não havia ainda contribuído pagaria a sua parte, e cada uma das 50 pessoas do grupo inicial deveria contribuir com mais R$ 7,00.

De acordo com essas informações, qual foi o valor da cota calculada no acerto final para cada uma das 55 pessoas?

A) R$ 14,00.

B) R$ 17,00.

C) R$ 22,00.

D) R$ 32,00.

E) R$ 57,00.

Questão 5

Em uma cesta há maçãs e laranjas, num total de 30 frutas. Sabendo que há 6 laranjas a mais do que o número de maçãs, quantas laranjas existem na cesta?

A) 12
B) 18
C) 10
D) 16
E) 14

Questão 6

(Enem) Um automóvel apresenta um desempenho médio de 16 km/L. Um engenheiro desenvolveu um novo motor a combustão que economiza, em relação ao consumo do motor anterior, 0,1 L de combustível a cada 20 km percorridos.

O valor do desempenho médio do automóvel com o novo motor, em quilômetro por litro, expresso com uma casa decimal, é

A) 15,9

B) 16,1

C) 16,4

D) 17,4

E) 18,0

Questão 7

Em um aquário há peixes vermelhos e peixes azuis, num total de 25 peixes. Sabendo que há 5 peixes azuis a mais do que o número de peixes vermelhos, quantos peixes azuis existem no aquário?

A) 10
B) 12
C) 15
D) 20
E) 18

Questão 8

(Enem) As curvas de oferta e de demanda de um produto representam, respectivamente, as quantidades que vendedores e consumidores estão dispostos a comercializar em função do preço do produto. Em alguns casos, essas curvas podem ser representadas por retas. Suponha que as quantidades de oferta e de demanda de um produto sejam, respectivamente, representadas pelas equações:

QO = – 20 + 4P

QD = 46 – 2P

em que QO é quantidade de oferta, QD é a quantidade de demanda e P é o preço do produto.

A partir dessas equações, de oferta e de demanda, os economistas encontram o preço de equilíbrio de mercado, ou seja, quando QO e QD se igualam.

Para a situação descrita, qual o valor do preço de equilíbrio?

A) 5

B) 11

C) 13

D) 23

E) 33

Questão 9

Uma piscina é preenchida por 6 mangueiras em 8 horas. Supondo que todas as mangueiras tenham a mesma vazão, quanto tempo levaria para encher a piscina se fossem utilizadas apenas 4 mangueiras?

A) 10 horas
B) 12 horas
C) 14 horas
D) 16 horas
E) 18 horas

Questão 10

A soma de seis números pares positivos e consecutivos é igual a 174. Qual é o valor do menor desses números?

A) 24
B) 26
C) 38
D) 42
E) 44

Questão 11

A soma das idades de Mariana e Lucas é igual a 50 anos. Há 4 anos, a idade de Mariana era o dobro da idade de Lucas. Qual é a idade de Lucas?

A) 18
B) 20
C) 22
D) 24
E) 25

Questão 12

Em uma corrida, 5 corredores participaram, e o tempo total gasto por todos eles foi de 250 minutos. Se o tempo de corrida de cada um dos corredores foi igual, qual foi o tempo gasto por cada corredor?

A) 40 minutos
B) 45 minutos
C) 50 minutos
D) 55 minutos
E) 60 minutos

Questão 13

Uma escola compra 60 caixas de materiais escolares, sendo que cada caixa contém 12 cadernos. Quantos cadernos a escola comprou no total?

A) 600
B) 620
C) 640
D) 660
E) 720

Questão 14

A soma de dois números é 120. Se o maior número for 40 unidades maior que o menor, qual é o valor do menor número?

A) 40
B) 45
C) 50
D) 55
E) 60

Questão 15

Em uma escola, o número de meninas é o triplo do número de meninos. Sabendo que o total de alunos é 240, quantas meninas há na escola?

A) 120
B) 130
C) 140
D) 150
E) 180

Questão 16

Em um estacionamento, há carros e motos, num total de 80 veículos. Sabendo que o número de motos é 10 unidades maior do que o número de carros, quantos carros há no estacionamento?

A) 35
B) 40
C) 45
D) 50
E) 55

Questão 17

Em uma escola, a média de idade dos alunos do 9º ano é 15 anos, e a média de idade dos alunos do 8º ano é 14 anos. Se o número de alunos do 9º ano é 120 e o número de alunos do 8º ano é 150, qual é a média de idade geral dos alunos dessas duas turmas?

A) 14,2
B) 14,5
C) 14,7
D) 15
E) 15,2

Questão 18

Em uma escola, um grupo de 50 alunos fará uma viagem de estudo. Se o custo total da viagem for de R$ 5.500,00, qual será o valor que cada aluno precisará pagar?

A) R$ 90,00
B) R$ 95,00
C) R$ 100,00
D) R$ 105,00
E) R$ 110,00

Questão 19

Uma biblioteca possui 3.000 livros. A cada mês, a biblioteca compra mais 120 livros. Quantos livros a biblioteca terá após 6 meses?

A) 3.240
B) 3.350
C) 3.500
D) 3.680
E) 3.720

Questão 20

Kárita irá organizar pacotes com material de pintura para as crianças da sua turma. Ela possui 18 pincéis e 24 tintas. Ela deseja empacotar os kits de pintura de modo que a quantidade de pincéis e a quantidade de tintas em cada kit seja a mesma e o mínimo possível, utilizando o menor número de pacotes possível. A quantidade de kits que Kárita conseguirá montar é de:

A) 6 kits
B) 4 kits
C) 3 kits
D) 2 kits
E) 1 kit

Questão 21

(Enem) O gerente de um cinema fornece anualmente ingressos gratuitos para escolas. Este ano, serão distribuídos 400 ingressos para uma sessão vespertina e 320 ingressos para uma sessão noturna de um mesmo filme. Várias escolas podem ser escolhidas para receberem ingressos. Há alguns critérios para a distribuição dos ingressos:

1) Cada escola deverá receber ingressos para uma única sessão.

2) Todas as escolas contempladas deverão receber o mesmo número de ingressos.

3) Não haverá sobra de ingressos (ou seja, todos os ingressos serão distribuídos).

O número mínimo de escolas que podem ser escolhidas para obter ingressos, segundo os critérios estabelecidos, é:

A) 2

B) 4

C) 9

D) 40

E) 80

Questão 22

(Enem) Um arquiteto está reformando uma casa. De modo a contribuir com o meio ambiente, decide reaproveitar tábuas de madeira retiradas da casa. Ele dispõe de 40 tábuas de 540 cm, 30 de 810 cm e 10 de 1.080 cm, todas de mesma largura e espessura. Ele pediu a um carpinteiro que cortasse as tábuas em pedaços de mesmo comprimento, sem deixar sobras, e de modo que as novas peças ficassem com o maior tamanho possível, mas de comprimento menor que 2 m.

Atendendo ao pedido do arquiteto, o carpinteiro deverá produzir:

A) 105 peças.

B) 120 peças.

C) 210 peças.

D) 243 peças.

E) 420 peças.

Questão 23

Uma fábrica produz 500 peças por dia. Se ela aumentar a produção para 600 peças por dia, qual será o aumento percentual na produção?

A) 15%
B) 20%
C) 25%
D) 30%
E) 40%

Questão 24

Em uma loja, o preço de um produto foi reduzido de R$ 240,00 para R$ 180,00. Qual foi a porcentagem de desconto?

A) 25%
B) 20%
C) 15%
D) 30%
E) 35%

Questão 25

Uma empresa oferece 4 tipos de camisetas, 5 tipos de calças e 3 tipos de tênis. Se um cliente deseja comprar uma camiseta, uma calça e um tênis, quantas combinações ele pode fazer?

A) 15
B) 40
C) 60
D) 50
E) 12

Questão 26

Em uma escola, um aluno pode escolher 3 tipos de lanches (sanduíche, suco e sobremesa). Se ele pode escolher entre 4 tipos de sanduíches, 3 tipos de sucos e 2 tipos de sobremesas, quantas opções de lanche diferentes ele pode fazer?

A) 9
B) 12
C) 24
D) 48
E) 36

Questão 27

Em uma loja de roupas, um cliente pode escolher entre 5 tipos de camisas, 6 tipos de calças e 3 tipos de sapatos. Quantas combinações de roupas o cliente pode escolher?

A) 72
B) 90
C) 96
D) 120
E) 180

Questão 28

Durante um passeio, Heitor e sua amiga estavam jogando um jogo de adivinhação. Heitor tinha 20 pedras e sua amiga tinha 10 pedras a menos. Quantas pedras sua amiga tinha?

A) 5 pedras
B) 10 pedras
C) 15 pedras
D) 12 pedras
E) 25 pedras

Questão 29

Durante a festa de aniversário de Kárita, ela convidou duas amigas, Natália e Nicole. Juntas, elas trouxeram um total de 18 balões. Sabe-se que a Natália trouxe 4 balões a mais que a Nicole. Quantos balões a Nicole trouxe menos balões?

A) 7 balões
B) 6 balões
C) 8 balões
D) 9 balões
E) 10 balões

Questão 30

(Enem) O diretor de uma escola convidou os 280 alunos de terceiro ano a participarem de uma brincadeira. Suponha que existem 5 objetos e 6 personagens numa casa de 9 cômodos; um dos personagens esconde um dos objetos em um dos cômodos da casa. O objetivo da brincadeira é adivinhar qual objeto foi escondido por qual personagem e em qual cômodo da casa o objeto foi escondido.

Todos os alunos decidiram participar. A cada vez um aluno é sorteado e dá a sua resposta. As respostas devem ser sempre distintas das anteriores, e um mesmo aluno não pode ser sorteado mais de uma vez. Se a resposta do aluno estiver correta, ele é declarado vencedor e a brincadeira é encerrada. O diretor sabe que algum aluno acertará a resposta porque há:

A) 10 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.

B) 20 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.

C) 119 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.

D) 260 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.

E) 270 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.

Resposta - Questão 1

Alternativa B.

Calculando temos que:

Então o valor total é de:

Resposta - Questão 2

Alternativa C.

Cada máquina produziu em 4 horas um total de 60 : 5 = 12 peças.

Então 8 máquinas em 4 horas produzirão  peças.

Resposta - Questão 3

Alternativa D.

Calculando a razão entre o número de vezes que o jogador derrubou todos os pinos e o número de jogadas, temos que:

  • Jogador I: 50 : 85 = 0,59
  • Jogador II: 40 : 65 = 0,62
  • Jogador III: 20 : 65 = 0,31
  • Jogador IV: 30 : 40 = 0,75
  • Jogador V: 48 : 90 = 0,53

O jogador de melhor desempenho é o IV.

Resposta - Questão 4

Alternativa D.

Considere x o valor da cota calculada no acerto final para cada uma das 55 pessoas. Assim, o valor total da despesa (D) pode ser expresso como:

D = 55x

Inicialmente, o grupo de 50 pessoas contribuiu com x − 7 reais cada, mas faltaram R$ 510,00 para cobrir a despesa total. Logo, a despesa total também pode ser expressa como:

D = 50 (x - 7) + 510

Igualando as expressões temos que:

55x = 50x - 350 + 510

55x - 50x = 160

5x = 160

x = 160 : 5

x = 32

Resposta - Questão 5

Alternativa B.

Sabemos que:

m + l = 30

E também que:

m = l - 6

Então temos que:

Resposta - Questão 6

Alternativa D.

Alisando o consumo do novo motor temos que:

20 : 16 = 1,25

Sendo assim, para rodar 20 km ele gastava 1,25 L. O novo motor consome 0,1 L, ou seja, 1,15L. Logo temos que 20 : 1,15 = 17,4 km/L.

Resposta - Questão 7

Alternativa C.

Considere v os peixes vermelhos e a os azuis, então temos que:

v + a = 25

v = a - 5

Logo:

( a - 5 ) + a = 25

2a - 5 = 25

2a = 25 + 5

2a = 30

a = 30 : 2

a = 15

Resposta - Questão 8

Alternativa B.

Para encontrar o preço de equilíbrio, vamos igualar as equações:

– 20 + 4P = 46 – 2P

4P + 2P = 46 + 20

6P = 66

P = 66 : 6

P = 11

Resposta - Questão 9

Alternativa B.

Com 6 mangueiras, a piscina é preenchida em 8 horas. Assim, o trabalho total é equivalente a:

6 8 = 48

Ou seja, são necessárias 48 horas de trabalho para que uma única mangueira preencha a piscina. Como agora serão 4, temos que:

48 : 4 = 12 horas

Resposta - Questão 10

Alternativa A.

Considere x o menor número par. Então, os seis números pares consecutivos são:

x, x + 2, x + 4, x + 6, x + 8, x + 10

A soma desses seis números é dada por:

x + x + 2 + x + 4 + x + 6 + x + 8 + x + 10 = 174

6x + 30 = 174

6x = 174 – 30

6x = 144

x = 144 : 6

x = 24

Resposta - Questão 11

Alternativa A.

Considere x a idade do Lucas e y a idade da Mariana, então temos que:

x + y = 50

y = 50 - x

E também que:

y - 4 = 2(x - 4)

y - 4 = 2x - 8

Substituindo:

50 - x - 4 = 2x - 8

-x + 46 = 2x - 8

46 + 8 = 2x + x

54 = 3x

x = 54 : 3

x = 18

Resposta - Questão 12

Alternativa C

Se o tempo total foi de 250 minutos e 5 corredores participaram, então o tempo gasto por cada corredor foi:

250 : 5 = 50

Resposta - Questão 13

Alternativa E.

A quantidade total de cadernos é dada por:

60 12 = 720

Portanto, a escola comprou 720 cadernos no total.

Resposta - Questão 14

Alternativa A.

Considere x o menor número. O maior número será x + 40. A soma dos dois números é 120, então:

x + x + 40 = 120

2x + 40 = 120

2x = 120 - 40

2x = 80

x = 80 : 2

x = 40

Resposta - Questão 15

Alternativa E.

Se x é o número de meninos, então o número de meninas é 3x.

Logo temos que:

x + 3x = 240

4x = 240

x = 240 : 4

x = 60

Então o número de meninas é o triplo do número de meninos:

3x = 60 3 = 180

Resposta - Questão 16

Alternativa A.

Considere x o número de carros e x + 10 o número de motos, então temos que:

x + x + 10 = 80

2x = 80 - 10

2x = 70

x = 70 : 2

x = 35

Então há 35 carros no estacionamento.

Resposta - Questão 17

Alternativa B.

A média geral das idades é dada pela soma das idades de todos os alunos dividida pelo número total de alunos, no caso 15.

Então temos que:

120 15 = 1800

150 15 = 2100

Somando:

1800+2100 = 3900

Sabendo que o total de alunos é 120 + 150 = 270:

3900 : 270 = 14,44  14,5

Resposta - Questão 18

Alternativa E.

Para calcular o valor pago por aluno, basta dividir:

55000 : 50 = 110

Então serão gastos R$ 110,00 por aluno.

Resposta - Questão 19

Alternativa E.

Sabemos que em 6 meses será comprado um total de 120 6 = 720 livros.

Então 3000 + 720 = 3720.

Resposta - Questão 20

Alternativa A.

D(18) = 1, 2, 3, 6, 9, 18

D(24) = 1, 2, 3, 4, 6, 8, 12, 24

O MDC entre 18 e 24 é 6, pois 18 : 6 = 3 e 24 : 6 = 4. Então serão feitos 6 kits.

Resposta - Questão 21

Alternativa C.

Para cada escola receber o mesmo número de ingressos, calcularemos o MDC de 400 e 320; fatorando cada, temos:

400 = 24 52

320 = 25 5

Então o MDC(400, 320) = 24 5 = 80.

Temos que:

400 + 320 = 720

720 : 80 = 9

Assim, é necessário escolher no mínimo 9 escolas.

Resposta - Questão 22

Alternativa E.

Calcularemos o MDC entre 540, 810 e 1080:

540 = 2 · 33 · 5

810 = 34 · 2 · 5

1080 = 22 · 33 · 5

MDC(540, 810, 1080) = 33 · 2 · 5 = 270

Mas as peças não podem ter 270 cm. O maior divisor de 270 é 135, então cada peça deve ter

135 cm:

(40 · 540 + 30 · 810 + 10 · 1080) : 135 = 420 peças

Resposta - Questão 23

Alternativa B.

Sabemos que o aumento foi de 600 – 500 = 100,00

100 : 500 = 0,2

O aumento percentual será de 0,2 100 = 20%.

Resposta - Questão 24

Alternativa A.

Primeiro calcularemos a diferença para descobrir o desconto:

240 - 180 = 60

Agora basta dividir 60 por 240:

60 : 240 = 0,25 = 25%

Resposta - Questão 25

Alternativa C.

Pelo Princípio Fundamental da Contagem, o número total de combinações possíveis é:

4 5 3 = 60

Resposta - Questão 26

Alternativa C.

Pelo princípio fundamental da contagem, temos que:

4 3 2 = 24

Então há 24 combinações possíveis.

Resposta - Questão 27

Alternativa B.

Pelo princípio fundamental da contagem, temos que:

5 6 3 = 90

Resposta - Questão 28

Alternativa B.

Considere x o número de pedras da amiga do Heitor, então temos que:

20 - x = 10

20 - 10 = x

10 = x

Resposta - Questão 29

Alternativa A.

Considere x o número de balões que a Nicole trouxe, então temos que:

x + x + 4 = 18

2x + 4 = 18

2x = 18 - 4

2x = 14

x = 14 : 2

x = 7

Resposta - Questão 30

Alternativa A.

Pelo princípio fundamental da contagem, o número de possíveis respostas será:

5 · 6 · 9 = 270

Como o número de alunos é 280, então há 10 alunos a mais que o número de possibilidades.