Exercícios sobre elementos da comunicação
Esta lista de exercícios sobre elementos da comunicação explora a identificação, classificação e análise dos seis componentes fundamentais para os atos comunicativos.
(IBPTEC)
ANPD viu 'indícios de violação de direitos' em coleta de dados pela empresa Meta, diz diretora
Segundo Miriam Wimmer, da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, violações podem gerar 'danos irreparáveis'. Nesta terça, órgão mandou big tech responsável por Facebook, Instagram e WhatsApp suspender, no Brasil, uso de dados de usuários para treinar IA.
A diretora da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), Miriam Wimmer, afirmou nesta terça-feira (2) que foram constatados “indícios de violação de direitos” por parte da Meta — big tech responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp — na coleta de dados de usuários das plataformas.
Mais cedo, nesta terça, a ANPD determinou que a Meta suspenda, no Brasil, a validade da nova política de privacidade da empresa sobre a utilização dos dados pessoais de usuários.
Os termos de uso passaram a permitir que a empresa utilize dados de publicações abertas de usuários, como fotos e textos, para treinar sistemas de inteligência artificial (IA) generativa.
“Esta foi a primeira vez que adotamos uma medida efetiva, de natureza cautelar preventiva, justamente em função da existência de indícios de violação de direitos que pode gerar danos de difícil reparação ou irreparáveis”, afirmou a diretora da ANPD. A decisão do órgão vale imediatamente e a Meta terá até cinco dias úteis para alterar as políticas de privacidade que foram atualizadas em junho. A empresa ainda tem dez dias corridos para apresentar um recurso contra a decisão. Por que isso importa? Porque o conteúdo que milhões de pessoas postam no Instagram e no Facebook está servindo para treinar inteligência artificial sem a empresa oferecer contrapartidas, nem informações detalhadas sobre onde a ferramenta poderá ser usada. A prática foi alvo de questionamento na Europa e, no Brasil, pelo Instituto de Defesa de Consumidores (Idec).
Wimmer disse ainda que a ideia da decisão da ANPD não é contrária à “inovação”, mas sim a favor do cumprimento de “direitos fundamentais” dos cidadãos brasileiros. “É importante ressaltar que, no ordenamento jurídico brasileiro, a gente quer sim a inovação, o desenvolvimento tecnológico, mas não é a qualquer custo”, disse.
De acordo com a diretora da ANPD, a Meta descumpriu três itens da legislação brasileira a respeito do uso de dados pessoais.
O primeiro é um descumprimento à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), ao justificar que a utilização dos dados pessoais para treinamento da inteligência artificial estava sendo usada a partir da hipótese do “legítimo interesse”, quando a empresa não tem intenção de colocar em risco as informações coletadas.
“Essa é uma hipótese legal que não pode ser usada para o tratamento de dados pessoais sensíveis, por exemplo, referentes à origem étnica, racial, vinculação política, dados de saúde, dados de religião, dados de vida sexual, enfim, esses dados não podem ser tratados com base no legítimo interesse do controlador”, afirmou Wimmer.
Outro apontamento da agência foi a respeito da dificuldade de acesso para quem quiser restringir o uso dos próprios dados pela Meta. “Não é uma informação facilmente encontrada, nem para especialistas, nem por um público especializado e muito menos pelo cidadão comum que, em primeiro lugar, não foi adequadamente cientificado desse tratamento”, disse.
Por fim, um ponto sensível apontado pela agência se deve ao tratamento uniforme dos dados de crianças e adolescentes, que deveria ser feito de um modo diferente das demais pessoas, como previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
“No caso de criança adolescente, os cuidados têm que ser redobrados, especialmente quando a organização resolve usar o legítimo interesse. Caso essa hipótese fosse plausível, seria preciso observar que deve prevalecer o melhor interesse da criança adolescente. Então nessa análise preliminar, não verificou a existência das salvaguardas que serão necessárias para tratar os dados pessoais desse tipo de público”, concluiu Wimmer.
(https://g1.globo.com/politica/noticia/2024/07/02/anpd-viu-indicios-de-violacao-de-direitos-em-coleta-dedados-pela-empresa-meta-diz-diretora.ghtml)
A partir do texto citado, identifique a alternativa que corretamente relaciona os elementos da comunicação (emissor, mensagem, receptor, canal e contexto):
A) Emissor: ANPD; Mensagem: Determinação de suspensão do uso de dados; Receptor: Usuários das plataformas; Canal: Redes sociais; Contexto: Violação de direitos na coleta de dados.
B) Emissor: Miriam Wimmer; Mensagem: Existência de indícios de violação de direitos; Receptor: Meta; Canal: Declaração oficial; Contexto: Coleta de dados para IA.
C) Emissor: Instituto de Defesa de Consumidores (Idec); Mensagem: Questionamento da prática da Meta; Receptor: ANPD; Canal: Relatório de pesquisa; Contexto: Uso de dados pessoais na Europa e Brasil.
D) Emissor: Meta; Mensagem: Justificação do uso de dados com base no “legítimo interesse”; Receptor: ANPD; Canal: Termos de uso; Contexto: Nova política de privacidade.
E) Emissor: Usuários das plataformas; Mensagem: Publicações abertas; Receptor: Meta; Canal: Redes sociais; Contexto: Treinamento de sistemas de IA.
(JVL Concursos) Na frase “O professor explicou a matéria claramente aos alunos”, qual elemento da comunicação corresponde ao canal?
A) O professor.
B) A voz e o som das palavras.
C) A explicação dada pelo professor.
D) Os alunos.
(FUNDATEC) De acordo com Bond e Oliveira (2011), sobre um dos elementos envolvidos no processo de comunicação, analise características abaixo:
• Trata-se do conteúdo da comunicação.
• Pode apresentar diversos tipos de elementos, tanto afetivos como intelectuais.
• Pode exprimir um sentimento ou transmitir uma informação ou ideia.
• Seu conteúdo pode ser positivo ou negativo.
As características acima definem o elemento:
A) código.
B) mensagem.
C) emissor.
D) receptor.
(ADM&TEC) Com qual elemento da comunicação está relacionada a função apelativa da linguagem?
A) canal.
B) texto.
C) emissor.
D) receptor.
(IDCAP) Em relação aos elementos da comunicação, assinale a alternativa incorreta:
A) Emissor é quem fala, aquele que emite uma mensagem.
B) Código é o conjunto de signos organizados segundo regras de combinação usadas para a elaboração da mensagem.
C) Canal é o meio físico de veiculação da mensagem que possibilita o contato entre receptor e emissor.
D) Receptor é aquilo a que a mensagem se refere; contexto; situação; fato, dado para o qual a mensagem aponta.
E) Mensagem é aquilo que é transmitido; enunciado produzido pela contribuição e seleção de signos realizada por um sujeito em dado lugar e em determinado tempo.
(FGV) Uma fábrica de tênis anunciou uma nova criação com preço bastante reduzido; o anúncio vinha acompanhado com uma bela foto de um par do tênis e com promessas de grande elegância.
Sobre a mensagem do anúncio, assinale a afirmativa inadequada.
A) O emissor da mensagem, nesse caso, não é um indivíduo, mas uma empresa.
B) Para convencer o cliente a comprar um par de tênis, o texto apela também para a vaidade do comprador.
C) O código empregado na veiculação da mensagem envolve palavras e imagens.
D) O produto anunciado traz, implicitamente a mensagem de que o comprador potencial é o jovem urbano.
E) Um dos elementos utilizados pelo anunciante destaca o interesse do comprador: a redução do preço do produto.
(FGV) As opções a seguir apresentam várias situações comunicativas em que a comunicação não está bem estabelecida. Assinale a opção em que a razão de não se estabelecer uma boa comunicação está corretamente identificada.
A) Na discoteca, os dois membros de um casal de estrangeiros tinham dificuldade em ouvir as palavras do outro, pois a música estava bastante alta. / O código empregado ser uma língua estrangeira.
B) Um arqueólogo luta há vinte anos para o entendimento de umas frases numas placas de argila. / O desconhecimento do código empregado.
C) João não sabia dizer se a frase “A demissão do secretário” se referia a uma demissão feita pelo secretário ou se à demissão do próprio secretário. / Palavras não adaptadas às circunstâncias.
D) O professor não conseguia entender o que estava escrito no texto do aluno. / O meio de comunicação mal escolhido.
E) O aluno não conseguia distinguir as referências históricas de uma estrofe de Camões. / A polissemia da mensagem.
(Instituto UniFil) Sobre os elementos da comunicação, relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I. Emissor.
II. Receptor.
III. Mensagem.
IV. Código
V. Canal.
VI. Referente.
( ) Quem recebe a mensagem.
( ) Formado por um conjunto de sinais, organizados de acordo com determinadas regras, em que cada um dos elementos tem significado em relação com os demais.
( ) Deve garantir o contato entre emissor e receptor.
( ) Quem emite a mensagem.
( ) Objeto da comunicação e constituída pelo conteúdo das informações transmitidas.
( ) Situações às quais a mensagem se refere.
A) II – IV – VI – I – III – V.
B) I – III – V – II – IV – VI.
C) II – IV – V – I – III – VI.
D) II – III – VI – I – IV – V.
(Unesc) Elementos da comunicação dizem respeito a cada aspecto presente no fluxo comunicativo, desde o momento em que a mensagem é emitida, até quando é recebida e compreendida.
Na ausência ou no mau uso de um dos elementos, diz-se que houve ruído na comunicação, o que significa dizer que ela não foi bem-sucedida. Os elementos da comunicação são: emissor, receptor, mensagem, referente, canal e código.
(https://brasilescola.uol.com.br/redacao/elementos-presentes-no-ato-comunicacao.htm)
Nas alternativas abaixo as definições estão de acordo com os elementos da comunicação, EXCETO em:
A) Emissor ou locutor: a quem a mensagem é dirigida, por quem ela é captada.
B) Referente ou contexto: o assunto que perpassa o ato comunicativo.
C) Canal ou veículo: o meio pelo qual a mensagem é difundida, divulgada; o seu veículo condutor.
D) Mensagem: texto verbal ou não verbal propriamente dito; é a estrutura textual.
E) Código: a forma como a mensagem se organiza; é um conjunto de sinais organizados de maneira que tanto o locutor quanto o interlocutor conheçam e tenham acesso.
(FGV)
Observe a seguinte situação comunicativa: “Com a finalidade de seduzir sua companheira, o pianista se senta ao piano e interpreta uma bonita valsa”.
Em relação a essa situação comunicativa, é correto afirmar que:
A) o emissor da mensagem é o piano;
B) o receptor da mensagem é a companheira do pianista;
C) o código da mensagem é o ritmo da música;
D) o canal da mensagem é o visual;
E) a mensagem aludida é o amor do pianista.
(INEP)
TEXTO I
Fundamentam-se as regras da Gramática Normativa nas obras dos grandes escritores, em cuja linguagem as classes ilustradas põem o seu ideal de perfeição, porque nela é que se espelha o que o uso idiomático estabilizou e consagrou.
LIMA, C. H. R. Gramática normativa da língua portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.
TEXTO II
Gosto de dizer. Direi melhor: gosto de palavrar. As palavras são para mim corpos tocáveis, sereias visíveis, sensualidades incorporadas. Talvez porque a sensualidade real não tem para mim interesse de nenhuma espécie — nem sequer mental ou de sonho —, transmudou-se-me o desejo para aquilo que em mim cria ritmos verbais, ou os escuta de outros. Estremeço se dizem bem. Tal página de Fialho, tal página de Chateaubriand, fazem formigar toda a minha vida em todas as veias, fazem-me raivar tremulamente quieto de um prazer inatingível que estou tendo. Tal página, até, de Vieira, na sua fria perfeição de engenharia sintáctica, me faz tremer como um ramo ao vento, num delírio passivo de coisa movida.
PESSOA, F. O livro do desassossego. São Paulo: Brasiliense, 1986.
A linguagem cumpre diferentes funções no processo de comunicação. A função que predomina nos textos I e II
A) destaca o “como” se elabora a mensagem, considerando-se a seleção, combinação e sonoridade do texto.
B) coloca o foco no “com o quê” se constrói a mensagem, sendo o código utilizado o seu próprio objeto.
C) focaliza o “quem” produz a mensagem, mostrando seu posicionamento e suas impressões pessoais.
D) orienta-se no “para quem” se dirige a mensagem, estimulando a mudança de seu comportamento.
E) enfatiza sobre “o quê” versa a mensagem, apresentada com palavras precisas e objetivas.
(FGV)
Texto II
A inteligibilidade
A imprensa, como veículo de interesses da coletividade, participou e participa decisivamente da propagação do futebol. A aceitação crescente desse esporte em nosso país fez com que os jornais, superando a fase inicial de certa indiferença, o reconhecessem como um conteúdo próprio à difusão em massa.
[....] Em função do receptor (leitor de classes sociais distintas e de diferentes graus de escolarização), a narrativa esportiva apresenta um vocabulário reduzido e o mais corrente possível, para garantir a legibilidade do texto. O emissor, limitado a um código comum de um receptor de nível social médio, procura muito mais repetir modelos anteriores do que tentar novas realizações na potencialidade do sistema. Entre o normal (convencional) e o anormal (novo), o primeiro é o mais frequente na seleção vocabular, onde não se usa uma linguagem tão apurada. A sofisticação de alguns termos é resultante do espírito da época. Não é determinada por um receptor identificado com este código, como é o caso do editorial nos jornais. Trata-se apenas da utilização de um código que valorize o conteúdo, dando-lhe um pretenso caráter de seriedade.
(Maria do Carmo Fernandez)
Fazendo a relação entre os diversos elementos de comunicação citados no texto e a realidade da imprensa esportiva comum, a correspondência correta é:
A) emissor = jogadores de futebol.
B) receptor = a imprensa em geral.
C) o código = estrangeirismos de língua inglesa.
D) canal = visual ou auditivo.
E) mensagem = sentimento na transmissão.
Alternativa: B
Comentário: Nessa questão, o candidato deve analisar a situação de comunicação apresentada no texto. Nesse caso, Miriam Wimmer foi a emissora oficial da mensagem, representando a ANPD, direcionada à Meta (receptor), a fim de informar sobre a constatação de indícios de violação de dados (mensagem) por meio de uma declaração oficial (canal) que solicitou a suspensão das atividades. Por fim, o contexto referenciado no texto é a utilização de dados do usuário para treinamento de IAs. Desse modo, a alternativa correta é a B.
Alternativa: B
Comentário: O canal é o veículo pelo qual se expressa o código e se transmite a mensagem. Na situação acima, a partir das informações explicitadas, é possível inferir que o professor ministrou a aula de forma oral, sendo portanto correspondentes ao canal a voz e o som das palavras.
Alternativa: B
Comentário: As afirmações acima se referem à mensagem, ou seja, ao conteúdo que está sendo veiculado nos textos. Esse elemento abarca uma infinidade de temas e tópicos, sejam eles de ordem social ou humana, coletiva ou subjetiva, verídica ou ficcional.
Alternativa: D
Comentário: As funções da linguagem se relacionam com os seis elementos da comunicação. A função apelativa é aquela que busca convencer ou atingir o leitor/ouvinte, logo, seu foco está no elemento ‘receptor’, aquele que recebe a mensagem.
Alternativa: D
Comentário: A alternativa D está incorreta pois o receptor é o elemento da comunicação que se refere àquele que recebe a mensagem.
Alternativa: D
Comentário: A única alternativa que apresenta uma informação inadequada é a D, pois, a partir das informações evidenciadas sobre o anúncio, não é possível afirmar que a mensagem explora o potencial jovem urbano, há apenas a promessa de elegância.
Alternativa: B
Comentário: A única alternativa que apresenta a correspondência correta é a B, pois, a dificuldade de compreender as frases se refere, nesse caso, ao desconhecimento de um código antigo, isto é, uma língua antiga.
Alternativa: C
Comentário: Emissor é quem expressa a mensagem; receptor é quem a recebe; mensagem é o conteúdo que será expresso; código é o tipo de sinal compartilhado entre os indivíduos e que serve para expressar a mensagem; canal é o veículo ou o meio pelo qual se garante o contato entre emissor e receptor; e referente é o contexto ou situações as quais o texto se refere. Sendo assim, a ordem da correspondência correta é II, IV, V, I, III, VI, alternativa C.
Alternativa: A
Comentário: a única alternativa incorreta é a A, pois o emissor ou locutor é aquele que emite, ou seja, expressa a mensagem, e não quem a recebe.
Alternativa: B
Comentário: O receptor da mensagem é aquele a quem a mensagem direciona-se, ou seja, o ouvinte ou leitor. Nesse caso, a música é direcionada à companheira do pianista, por isso a alternativa B é a correta.
Alternativa: B
Comentário: As funções da linguagem são relacionadas, cada uma, a um elemento da comunicação. Dessa forma, nota-se que os dois textos utilizam o código verbal na língua portuguesa, para refletir sobre as próprias palavras e a língua. Nesse sentido, o foco está no código utilizado na comunicação e a função da linguagem é a metalinguística.
Alternativa: D
Comentário: A partir das informações do texto e considerando a realidade da imprensa esportiva, a única alternativa que estabelece a correspondência correta é a D, pois o canal de comunicação é tanto visual quanto auditivo, visto que esse tipo de jornalismo explora muito a imagem e também a narração e o comentário oral.