Exercícios sobre a hipótese autotrófica

Exercícios de Biologia

Estes exercícios sobre a hipótese autotrófica são uma forma de testar seus conhecimentos sobre as hipóteses acerca da forma de nutrição dos primeiros seres vivos do planeta. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

A hipótese autotrófica tenta explicar como era a nutrição dos primeiros seres vivos. De acordo com essa hipótese, os primeiros seres vivos eram

a) incapazes de sintetizar seu próprio alimento.

b) organismos fermentadores.

c) capazes de produzir seu próprio alimento.

d) decompositores.

e) capazes de absorver a matéria orgânica do meio.

questão 2

De acordo com a hipótese autotrófica, os primeiros seres vivos eram provavelmente:

a) fotossintetizantes.

b) fermentadores.

c) quimiossintetizantes.

d) decompositores.

e) heterotróficos.

questão 3

Analise as afirmações a seguir e marque aquela que indica corretamente uma das críticas existentes contra a hipótese autotrófica.

a) Os primeiros seres vivos seriam muito simples para sintetizar seu próprio alimento.

b) Os primeiros seres vivos não conseguiriam absorver do meio a quantidade de matéria orgânica necessária para a síntese de seu alimento.

c) A matéria orgânica disponível era ampla, o que não justificaria a necessidade de síntese de alimento.

d) Os primeiros seres vivos eram complexos e apresentavam um sistema digestório adaptado à nutrição heterotrófica.

e) Os primeiros seres vivos provavelmente decompunham a matéria orgânica disponível.

questão 4

(PUC-Campinas) Atenção: Para responder a esta questão considere o texto apresentado abaixo.

Cientistas sabem da existência de fontes termais submarinas desde a década de 70. Os sistemas conhecidos como chaminés negras, ou fumarolas, são os mais comuns. (…) Nessas chaminés, a água pode atingir temperaturas superiores a 400 ºC, devido à proximidade de rochas magmáticas. Com pH semelhante ao do suco de limão, ela libera sulfetos, ferro, cobre e zinco, à medida que se infiltra nas rochas vulcânicas abaixo do solo marinho. Quando esse fluido ebuliente e ácido sobe novamente à superfície, é expelido pelas chaminés na água gelada das profundezas do mar, onde os sulfetos de metal dissolvidos resfriam rapidamente e precipitam, produzindo uma mistura escura, parecida com nuvens de fumaça negra. (…) Apesar da agressiva composição química da água ao seu redor, há uma profusão de animais exóticos, como os gigantescos vermes tubiformes (Riftia), desprovidos de boca e intestinos. Essas criaturas florescem graças a uma associação simbiótica com bactérias internas, que consomem o venenoso gás sulfeto de hidrogênio que emana dos orifícios.

(Revista Scientific American Brasil, janeiro de 2010, p. 42)

As fontes termais submarinas constituem um ambiente favorável para o estudo da origem da vida em nosso planeta.

I. Para alguns pesquisadores, essas condições se assemelham ao ambiente inicial, que foi favorável à formação e integridade de moléculas orgânicas, e que existiu nos primórdios da evolução biológica.

II. Para outros pesquisadores, a água rica em gás sulfeto de hidrogênio seria uma fonte de nutrientes e energia para que os primeiros organismos produzissem seu alimento.

As informações acima estão relacionadas com duas hipóteses distintas sobre a origem da vida. Sobre isso, assinale a alternativa correta.

a) I refere-se à hipótese autotrófica, segundo a qual organismos fotossintetizantes convertiam H2O e CO2 em compostos orgânicos mais complexos e ricos em energia química.

b) II refere-se à hipótese heterotrófica, segundo a qual os primeiros organismos se alimentavam de compostos orgânicos formados de forma abiótica a partir de compostos simples.

c) I está relacionado à panspermia, hipótese segundo a qual a vida teria surgido fora do planeta e semeada aqui por meteoritos vindos do espaço sideral.

d) II relaciona-se à hipótese autotrófica, segundo a qual organismos quimiossintetizantes produzem alimento com energia obtida por reações químicas inorgânicas.

e) I está associado à hipótese simbiótica, segundo a qual organismos eucarióticos primitivos incorporaram bactérias que passaram a funcionar como mitocôndrias e cloroplastos.

respostas
Questão 1

Resolução:

Alternativa “c”. De acordo com a hipótese autotrófica, os primeiros seres vivos eram autotróficos, ou seja, capazes de produzir seu próprio alimento.

Voltar a questão
Questão 2

Resolução:

Alternativa “c”. A hipótese autotrófica afirma que os primeiros seres vivos eram capazes de produzir seu próprio alimento e que, provavelmente, o mecanismo por eles utilizado era o da quimiossíntese.

Voltar a questão
Questão 3

Resolução:

Alternativa “ a”. Os críticos à hipótese autotrófica afirmam que, provavelmente, os primeiros seres vivos não possuíam o aparato necessário para produzir seu próprio alimento.

Voltar a questão
Questão 4

Resolução:

Alternativa “d”. De acordo com a hipótese autotrófica, os primeiros seres vivos provavelmente eram quimiossintetizantes, o que significa que eles obtinham a energia para sintetizar a matéria orgânica a partir da oxidação de compostos inorgânicos.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado