Exercícios sobre abiogênese e biogênese
Até meados do século XIX, era muito comum a ideia de que seres vivos poderiam surgir da matéria sem vida. De um pedaço de carne, por exemplo, de acordo com essa ideia, poderia surgir larvas. Analise as alternativas e marque o nome dado a essa teoria.
a) Criacionismo.
b) Absolutismo.
c) Abiogênese.
d) Biogênese.
e) Panspermia.
Alternativa “c”. Abiogênese ou teoria da geração espontânea é o nome dado à teoria que explica como a vida surge a partir de matéria bruta, sem vida.
A abiogênese ou teoria da geração espontânea por muito tempo foi aceita pelos estudiosos, entretanto, hoje sabemos que ela está completamente incorreta. Dentre os nomes abaixo, marque o único que representa um pesquisador que aceitava essa teoria.
a) Francesco Redi.
b) Louis Pasteur.
c) Aristóteles.
d) Charles Darwin.
e) Lamarck.
Alternativa “c”. Aristóteles era um filósofo grego adepto da teoria da abiogênese, defendendo, portanto, que a vida poderia surgir de matéria bruta.
Para provar que a teoria da abiogênese estava incorreta, vários estudos foram feitos. Em um desses estudos, um pesquisador colocou carne em frascos e cobriu alguns com gaze, deixando outros descobertos. Larvas surgiram apenas nos fracos abertos, o que indica que as larvas não surgiram a partir da carne e sim de insetos que visitaram o material descoberto. Esse experimento foi realizado por
a) Aristóteles.
b) Pasteur.
c) Oparin.
d) Haldane.
e) Redi.
Alternativa “e”. Redi foi o pesquisador que realizou o experimento descrito na questão e provou que os seres vivos nascem apenas de um ser vivo preexistente.
(UCDB-MT) Analise as afirmações:
I — Quando se deixa um pedaço de carne exposto ao ar, nele podem aparecer vermes.
II — Se o frasco que contém os pedaços de carne for coberto por uma gaze, os vermes aparecem na gaze e não na carne.
Essas afirmações fortalecem a teoria da origem da vida chamada:
a) Abiogênese.
b) Geração espontânea.
c) Hipótese de Malthus.
d) Biogênese.
e) Hipótese de Galileu.
Alternativa “d”. As duas observações sugerem que a vida surge de um ser preexistente, uma vez que no frasco tampado nada surgiu.
(UAM-AM) Em 1668 Francisco Redi colocou, dentro de recipientes, substâncias orgânicas em decomposição. Alguns dos recipientes foram cobertos com gaze e outros deixados descobertos. Demonstrou que das larvas de carne podre se desenvolveram ovos de moscas e não da transformação da carne. Os resultados desse experimento fortaleceram a teoria sobre a origem da vida denominada de:
a) abiogênese.
b) biogênese.
c) hipótese heterotrófica.
d) hipótese autotrófica.
e) geração espontânea.
Alternativa “b”. Ao se provar que as larvas se desenvolveram a partir dos ovos de moscas, percebeu-se que a vida surgia apenas de um ser vivo preexistente.