Exercícios sobre adaptações das aves ao voo

Com os exercícios sobre adaptações das aves ao voo, você ampliará seus conhecimentos sobre esse grupo de animais vertebrados e sua incrível capacidade de voar. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Questão 1

Como todos nós sabemos, nem todas as aves voam, e, apesar das penas estarem relacionadas com o voo, essa não é a única função dessas estruturas. Analise as alternativas seguintes e marque aquela que não indica uma função atribuída às penas:

a) Isolante térmico

b) Atração de parceiros

c) Flutuação

d) Sustentação dos músculos

e) Camuflagem

Ver resposta
Resposta

Alternativa “d”. As penas atuam garantindo o voo das aves, além de participarem do isolamento térmico, ajudarem na flutuação, atuarem no papel de atração de parceiros e favorecerem a camuflagem.

Questão 2

O esqueleto das aves apresenta uma série de adaptações que garante que elas consigam voar com mais facilidade. Uma delas é a presença de ossos ocos, chamados de:

a) Ossos fusiformes

b) Ossos aéreos

c) Ossos aeríferos

d) Ossos pneumáticos

e) Ossos fixos

Ver resposta
Resposta

Alternativa “d”. São chamados de pneumáticos os ossos que apresentam várias cavidades cheias de ar.

Questão 3

(Fatec-SP) No processo de evolução das aves, uma das adaptações mais relevantes relacionadas ao voo é a aerodinâmica corpórea, principalmente a transformação dos membros anteriores em asas recobertas por penas, queratinizadas e com arquitetura leve e intricada. Além dessas características, as aves apresentam outras adaptações estruturais e também fisiológicas que são essenciais para o voo. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma dessas adaptações.

a) Desenvolvimento de ossos pneumáticos e de um sistema de sacos aéreos.

b) Presença de dentes e de moela, que auxiliam no processamento mecânico dos alimentos.

c) Presença de bexiga urinária para armazenar urina, líquido formado principalmente por ácido úrico, que é uma substância muito solúvel em água.

d) Capacidade de variar a temperatura corporal de acordo com a temperatura do meio, a fim de garantir um maior aproveitamento de energia durante o voo.

e) Presença, no sangue das aves migratórias, de hemoglobina com baixa afinidade por oxigênio, a fim de minimizar as dificuldades respiratórias nas elevadas altitudes.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “a”. Os ossos ocos, que tornam o animal mais leve, e os sacos aéreos, que garantem um maior suprimento de ar, estão relacionados com o voo.

Questão 4

Analise as alternativas seguintes e marque aquela que não diz respeito a uma adaptação das aves ao voo:

a) Músculos peitorais desenvolvidos

b) Presença de sacos aéreos

c) Ausência de dentes

d) Viviparidade

e) Ausência de bexiga urinária

Ver resposta
Resposta

Alternativa “d”. As aves são animais ovíparos, e muitos pesquisadores afirmam que, ao botarem ovos, elas evitam que a gestação atrapalhe o voo devido ao ganho de peso.