Exercícios sobre agentes poluidores do ar
A poluição atmosférica é um problema grave que afeta todo o planeta e causa danos ambientais e à nossa saúde. Entre os maiores poluidores, destacam-se os carros e as indústrias, que lançam uma série de produtos tóxicos no ar. O monóxido de carbono é um desses produtos e destaca-se por se ligar à hemoglobina, formando a
a) oxi-hemoglobina, que auxilia no transporte de oxigênio.
b) carboxi-hemoglobina, que impede que o oxigênio seja transportado.
c) monóxido de hemoglobina, que ajuda no transporte de gás carbônico pelo corpo.
d) oxi-hemoglobina, que promove o transporte de gás carbônico pelo corpo.
e) carboxi-hemoglobina, que promove uma melhor oxigenação do corpo.
Alternativa “b”. A carboxi-hemoglobina impede que o transporte de oxigênio ocorra de maneira adequada. Se uma pessoa ficar exposta por longo período ao monóxido de carbono, pode ocorrer até mesmo a morte.
Marque a alternativa que indica corretamente o nome do fenômeno que acontece como resultado da interação de óxidos com o vapor d'água presente na atmosfera.
a) Efeito estufa.
b) Aquecimento global.
c) Inversão térmica.
d) Chuva ácida.
Alternativa “d”. O vapor d'água, quando entra em contato com óxidos liberados na atmosfera, pode formar diferentes ácidos, como o ácido nítrico. Esses ácidos dissolvem-se nas nuvens e caem na forma de chuva ácida.
Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica corretamente o nome do fenômeno desencadeado pelo acúmulo de gás carbônico (CO2) e metano (CH4), substâncias que se caracterizam por sua propriedade de absorver calor.
a) Efeito estufa.
b) Correntes de convecção.
c) Inversão térmica.
d) Chuva ácida.
Alternativa “a”. O efeito estufa, fenômeno responsável pelo aquecimento da superfície terrestre, é acentuado pelo acúmulo de gás carbônico e metano.
(Fatec-SP) "Na cidade de São Paulo, nos meses de inverno, há um aumento muito grande de poluentes do ar. Normalmente, as camadas inferiores do ar são mais quentes do que as superiores; o ar quente, menos denso, sobe, carregando os poluentes e é substituído por ar frio. Nos meses de junho, julho e agosto, geralmente as camadas inferiores ficam muito frias e densas; logo, o ar não sobe com facilidade e a concentração de poluentes cresce."
O texto, ao estabelecer um paralelo entre a densidade do ar e temperatura, pretende mostrar o fenômeno
a) do aumento da população, determinando a poluição.
b) da poluição química por produtos não biodegradáveis.
c) das chuvas ácidas.
d) do efeito estufa.
e) da inversão térmica.
Alternativa “e”. A inversão térmica é um grave fenômeno atmosférico que ocorre nas grandes cidades, onde os poluentes ficam concentrados nas regiões mais baixas da atmosfera.
(PUC-RJ) A maior parte da energia usada hoje no planeta é proveniente da queima de combustíveis fósseis. O protocolo de Kyoto, acordo internacional que inclui a redução da emissão de CO2, e de outros gases, demonstra a grande preocupação atual com o meio ambiente. O excesso de queima de combustíveis fósseis pode ter como consequências:
a) maior produção de chuvas ácidas e aumento da camada de ozônio.
b) aumento do efeito estufa e dos níveis dos oceanos.
c) maior resfriamento global e aumento dos níveis dos oceanos.
d) destruição da camada de ozônio e diminuição do efeito estufa.
e) maior resfriamento global e aumento da incidência de câncer de pele.
Alternativa “b”. A liberação de CO2 faz com que o efeito estufa, responsável por deixar a superfície da Terra aquecida, acentue-se e, com isso, aumente a temperatura do planeta. Com o aumento da temperatura, ocorre o derretimento das calotas polares e geleiras, desencadeando o aumento do nível dos oceanos.