Exercícios sobre alterações cromossômicas estruturais
As alterações cromossômicas estruturais são aquelas que afetam a morfologia de um cromossomo. Analise as alternativas abaixo e indique aquela que não indica o nome de uma alteração estrutural.
a) Deleção
b) Inversão
c) Duplicação
d) Divisão
e) Translocação
Alternativa “d”
As principais formas de alterações cromossômicas estruturais são: deleção, duplicação, inversão e translocação.
Algumas vezes acontecem alterações que afetam a morfologia normal dos cromossomos: as chamadas alterações cromossômicas estruturais. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que indica corretamente o nome da alteração cromossômica caracterizada pela perda de uma porção do cromossomo e pela consequente diminuição de seus genes.
a) Deleção
b) Inversão
c) Duplicação
d) Divisão
e) Translocação
Alternativa “a”
Na deleção, observa-se que parte do cromossomo é perdida, levando à redução do número de genes.
A figura abaixo mostra um tipo específico de alteração cromossômica estrutural. Analise a figura e marque a alternativa que indica corretamente o nome dessa alteração.
a) Deleção
b) Inversão
c) Duplicação
d) Divisão
e) Translocação
Alternativa “e”
A figura ilustra uma translocação, pois há troca de uma porção entre cromossomos não homólogos.
(UFC) Um cientista realizou uma pesquisa para compreender o aparecimento de uma alteração no tamanho diminuído de uma das asas de um lote de insetos polinizadores. O pesquisador constatou que cromossomos não homólogos dos animais com a asa modificada apresentavam um rearranjo, indicando uma troca mútua de segmentos, sugerindo, portanto, que essa alteração era a causa provável do aparecimento da asa menor. A aberração estrutural que incidiu nesses cromossomos denomina-se:
a) deficiência.
b) inversão.
c) translocação.
d) crossing-over.
e) deleção.
Alternativa “c”
O que aconteceu foi uma translocação, pois ocorreu a transferência de uma porção de um cromossomo para outro não homólogo.