Topo
pesquisar

Exercícios sobre a ancilostomose

Exercícios de Biologia

Para responder a estes exercícios sobre a ancilostomose, também conhecida como ancilostomíase e amarelão, é necessário conhecer os agentes etiológicos e sintomas dessa doença. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

A ancilostomose, ou ancilostomíase, é uma doença causada por parasitas das espécies Necator americanus e Ancylostoma duodenale. Esses organismos são classificados como

a) protozoários.

b) bactérias.

c) platelmintos.

d) nematoides.

e) artrópodes.

questão 2

A ancilostomose, também conhecida como amarelão, é uma doença causada pelos parasitas Necator americanus e Ancylostoma duodenale. A larva desses animais adentra a pele, desenvolve-se e o adulto fixa-se no

a) baço.

b) fígado.

c) estômago.

d) intestino.

e) pulmão.

questão 3

(IFTO) É uma medida/são medidas de prevenção da doença chamada ancilostomose (amarelão):

a) Vacinação.

b) Higiene pessoal e uso de sanitários.

c) Evitar o contato da pele com areia frequentada por cães e gatos.

d) Borrifação no interior da residência.

e) Uso de calçados e de sanitários.

questão 4

(UEMG) A ancilostomose (ou amarelão, opilação ou ainda “doença do Jeca Tatu”) é uma doença ainda muito disseminada em nosso país, tendo como agentes patogênicos o Necator americanus e o Ancylostoma duodenale. Com relação ao ciclo de vida desses helmintos e à doença causada por eles, podemos afirmar corretamente que:

a) Seu ciclo de vida é heteroxeno, porque possui dois hospedeiros: o homem, que age como hospedeiro intermediário, e o mosquito Culex fatigans, como hospedeiro definitivo.

b) Esses vermes são parasitas intestinais, porém alimentam-se de sangue, causando uma anemia profunda, típica da doença.

c) A principal forma de contaminação no meio rural faz-se pela ingestão de seus ovos embrionados, que foram eliminados pelas fezes de seus hospedeiros, tanto o definitivo quanto o intermediário.

d) Além da higiene alimentar e do uso de calçado, a vacinação da população também é uma importante medida profilática para se evitar a ocorrência dessa doença.

respostas
Questão 1

Alternativa “d”. A ancilostomose é causada por parasitas nematoides, ou seja, vermes de corpos cilindros, alongados e com as extremidades afiladas.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “d”. Na ancilostomose, o verme adulto desenvolve-se na mucosa intestinal, onde se alimenta do sangue do hospedeiro.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “e”. Como a ancilostomose pode ser contraída pela entrada da larva em nossa pele, uma das formas de prevenção é o uso de calçados. É importante salientar que as larvas encontram o solo quando fezes contaminadas são lançadas nesse local, por isso a necessidade de saneamento básico.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “b”. A ancilostomose causa forte anemia, uma vez que o verme adere-se à mucosa do intestino, onde se alimenta intensamente de sangue.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola