Exercícios sobre anticorpos
Sabemos que os anticorpos são fundamentais para garantir a defesa do corpo contra organismos patogênicos. Essas substâncias são produzidas pelos _______________ após a estimulação por um antígeno e a maturação dessa célula.
Marque a alternativa que completa adequadamente o espaço acima:
a) Linfócito T.
b) Linfócito CD4.
c) Linfócitos B
D) Linfócito CD8.
e) Eosinófilos.
Alternativa “c”. Os linfócitos B são células especializadas na produção de anticorpos. Eles são estimulados pelos antígenos e transformam-se em sua forma ativada, que é denominada plasmócito.
No sangue estão presentes substâncias conhecidas como aglutinogênios e aglutininas. Esse último grupo, na realidade, são anticorpos, que estão presentes:
a) nos glóbulos brancos.
b) nas membranas das hemácias.
c) no plasma.
d) nas plaquetas.
Alternativa “c”. As aglutininas, conhecidas mais especificadamente por aglutinina anti- A ou anti-B, são anticorpos presentes no plasma sanguíneo.
Após serem estimulados por antígenos, os linfócitos B sofrem maturação e diferenciam-se em:
a) linfócitos B1.
b) células natural killer.
c) monócitos.
d) plasmócitos.
e) macrófagos.
Alternativa “d”. Após serem estimulados pelos antígenos, os linfócitos B diferenciam-se em plasmócitos e passam a produzir os anticorpos.
(Cesmac/Fejal- AL) Na imunização ativa, o antígeno é introduzido em um organismo e provoca a fabricação de anticorpos. Na imunização passiva, o anticorpo é fabricado fora do organismo a ser imunizado e introduzido pronto. É exemplo de imunização ativa:
a) aplicação de vacina, como a vacina tríplice.
b) aplicação de um soro, como o antiofídico.
c) imunização do bebê por meio do aleitamento materno.
d) imunização do feto com a passagem de anticorpos pela placenta.
Alternativa “a”. Nas vacinas são introduzidos antígenos incapazes de causar a doença, mas que estimulam a produção de anticorpos. Assim sendo, a vacina é uma imunização ativa.
(Fuvest- SP) Um coelho recebeu, pela primeira vez, a injeção de uma toxina bacteriana e manifestou a resposta imunitária produzindo a antitoxina (anticorpo). Se após certo tempo for aplicada uma segunda injeção da toxina no animal, espera-se que ele:
a) não resista a essa segunda dose.
b) demore mais tempo para produzir a antitoxina.
c) produza a antitoxina mais rapidamente.
d) não produza mais a antitoxina por estar imunizado.
e) produza menor quantidade de antitoxina.
Alternativa “c”. Após ser exposto ao mesmo antígeno pela segunda vez, é desencadeada a resposta imune secundária, que resulta em um aumento rápido de anticorpos.