Exercícios sobre as leis de Mendel

Com estes exercícios sobre as leis de Mendel, você pode avaliar seus conhecimentos em Genética e tirar dúvidas acerca desse importante tema. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Questão 1

O sucesso dos experimentos de Mendel está diretamente ligado ao material escolhido para sua pesquisa: ervilhas. Analise as alternativas abaixo e marque a única que não representa uma vantagem do uso dessa espécie.

a) Fácil cultivo.

b) Produz poucos descendentes.

c) Ciclo de vida curto.

d) Facilidade de polinização artificial.

e) Possui muitas variedades.

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Resposta

Alternativa “b”. As ervilhas geram um grande número de descendentes a partir de cada cruzamento, o que facilita os estudos da hereditariedade.

Questão 2

Em um experimento, ao cruzar plantas puras de flores roxas com plantas puras de flores brancas, obteve-se 100% de plantas com flores roxas em F1. Levando em consideração que o experimento obedece à Primeira Lei de Mendel, espera-se que em F2 as flores roxas e brancas apresentem-se em uma proporção de

a) 5:3.

b) 1:1.

c) 2:3.

d) 3:1.

e) 2:5.

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Resposta

Alternativa “d”. Em F2, as flores roxas e brancas aparecerão em uma proporção de 3:1, ou seja, 75% de flores roxas e 25% de flores brancas.

Questão 3

Ao realizar seus experimentos com ervilhas, Mendel cruzou plantas com sementes amarelas e verdes, obtendo, em F1, 100% das plantas com sementes amarelas. Em F2, obteve 75% das plantas com sementes amarelas e 25% de plantas com sementes verdes. Podemos concluir, portanto, que em F1 temos indivíduos

a) Homozigotos dominantes.

b) Homozigotos recessivos.

c) Heterozigotos.

d) Puros dominantes.

e) Puros recessivos.

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Alternativa “c”. Os indivíduos em F1 são heterozigotos, apresentando, portanto, um alelo responsável pela cor amarela e outro pela cor verde. Como o alelo amarelo é dominante, as sementes são amarelas.

Questão 4

(FPS) Com relação à primeira lei de Mendel, analise as proposições abaixo.

1. Cada característica de um organismo é condicionada por dois fatores (genes alelos), um proveniente do pai e outro da mãe.

2. Os dois fatores do par (ou alelos) são transmitidos para cada gameta, no momento da sua formação.

3. Com a união dos gametas na fecundação, o par de alelos para cada característica é reconstituído.

4. No momento da formação dos gametas, os alelos se separam indo apenas um para cada gameta.

5. Um alelo do par é transmitido, dependente da sua manifestação.

Estão corretas, apenas:

a) 2, 3 e 4.

b) 3, 4 e 5.

c) 1, 3 e 4.

d) 1, 4 e 5.

e) 1, 2 e 3.

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Resposta

Alternativa “c”. A afirmativa 2 está incorreta, pois, no momento da formação dos gametas, os fatores segregam-se e terminam em gametas diferentes. Já a afirmativa 5 está errada, pois a transmissão de alelos ocorre independentemente da sua manifestação.

Questão 5

(Fuvest) Considere os seguintes cruzamentos para ervilha, sabendo que V representa o gene que determina cor amarela dos cotilédones e é dominante sobre o alelo v, que determina cor verde.

I. VV x vv

II. Vv x Vv

III. Vv x vv

Um pé de ervilha, heterozigoto e que, portanto, pode produzir vagens com sementes amarelas e com sementes verdes, pode resultar:

a) Apenas do cruzamento I.

b) Apenas do cruzamento II.

c) Apenas do cruzamento III.

d) Apenas dos cruzamentos II e III.

e) Dos cruzamentos I, II e III.

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Resposta

Alternativa “e”. No cruzamento I, temos VV x vv, dos quais temos a probabilidade de obter indivíduos 100% Vv. Já no cruzamento II, Vv x Vv, temos a probabilidade de 25% VV, 50% Vv e 25% vv. Por fim, no cruzamento III, Vv x vv, a probabilidade é de 50% Vv e 50% vv. Isso significa que em todos os cruzamentos podemos obter heterozigotos.

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