Exercícios sobre auxinas

Ao resolver estes exercícios sobre auxinas, lembre-se de que elas são um hormônio vegetal relacionado com o tropismo e a dominância apical na planta. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Questão 1

A auxina, assim como a giberelina, citocinina, ácido abscísico e etileno, é um hormônio vegetal. Na figura a seguir está ilustrado um dos efeitos da auxina, que é controlar o fototropismo.

Observe uma das ações da auxina
Observe uma das ações da auxina

A respeito desse tropismo, marque a alternativa correta:

a) No fototropismo, a auxina migra para o lado mais iluminado e estimula o alongamento das células nessa região.

b) No fototropismo, a auxina migra para o lado mais iluminado e estimula a morte celular nessa região.

c) No fototropismo, a auxina migra para o lado menos iluminado e estimula o alongamento das células nessa região.

d) No fototropismo, a auxina migra para o lado menos iluminado e estimula a morte celular nessa região.

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Resposta

Alternativa “c”. O fototropismo é um curvamento da planta em direção à fonte de luz e acontece graças à auxina, que migra para a região menos iluminada e promove o alongamento das células nesse local.

Questão 2

Sabemos que a auxina é um fitormônio que atua em diversas atividades da planta. Marque a única alternativa que não indica uma das ações desse hormônio.

a) Controla o fototropismo.

b) Promove o crescimento da planta.

c) Estimula a formação do fruto.

d) Evita a abscisão.

e) Induz o desenvolvimento de gemas laterais.

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Resposta

Alternativa “e”. A única alternativa que não indica uma ação da auxina é a “e”, pois a auxina inibe o crescimento das gemas laterais e promove a dominância apical. A letra “e” corresponde a um efeito da citocinina.

Questão 3

A poda de plantas é uma ação que demonstra claramente um dos efeitos da auxina. Ao retirar o ápice do vegetal, percebemos que se inicia o crescimento dos ramos laterais. Isso ocorre porque:

a) a dominância apical foi quebrada.

b) a dominância lateral foi quebrada.

c) a abscisão foliar foi quebrada.

d) o fototropismo foi quebrado.

e) a dormência apical foi quebrada.

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Resposta

Alternativa “a”. Ao cortarmos o ápice do vegetal, um dos locais onde a auxina é produzida, quebramos a dominância apical, e as gemas laterais iniciam seu desenvolvimento.

Questão 4

(UFRN) Quando o nível de auxina de uma folha baixa acentuadamente, podemos pressupor que essa folha esteja:

a) em plena atividade fotossintética.

b) em estágios de primórdio.

c) em plena maturação.

d) entrando na fase de distensão.

e) atingindo a fase senescente.

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Resposta

Alternativa “e”. Quando uma folha está perto de cair (fase senescente), observa-se que os níveis de auxina caem. Isso sugere que a auxina atua evitando a abscisão.

Questão 5

(Cesgranrio) Ao preparar uma cerca viva, o jardineiro tem o cuidado de fazer podas periódicas assim que as pontas dos galhos atingem determinada altura. Ao fim de algum tempo, há uma cerca densa em razão do surgimento de novos galhos. Verifique as afirmativas a seguir para explicar, cientificamente, o procedimento do jardineiro.

I - As podas periódicas possibilitam um suprimento extra de nutrientes que estimula a produção de novos galhos;

II - Nas pontas dos galhos, são fabricadas auxinas que, em altas concentrações, inibem o surgimento de novos galhos;

III - A prática das podas periódicas serve para manter as partes inferiores da planta igualmente iluminadas, produzindo mais nutrientes.

Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmativa(s):

a) I

b) II

c) III

d) I e II

e) I e III

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Resposta

Alternativa “b”. Ao podar o ápice caulinar, o jardineiro está retirando um local onde ocorre a síntese de auxina. Como sabemos, esse hormônio promove a dominância apical, que é quebrada no momento da poda, fazendo com que os ramos laterais desenvolvam-se.