Exercícios sobre a bactéria Staphylococcus aureus
A bactéria Staphylococcus aureus é encontrada normalmente em nosso corpo, principalmente na nossa pele e narinas, sem causar nenhum problema em condições normais. Entretanto, quando a pele é lesionada ou a imunidade cai, por exemplo, essa bactéria pode desencadear algumas doenças.
Entre as doenças a seguir, marque aquela que não é provocada pelo Staphylococcus aureus.
a) Impetigo.
b) Tétano.
c) Pneumonia.
d) Foliculite.
e) Endocardite.
Alternativa “b”. O tétano é uma doença provocada pela bactéria Clostridium tetani.
Atualmente enfrentamos o grande perigo das chamadas superbactérias, bactérias resistentes a uma grande gama de antibióticos. Dentre essas bactérias, destaca-se a Staphylococcus aureus, responsável por grandes surtos de infecção hospitalar.
Analise as alternativas a seguir e marque a única medida que evita os grandes surtos de superbactérias:
a) Não lavar as mãos de maneira adequada.
b) Não isolar pacientes com graves infecções hospitalares.
c) Usar antibióticos para tratar qualquer tipo de infecção.
d) Usar antibióticos até o término do tratamento indicado pelo médico.
e) Permitir o uso de antibióticos sem receita médica.
Alternativa “d”. O uso inadequado de antibióticos é uma das principais causas do surgimento de superbactérias. Ao tomar o antibiótico seguindo as recomendações médicas, evita-se o surgimento de cepas resistentes.
A respeito da classificação e das características básicas da bactéria Staphylococcus aureus, marque a alternativa correta:
a) A bactéria Staphylococcus aureus sempre provoca doenças ao entrar em contato com nosso corpo.
b) As bactérias Staphylococcus aureus podem provocar pneumonia, furúnculos e tuberculose.
c) A bactéria Staphylococcus aureus é classificada como gram-positiva.
d) Staphylococcus aureus é uma bactéria do grupo dos bacilos que pode ser encontrada aos pares ou em agrupamentos em forma de cacho de uva.
Alternativa “c”. A alternativa “a” está errada porque a Staphylococcus aureus pode ser encontrada em nosso corpo sem causar nenhum mal. A alternativa b está incorreta porque essa bactéria é incapaz de provocar tuberculose. Já a alternativa d está errada porque o Staphylococcus aureus é um tipo de coco.
Em 1943, a penicilina começou a ser usada no tratamento de infecções provocadas por Staphylococcus aureus. Entretanto, surgiram rapidamente cepas resistentes a esse antibiótico. Outros medicamentos foram criados, como a meticilina, e novamente foram surgindo bactérias resistentes. O surgimento de cepas resistentes está diretamente relacionado com:
a) a permanência por grande período de tempo em UTI.
b) o uso inadequado de antibióticos.
c) o uso indiscriminado de anti-inflamatórios.
d) a falta de higiene dos hospitais e dos profissionais de saúde.
e) a falta de pesquisa na criação de novos antibióticos.
Alternativa “b”. O uso inadequado de antibióticos, sem obedecer ao tempo adequado de tratamento e à dose correta, contribuir para a seleção de cepas resistentes de bactérias.
Durante a amamentação, a mãe pode sofrer com a inflamação da glândula mamária em decorrência da infecção por Staphylococcus aureus. Essa infecção, que pode provocar febre e dor ao amamentar, é denominada:
a) foliculite.
b) impetigo.
c) mastite.
d) fibrose mamária.
e) cistos mamários.
Alternativa “c”. A mastite é uma infecção na mama que provoca dor, vermelhidão, calor local, febre e aumento do volume dos seios. Essa doença é tratada por meio de antibióticos, antitérmicos e analgésicos.