Exercícios sobre câncer
Quando falamos em câncer, pensamos em uma única doença, entretanto, o termo é utilizado para definir um conjunto de mais de 100 doenças. Todas essas enfermidades apresentam em comum o fato de:
a) apresentarem células maiores que o normal.
b) apresentarem células menores que o normal.
c) apresentarem células que migram por todo o corpo.
d) apresentarem células com crescimento desordenado.
e) apresentarem células que não sofrem divisão celular e formam tumores.
Alternativa “d”. Os diversos tipos de câncer caracterizam-se por apresentar células anormais que possuem um crescimento incontrolável. Essas células invadem tecidos e órgãos, espalhando-se pelo corpo.
Quando um câncer se espalha para além do local de surgimento, dizemos que ocorreu um (a):
a) reação tumoral.
b) metástase.
c) translocação.
d) neoplasia.
e) carcinoma.
Alternativa “b”. Denominamos de metástase a situação em que as células começam a se dividir e invadir tecidos e órgãos vizinhos e/ou distantes.
(Covest) Sob certas circunstâncias, as células podem passar a se dividir de forma anormal e descontrolada. Essa multiplicação anômala dá origem a uma massa tumoral que pode invadir estruturas além daquelas onde se originou. Com relação a este assunto, analise as proposições abaixo.
1.Células tumorais malignas podem se disseminar por todo o corpo do indivíduo, através da corrente sanguínea ou do sistema linfático.
2. Radiação solar em excesso, exposição a radiações ionizantes e certas substâncias químicas se apresentam como fatores de risco para o surgimento do câncer.
3. Diversas formas de câncer diagnosticadas em pulmão, laringe, esôfago e bexiga urinária, no homem, estão associadas ao tabagismo.
Estão corretas:
a) 1 e 2, apenas.
b) 1 e 3, apenas.
c) 2 e 3, apenas.
d) 3, apenas.
e) 1, 2 e 3.
Alternativa “e”. A afirmativa 1 refere-se à metástase e as alternativas 2 e 3 referem-se a importantes fatores externos que estão associados ao surgimento de câncer.
(UFTM) A Organização Mundial de Saúde classifica 432 agentes como cancerígenos ou potencialmente cancerígenos. Eles estão divididos em três grupos, sendo que no grupo 1 estão agentes comprovadamente associados ao desenvolvimento de câncer, entre eles podem ser citados: bebidas alcoólicas, tabaco, radiação ultravioleta, vírus da hepatite B, vírus da hepatite C e outros.
(Veja, 08.06.2011. Adaptado.)
Dos agentes que são comprovadamente associados ao desenvolvimento de câncer, pode-se afirmar que:
a) As bebidas alcoólicas e o tabaco causam câncer especificamente em órgãos dos sistemas digestório e circulatório.
b) A radiação ultravioleta danifica moléculas de RNA, presentes no interior do núcleo das células epiteliais, e isso desencadeia o câncer de pele.
c) Uma vez desencadeado o câncer em uma pessoa, que consiste em divisões meióticas descontroladas, seus descendentes também irão herdar essa característica.
d) Somente o etanol, álcool presente em bebidas destiladas, pode desencadear sucessivas divisões celulares, enquanto que o metanol, presente em bebidas fermentadas, não possui efeito mutagênico.
e) Os vírus, ao se reproduzirem no interior das células hepáticas, podem alterar o controle gênico celular e, com isso, promover divisões celulares descontroladas.
Alternativa “e”. Os vírus são organismos que podem alterar as atividades de uma célula, fazendo com que ela se divida descontroladamente.