Exercícios sobre cariótipo
Quando nos referimos ao cariótipo, estamos falando do conjunto de cromossomos autossômicos e sexuais na célula de um indivíduo. O cariótipo de uma mulher normal pode ser escrito pela seguinte fórmula cromossômica:
a) 45, XX.
b) 46, XX.
c) 45, XY.
d) 46, XY.
e) 23, XX.
Alternativa “b”. A fórmula cromossômica de um indivíduo é representada pelo número total de cromossomos e pela identificação dos cromossomos sexuais. Assim sendo, uma mulher tem fórmula cromossômica 46, XX.
Por intermédio do estudo do cariótipo, é possível analisar alterações no número de cromossomos de uma espécie. No cariótipo abaixo, por exemplo, observa-se uma alteração denominada de:
a) nulissomia.
b) trissomia.
c) tetrassomia.
d) haploidia.
e) monossomia.
Alternativa “b”. No cariótipo, é possível observar a presença de três cromossomos 18, o que indica uma trissomia. A trissomia do 18 é chamada de Síndrome de Edwards.
Analisando o cariótipo de uma pessoa, um pesquisador percebeu uma trissomia no cromossomo 21 e a presença de dois cromossomos sexuais X. Com essas informações, é possível afirmar que o cariótipo:
a) é de um homem com Síndrome de Down.
b) é de um homem que possui Síndrome de Klinefelter.
c) é de uma mulher com alterações estruturais nos cromossomos.
d) é de uma mulher com 47 cromossomos.
e) é de uma mulher com síndrome de Turner.
Alternativa “d”. Por possuir trissomia no 21, o indivíduo em questão possui um cromossomo a mais, apresentando, portanto, 47 cromossomos. Como foi possível identificar dois cromossomos X, podemos afirmar que se trata de uma mulher.
(FUVEST) Um homem com cariótipo 47, XYY pode originar-se da união de dois gametas, um com 24 cromossomos e outro com 23. O gameta anormal:
a) é um óvulo.
b) é um espermatozoide.
c) pode ser um óvulo ou um espermatozoide.
d) é uma ovogonia.
e) é uma espermatogônia.
Alternativa “b”. Em um homem com cariótipo XYY, o gameta que gerou a alteração é um espermatozoide, pois apenas o homem pode fornecer cromossomo Y.
(UFMG) A identificação do fator que origina indivíduos com síndrome de Down tornou-se possível pela utilização da técnica de:
a) contagem e identificação dos cromossomos.
b) cultura de células e tecidos.
c) mapeamento do genoma humano.
d) produção de DNA recombinante.
Alternativa “a”. Após a criação de técnicas que permitem a contagem e identificação dos cromossomos, foi possível conhecer os cariótipos e, consequentemente, suas alterações.